Moro pode ser Senador pelo Distrito Federal
28
1

Moro pode ser Senador pelo Distrito Federal

Alguns dias atrás o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, foi convidado por Sérgio Moro para uma reunião, a pauta era a formação de uma chapa unindo Moro e Barbosa. O ex-decano do STF protamente melou os planos do ex-magistrado, deixando claro...

Carlito Neto
3 min
28
1
Créditos: Reprodução Redes Sociais
Créditos: Reprodução Redes Sociais

Alguns dias atrás o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, foi convidado por Sérgio Moro para uma reunião, a pauta era a formação de uma chapa unindo Moro e Barbosa. O ex-decano do STF protamente melou os planos do ex-magistrado, deixando claro que não seria vice de nenhum presidenciável e que não tem pretenções políticas em 2022. Após a reunião, Joaquim Barbsosa, teria supostamente dito a pessoas próximas que Moro apresentava INSEGURANÇA na fala e que passava impressão que teria um PLANO B para o pleito de 2022.

Créditos: Agência O Globo
Créditos: Agência O Globo

Esse plano B envolveria a candidatura para um cargo majoritário, só que não para o executivo naciona, mas sim para o cargo de senador da república. A grande questão seria o motivo por trás do plano B do Moro, por qual motivo, o ex-juiz da lava-jato e ex-minsitro da justiça que até pouco tempo apareceu mais com mais de 12% nas pesquisas e agora oscila entre 4% e 8%, estaria pensado em não ser mais um candidato presidenciável? A explicação seria o clima hostil dentro do próprio PODEMOS, o partido que é presidido por Renata Abreu, teria uma divisão de opinião dura em relação ao nome do ex-juiz para o cargo de presidente.

O motivo para as cobranças dos parlamentares, em especial dos deputados da bancada do PODEMOS, que chegaram a dizer que saíriam do partido caso Moro não desistisse da candidatura a presidência, envolvem muitas questões políticas que vão desde o fundo eleitoral, até as alianças regionais do partido, que em alguns estados do nordeste tem proximidade com a esquerda petista, enqaunto no sul e centro-oeste teria proximidade com o presidente Jair Bolsonaro.

A base do PODEMOS na câmara dos deputados tem votado em peso nas pautas favoráveis ao governo federal. Eles questionam que se Moro for cadidato o partido pode perder deputados no congresso e que isso poderia impactar tanto no fundo partidário, quanto no fundo eleitoral, já que uma candidatura de Moro a presidência pelo PODEMOS geraria uma possível debandada, em contra partida o redução das cadeiras do partido no congresso.

Reprodução: Redes Sociais
Reprodução: Redes Sociais

Os membros da sigla, apresentaram algumas opções ao Moro, a primeira seria deixar a agremiação, e ir para o União Brasil, partido que surgiu da fusão entre DEM e PSL que conta com cerca de 1 bilhão de reais em fundo eleitoral. Neste cenário Moro seria cabeça de chapa pelo UB e o vice na chapa seria Renata Abreu, presidente do PODEMOS. A outra opção apresentada foi, Moro confirmaria a candidatura ao senado pelo Paraná e tudo estaria resolvido, só que o Paraná é o estado de Álvaro Dias, padrinho politico do ex-juiz, Dias já confirmou que se lançará candidato ao senado pelo estado, justamente pelo PODEMOS. Com isso Moro já teria contratado uma empresa de pesquisas para saber onde ele teria mais chances de vencer uma eleição para o cargo de senador da repúblicsa. Na pesquisa supostamente foram checados cenários no Paraná, São Paulo e no DF e segundo pessoas que alegam ter visto os dados das pesquisas, Moro teria apresentado melhor resultado no DF. Como muitos acreditam que o interesse de Moro é o foro privilegiado tem político dizendo até que o Moro pode ser candidato a deputado federal.

Moro nega que irá desistir da vaga de presidente e alega que se mantém firme na corrida. O que você acha? Qual o interesse do Moro? Ele vai abrir mão da candidatura a presidência? Vai enfrentar os colegas de partido? Vai Fugir da corrida eleitoral? Comenta ai.