5 passos para você aprender a estudar melhor
0
0

5 passos para você aprender a estudar melhor

Você sabe estudar? Eu desconfio que não. Quer aprender? Então, este texto é para você!

Carolina Bernardo
3 min
0
0
Será que você sabe estudar?
Será que você sabe estudar?

"Mas Carol, eu sei estudar e estudo quando dá!"

Então te respondo, pequene gafanhote, você não sabe estudar e está se enganando no processo. Estudar quando dá fará você procrastinar e ainda não assimilar o que estudou de forma correta.

Email image

Assim como tudo na vida, existe um método que te faz estudar melhor e que se adapta a seu estilo de vida. Ou seja, há um método para a criação do hábito de estudo, que eu dividi em 5 passos:

  1. Identifique o horário ou os horários que você está mais disposte a estudar. Isso significa fazer um exercício de auto-investigação, ser seu prórpio cientista. Estude em diversos horários do dia, se puder. Em seguida, anote como você se sentiu após cada horário e se conseguiu se lembrar do que estudou no dia seguinte. Se você se sentiu animade durante algum horário específico, conseguiu focar naquilo que estava estudando e se lembrou do conteúdo estudado no da seguinte, PARABÉNS! Você acabou de encontrar seu horário (ou horários) de estudo. 
  2. Bloqueie os horários de estudo na sua agenda e ative o lembrete 1h antes, pelo menos. Isso significa se comprometer com o seu horário de estudo. Se alguém te chamar para fazer qualquer outra coisa nesse mesmo horário, você poderá dizer: "não posso, tenho um compromisso comigo mesme!". 
  3. Se prepare para o estudo e se dê uma recompensa ao final. Estudar em um horário novo é criar um novo hábito. E hábitos são feitos de gatinhos e recompensas. Então, tenha um gatilho específico que te lmebre que aquela é a hora de estudo. Esse gatilho pode ser um alarme, uma música animada ou a arrumação do seu local de estudo. Após o período de estudo, se dê uma recompensa. Nosso cérebro funciona a base de recompensas, pois dispara hormônios de satisfação. Então, todas as vezes que você se der uma recompensa, seu cérebro pedirá mais desse comportamento.
  4. Tenha um bloco de notas ao lado. Pensamentos surgirão a todo o momento, como "tenho que marcar consulta com dentista", "tenho que ligar para a minha mãe", "nossa, que mosquinha legal; "poxa, tô com sono e cansada."; "acho que preciso beber mais água"; "tá faltando leite"... Todas as vezes que os pensamentos surgirem (qualquer pensamento mesmo!), anote no bloquinho e logo depois retorne ao foco. O importante desse processo é tirar da sua cabeça para liberar espaço. Ao final do estudo, você pode voltar ao bloquinho e analisar cada uma das coisas que escreveu. E ver se precisa (ou não) tomar alguma providência.
  5. O que importa é a consistência. Formar novos hábitos estão relacionados à consistência. Ou seja, eles serem repetidos, todos os dias, com seus gatilhos e recompensas. Por isso, no início, foque em sentar a bunda na cadeira para estudar. Depois, você entrará no fluxo e ficará automático.

Dúvidas, desesperos e agonias sobre o método? Só comentar que te respondo djá! ;)

Se quiser receber conteúdos semanais sobre esse e outros assuntos relacionados à vida acadêmica, assine a newsletter para ter conteúdos exclusivos! 

Te espero lá! 

Beijocas e até! 😘