Como nos livrar da procrastinação?
0
0

Como nos livrar da procrastinação?

Você procrastina? Eu tenho absoluta certeza que sim! Porque todos nós procrastinamos, em maior ou menor grau. A pergunta é: quer descobrir o por quê você faz isso e como parar de procrastinar? Se sim, este texto é para você! ;)

Carolina Bernardo
4 min
0
0

Procrastinar é um ato que pode ser vencido? 

Eu procrastino, tu procrastinas, ela procrastina, nós procrastinamos!
Eu procrastino, tu procrastinas, ela procrastina, nós procrastinamos!

Sim!

Mas, antes, precisa descobrir por que você procrastina. E é sobre isso que este texto irá tratar!

Eu já procrastinei muito nessa vida. Especialmente quando precisei fazer algo que não queria ou não estava tão motivada a fazê-lo. Aí, qualquer outra coisa para mim era atrativo, desde ler aleatoriedades na internete a passar horas vendo o Pinterest.

Depois de alguns exercícios de auto-conhecimento entendi o por quê eu procrastino. E o primeiro motivo eu já falei: quando tenho que fazer coisas que não me atraem tanto, que não me dão Tesão em fazê-lo. Sim, Tesão com T maiúsculo!

Trabalhar e estudar é fazer um mix de coisas que gostamos e não gostamos. O que me dá mais Tesão, ou seja, aquilo que eu gosto mais, faço até de olhos fechados. Mas, o que eu não gosto ou o que não me motiva... Se-nhôr! Haja energia!

O segundo motivo é baixa energia. 

Aí preciso contar um segredo para você: a gente não tem energia, a gente GERA energia! SIM! Conseguimos gerar energia com:

  • exercícios. Você não precisa entrar na academia já, ou no crossfit. Uma caminhada de 30min, diariamente já cumpre esse papel. 
  • dormir bem. Isso significa dormir com qualidade. Você não prcisa se comprar com as pessoas mega produticas, CEOs e o caramba e achar que tem que acordar as 5h da manhã para ser produtivo e não procrastinar nunca mais. A única coisa que você precisa é ter uma boa noite de sono, que faça você ter todos os ciclos do sono, que podem durar de 7h a 8h. 
  • alimentação saudável. Dá para comer de tudo um pouco, desde que com moderação. O importante aqui é comer coisas mais naturais possíveis e menos processadas. 
  • hidratação. Sim, beber água gera energia. Tenha sempre ao lado uma garrafinha com água para se hidratar ao longo do dia. Especialmente se você passa muitas horas sentadas, trabalhando ou estudando. Quando estamos focados em uma atividade, esquecemos do básico: beber água, ir ao banheiro, comer. Para evitar sintomas de desidratação, como sono, fome, febre, tonturas, sugiro colocar alarmes no seu celular para te lembrar de beber água sempre!
Beba água!
Beba água!

O terceiro motivo de procrastinarmos é calcular mal o prazo das nossas atividades e achar que conseguimos fazer algo com menos tempo do que ela realmente precisa. E assim, deixamos para o último dia, a última hora ou o último minuto para fazer aquilo que demoraria, no mínimo, dois dia de trabalho, por exemplo. 

Resultado: entregamos atrasado o trabalho ou incompleto ou mal-feito e nos sentimos uma bosta por isso. Nos frustramos, nos cobramos mais de nós mesmos, ficamos ansiosos, mas não conseguimos sair desse ciclo.

Esse terceiro motivo acontece muito frequentemente junto com o primeiro motivo. Uma das formas de conseguirmos mudar isso e quebrar esse ciclo é começar a medir quanto tempo você demora para fazer cada atividade. Tem uma ferramenta legal para isso, se chama toggl. 

A partir do momento que sabemos quanto demoramos para fazer alguma atividade, podemos planejar nossa semana, mês, bimestre, semestre. Inclusive, podemos intercalar atividades menos motivadoras com atividades com mais Tesão. E assim, reduzir a probabilidade de procrastinar. 

Ou seja, para consegui parar de procrastinar, além das coisas que já falei, é fazer o que dá prazer, pelo menos uma vez por dia. Se não consegue fazer algo que te dê muito prazer, tire alguns minutinhos para você parar ao longo do dia. Nem que seja só 10 minutos. E, nesses minutos, tenha prazer, faça algo para e por você, nem que seja fechar os olhos e estar consigo mesma, agradecer por estar viva e focar na respiração.

Isso já vai dar um "quentinho" no coração, um alívio, uma energia adicional para você seguir e continuar fazer o que precisa ser feito naquele momento. 

Espero que essas dicas te auxiliem a se manter firme no processo e a criar rotinas e mecanismos que te ajudem a reduzir a procrastinação do dia a dia!

Beijocas e até o próximo texto! 😘

Carol.