O Católico pode acreditar em ALIENÍGENAS?
0
0

O Católico pode acreditar em ALIENÍGENAS?

Cada vez mais as pessoas falam na existência de seres extraterrestres. O tema é recorrente e popular, está presente em livros, filmes, na mídia em geral, e é reforçado, vez ou outra, por relatos de encontros marcantes entre pilotos de aeronaves civis

Carlos Alencar
7 min
0
0

I - Introdução

Cada vez mais as pessoas falam na existência de seres extraterrestres. O tema é recorrente e popular, está presente em livros, filmes, na mídia em geral, e é reforçado, vez ou outra, por relatos de encontros marcantes entre pilotos de aeronaves civis e militares e os chamados OVNI's (Objetos Voadores Não-Identificados).

Este é um dos meus temas favoritos. A possibilidade de existirem outros seres inteligentes no universo alcançável pelos sentidos humanos é um dos temas sobre os quais eu mais li na infância e adolescência. Era um tema literário muito apreciado pelo meu pai.

Mas o que realmente me leva a escrever isso é a noção digna de risada que muitas pessoas de fora da Igreja têm a respeito do tema, pensando que nós, os católicos, temos medo de que seja descoberta vida alienígena, porque isso de alguma forma mostraria a falsidade da nossa religião. Não faço ideia de onde tiraram isso. Mas o fato é que possivelmente muitos católicos pensem assim, e evitem até mesmo tratar do assunto, imaginando que estariam de certa forma impedidos de analisar a questão. Mas afinal, o que a Igreja ensina sobre os alienígenas?

II - Um tema livre

Em primeiro lugar, não existe nada na Revelação que negue ou confirme a existência de seres inteligentes neste universo material, muito menos na Tradição e no Magistério da Igreja. É um tema sobre o qual a Igreja jamais se pronunciou longamente, ou curtamente, ou de qualquer outra forma...resumindo, é um tema "livre".

É importante ressaltar desde logo que os católicos já acreditamos que existem seres alienígenas, ou seja, que não são deste mundo, mas se tratam de seres espirituais: os anjos e os demônios. Para o catolicismo, os seres humanos não são as únicas inteligências criadas por Deus, mas são, até onde se sabe, as únicas que Ele quis dotar de um corpo material.

Anjos e demônios são o que chamamos de espíritos puros, seres que não possuem corpo formado formado por matéria, como o nosso, mas que mesmo assim são capazes de interagir com o universo visível a nós, o que é extremamente importante para o que será dito mais tarde.

Assim, respondendo de pronto à pergunta, o católico é, nesse ponto, desde que respeite os dogmas de fé da Igreja, crer no que quiser a respeito do tema, o que abre espaço para muitas possibilidades interessantíssimas:

III - Existem apenas os seres humanos

No primeiro cenário, existem apenas os seres humanos neste universo material, e isto implica numa responsabilidade ainda maior diante de Deus. Somos os únicos seres inteligentes que Ele colocou no universo, o que significa, por um lado, que o domínio potencial do ser humana abarca o universo inteiro, sem qualquer outra espécie rival, e por outro, significa que não há com quem dividir a culpa pela má administração da criação.

Na hipótese de os seres humanos serem a única espécie inteligente do universo, sua responsabilidade diante de Deus pela conservação da criação visível é acentuada. Não há outra espécie em quem pôr a culpa por nossos erros, nem à qual pedir conselhos. As coisas ficam, como estão, e ao homem só resta se fechar em si mesmo ou se abrir à orientação de Deus.
Na hipótese de os seres humanos serem a única espécie inteligente do universo, sua responsabilidade diante de Deus pela conservação da criação visível é acentuada. Não há outra espécie em quem pôr a culpa por nossos erros, nem à qual pedir conselhos. As coisas ficam, como estão, e ao homem só resta se fechar em si mesmo ou se abrir à orientação de Deus.

Também não há outra espécie inteligente com a qual fazer contato, dividir experiências, "crescer junto". O homem deve amadurecer diante de sua própria solidão enquanto espécie, contando, é claro, com o auxílio da Graça de Deus, que nunca o abandona e sempre orienta e conduz aqueles que a ela se abrem.

IV - Os aliens existem, e são inteligentes

Se além dos seres humanos existirem outros seres inteligentes dotados de corpos materiais no universo, este certamente é o cenário mais dinâmico e repleto de possibilidades especulativas, inclusive do ponto de vista teológico. Se eles existem, por quê Deus não falou a respeito deles? Serão quantas espécies além da nossa? Terão eles também pecado, terão eles necessidade de "salvação", assim como ocorre com os homens e, em caso positivo, como ela se dá? São todas perguntas que, longe de destruírem a religião, parecem antes conferir-lhe novo impulso, estimular novas reflexões.

Mas isto não implicaria automaticamente em que nós os encontraríamos facilmente.  Independentemente do que cada um acredita, a verdade é que, a menos que os alienígenas sejam extremamente avançados, a um nível que mal podemos conceber, é extremamente improvável que nós topemos com eles algum dia.

O universo é simplesmente gigantesco, gigantesco mesmo, com distâncias que nem podem ser compreendidas pela mente humana, e ainda que teoricamente haja centenas de milhares de planetas parecidos com a terra em nossa galáxia, para que uma eventual civilização pudesse sair dele, chegar às estrelas e viajar a uma velocidade minimamente razoável, o grau de esforço, energia, recursos e tempo necessário seria tão imenso que podemos mesmo nos questionar quantas civilizações estariam dispostas a tal.

Pode ser que existam inúmeras civilizações alienígenas isolacionistas, tal qual existiram muitas civilizações humanas, que queriam tudo menos saírem de seu próprio território em busca do desconhecido. Mas mesmo que não seja o caso, todos os obstáculos anteriormente referidos permanecem. Mesmo que um civilização se aventure a explorar o espaço, não podemos assumir que ela teria interesse em nos contatar. 

Ainda que existam civilizações alienígenas avançadas por aí, nada garante que eras realmente gostariam de entrar em contato conosco. E considerando o qual perigoso é o universo, pode também ser que tenham existido civilizações em outros planetas, mas tenham sido dizimadas por desastres naturais ou mesmo por guerras, como esteve perto de acontecer com a própria humanidade.
Ainda que existam civilizações alienígenas avançadas por aí, nada garante que eras realmente gostariam de entrar em contato conosco. E considerando o qual perigoso é o universo, pode também ser que tenham existido civilizações em outros planetas, mas tenham sido dizimadas por desastres naturais ou mesmo por guerras, como esteve perto de acontecer com a própria humanidade.

Além disso, a análise da história do nosso próprio mundo mostrou que, a longo prazo, é muito difícil que a vida se sustente por longos períodos. Ainda que Deus tenha plantado a semente da vida em outros mundos, o fato é que o Universo é um lugar extremamente perigoso ainda hoje, e o era ainda mais em seus primórdios.

Quedas de meteoros, estrelas explodindo nas "proximidades", surtos de atividade vulcânica, são vários os cenários que podem levar à extinção da vida não somente da vida inteligente a nível planetário, mas da burra também. Assim, se existiu alguma espécie inteligente além da nossa, a chance de a mesma ter sido extinta antes de poder sequer chegar à órbita do próprio mundo é imensa.

Não custa esquecer que os próprios seres humanos, durante a Guerra Fria, estiveram muito próximos de uma guerra nuclear que poderia destruir a vida na Terra como a conhecemos, além disso, a pandemia do COVID-19 mostra que, a qualquer momento, uma doença pode surgir e matar um grande número de pessoas.

Dependendo da gravidade da doença, pode mesmo matar todas as pessoas, humanas ou alienígenas, ou deixar tão poucos sobreviventes que aquela civilização teria de reiniciar o seu desenvolvimento praticamente do zero.

Por fim, considere-se, se as distâncias dentro da galáxia já são imensas, de uma galáxia para a outra, então, a coisa vai para uma escala que já nem vale a pena tentar explicar. E com a expansão do universo, a tendência é só piorar. Há muitos cientistas que preveem que um dia o universo se expandirá tanto que as demais galáxias sumirão do horizonte, e tudo o que seremos capazes de enxergar no céu noturno serão as estrelas da própria Via-Láctea, as que ainda estiverem acesas até lá.

Então assim, cenário muito interessante...mas também muito improvável.

V - os aliens existem, e são projeções de anjos e demônios

Mas o fato é que OVNI's têm sido avistados! E se se tratarem de fenômenos que realmente são causados por outras inteligências, que não a humana? Bom, neste caso, há escritores cristãos que bolaram uma teoria muito interessante: estes fenômenos são causados, sim, por seres inteligentes além de nós, só que não são habitantes desde mundo material, e sim do espiritual: os demônios.

Não é minha intenção desenvolver o tema longamente aqui, porque já há tem que o tenha feito com muito mais desenvoltura. Para aqueles que se interessarem, deixo aqui a longa e detalhada argumentação desenvolvida por um Padre Ortodoxo para sustentar este ponto de vista:

Para esta corrente, a multiplicação dos fenômenos "alienígenas" e até mesmo supostas interações entre os seres humanos e os chamados "alienígenas do passado" na verdade seriam resultado da interação de espíritos malignos com este mundo. Dissemos no início do texto que os demônios (os anjos também) são capazes de influenciar fisicamente este mundo, ainda que não tenham corpos (pelo menos aqui neste universo).

Outra possibilidade que não pode ser descartada é que tanto os atuais alienígenas quanto os deuses do passado sejam na verdade manifestações corpóreas produzidas neste mundo pelos demônios, seres que, embora puramente espirituais, possuem poder suficiente para influenciar a matéria neste mundo, inclusive projetando figuras e causando fenômenos.
Outra possibilidade que não pode ser descartada é que tanto os atuais alienígenas quanto os deuses do passado sejam na verdade manifestações corpóreas produzidas neste mundo pelos demônios, seres que, embora puramente espirituais, possuem poder suficiente para influenciar a matéria neste mundo, inclusive projetando figuras e causando fenômenos.

Para eles, de fato, seria totalmente possível e conveniente, aproveitando-se da tendência aos seres humanos dos nossos tempos de acreditarem em narrativas desta natureza, forjarem aparições de extraterrestres com o objetivo de fascinar, enganar e, no fim, manipular e desviar ainda mais de Deus a humanidade, como já fizeram no passado, tomando o lugar do Deus verdadeiro e enganando largos grupos de seres humanos, processo que só começou a ser revertido com a Encarnação de Jesus Cristo.

VI - Conclusão 

Por tudo o que foi exposto, vemos que o tema dos alienígenas é interessantíssimo também de uma perspectiva católica. Longe de ter medo, ou de estar proibido de acreditar neles, o católico é livre e deve se portar de maneira despreocupada em relação ao tema. Naturalmente, muito mais pode ser dito sobre o assunto, mas para manter o texto dentro de um tamanho razoável, resolvi parar por aqui. Aqueles que quiserem, confiram o vídeo que fiz a respeito!

Eu sou Carlos Alencar para o Perspectiva Católica. Louvado seja o Coração de Jesus: para sempre no coração de Maria.