5 passos para você desenvolver sua escrita acadêmica!
0
0

5 passos para você desenvolver sua escrita acadêmica!

Você está cansade de seu orientador criticar sua escrita ou de receber nota baixa para textos acadêmicos? Ou está cansade de receber aquele relatório ou trabalho acadêmico "sangrando" de correções? Se sim, este texto é para você!

Carolina Bernardo
4 min
0
0
Escrever é praticar!
Escrever é praticar!

Uma das maiores queixas que minhas alunas trazem, tanto em sala de aula quanto na mentoria é: "não sei/consigo escrever!".

Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Ou seja, é preciso praticar para que o processo se torne automático. E, por isso, também está relacionada ao desenvolvimento de um novo hábito: o hábito da escrita. 

Escrever academicamente nada mais é que colocar sua escrita dentro de um método, que também pode ser aprendido. Eu ensino sobre isso e outras coisinhas mais da vida acadêmica lá no meu insta

Por isso, para se desenvolver na escrita científica, você precisa, primeiro, escrever. Tornar este ato prazeroso, dinâmico e constante. E os 5 passos que darei aqui são exatamente para isso! 

Bora?

*Estou pronta.
*Estou pronta.

Passo 1: Crie uma rotina de escrita. Escreva todos os dias, seja num caderno, seja num bloco de notas, seja num google docs, em qualquer lugar. Simplesmente escreva. "Mas, Carol, vou escrever o quê?" Qualquer coisa! Você pode escrever uma carta para alguém (ou para você mesma no futuro), você pode escrever o que sonhou durante a noite, pode escrever suas intensões para o dia, pode escrever posts para um blog... Enfim, escreva. E lembre-se de criar um gatilho antes de começar, como escutar uma música específica que te anime ou colocar um aviso no celular. E, ao final da escrita, se dê uma recompensa, que pode ser uma dancinha, um pedacinho de chocolate (pedacinho, hein!), assistir um pedaço de uma série que você goste... Isso é importante para que o novo hábito/rotina da escrita se estabeleça.

Eu gosto de escrever pela manhã. E meu gatilho é fazer isso depois que eu volto do passeio com as minhas cachorras. Minha recompensa é fazer uma dancinha e/ou me dar um auto high-five! 

Auto high-five! 🙃
Auto high-five! 🙃

Passo 2: Se comprometa a escrever uma história, um post em um blog, que tenha início, meio e fim, diariamente. Por que isso é importante? Porque isso treinará a sua capacidade em construir uma narrativa e em dissertar sobre algo. É como se você escrevesse uma redação diariamente. Mas, só faça isso depois que o passo 1 estiver bem estabelecido. Ou seja, depois que sua rotina de escrita estiver estabelecida. O importante é começar! E ir se desenvolvendo aos poucos! 😉

Passo 3:  Tire 10 minutinhos após a leitura de livros de literatura (ficção e não-ficção), pode ser de quadrinhos também, e faça um resumo do que leu. Neste passo já estamos entrando no desenvolvimento da sua escrita acadêmica/científica, sem você perceber e de forma divertida. Se já tem o  hábito da leitura, o que você MAIS gosta de ler? Pois bem, depois de ler o que você mais gosta, tire uns minutinhos e faça um resumo daquilo que acabou de ler. Não precisa ser longo, por isso sugeri fazer isso nos 10 minutos seguintes à leitura. Esse hábito vai te auxiliar a incorporar tanto o hábito de ler, de escrever e de resumir. 

Passo 4: Após ler seus artigos e relatórios científicos e livros técnicos necessários para a sua pesquisa, faça resumos indicando: o título, os objetivos, como foi feito (métodos), os resultados alcançados e a conclusão. (isso é um fichamento bibliográfico).

Email image

Sim! Você acabou de aprender como faz um fichamento bibliográfico, sem perceber! 😉 

Uma vez que você já aprendou a fazer resumos (passo 3), agora é a vez de trazer esse conhecimento e habilidade para aquilo que você quer/precisa escrever dentro da área acadêmica. Você pode fazer isso em uma planilha excel ou numa tabela do google - essa última opção é altamente recomendada, porque já fica salvo automativamente se seu computador tiver conectado à internete e você pode acessar de qualquer lugar. Cada coluna da sua planilha será um desses tópicos que eu mencionei. Dessa forma, ficará fácil acessar as informações de onde você tirou aquela ideia ou escrito.

Passo 5: Depois de fazer o passo 4 com uns cinco artigos (ou mais), por exemplo, sente e junte as informações dos resumos, com as suas palavras, tentando citar de onde você tirou essa informação. Isso é o que chamamos de citação indireta. O importante nesse passo é você deixar fluir, simplesmente escreva. Não julgue sua escrita. Simplesmente escreva. Em outro momento você conseguirá arrumar. Esse é o processo que todes passam! 🤓

Depois que escreveu e juntou as informações do que você leu, é hora de revisar. Em outro momento ou dia (de preferência) revisite aquilo que escreveu e faça as correções e ajustes.

E é assim que desenvolvemos uma escria acadêmica/científica. 

Se você gostou e acha que este post pode ajudar outra pessoa, compartilhe!

Obrigada!

Beijocas e até a próxima.