Aspartame em alta...
0
0

Aspartame em alta...

Cartão AMA
4 min
0
0

Muitas noticias sobre OMS e aspartame, né? Calma que a gente explica.

Sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra (Suíça).
Sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra (Suíça).

Vamos começar falando sobre a OMS. A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada das Nações Unidas que se dedica a promover a saúde e o bem-estar de todos os povos. A OMS foi fundada em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de coordenar a cooperação internacional em questões de saúde pública, prevenir e combater doenças, apoiar os países membros em suas políticas de saúde e responder a emergências sanitárias globais.

A sede da OMS fica em Genebra, na Suíça, mas a organização possui escritórios regionais em seis continentes e representações em mais de 150 países. Ela é dirigida por um diretor-geral, eleito pelos Estados-membros a cada cinco anos, e por um conselho executivo, composto por mais de 30 representantes dos países.

A OMS desenvolve diversas atividades para cumprir sua missão de melhorar a saúde mundial. Entre elas, estão:

- Estabelecer normas e padrões de qualidade para a saúde, como as recomendações sobre vacinação, higiene e segurança alimentar.

- Monitorar e avaliar as tendências e os desafios da saúde global, como as epidemias, as mudanças climáticas e os determinantes sociais da saúde.

- Fornecer assistência técnica e financeira aos países para fortalecer seus sistemas de saúde, especialmente os mais pobres e vulneráveis.

- Promover a pesquisa e a inovação em saúde, apoiando o desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas e tecnologias.

- Mobilizar recursos e parcerias para enfrentar as prioridades de saúde, como a erradicação da malária, da tuberculose e da poliomielite.

- Definir e implementar estratégias de comunicação e educação em saúde, visando aumentar a conscientização e a participação da população nas questões de saúde.

A OMS trabalha em colaboração com governos, organizações não governamentais, instituições acadêmicas, setor privado e sociedade civil para construir um mundo mais saudável para todos.

Recentemente a OMS entrou em cena para falar sobre o aspartame após realizar uma avaliação sobre o potencial cancerígeno do aspartame. Com base nisso, no mês de junho de 2023, o adoçante artificial deve ser classificado como “possivelmente cancerígeno para humanos” e inserido pela primeira vez na lista de produtos com potencial para causar a doença. Desde o início da década de 1980, as entidades ligadas à saúde classificam o aspartame como seguro, estando presente em diversos produtos alimentícios que são considerados líderes de venda no mercado.

C14H18N2O5.

Refrigerantes adoçados com aspartame
Refrigerantes adoçados com aspartame

O aspartame é um adoçante artificial. mas quais são as diferenças entre os adoçantes naturais e artificiais? Abaixo explicamos os principais tipos de adoçantes que existem no mercado e quais são os seus benefícios e riscos para a saúde.

Os adoçantes naturais são aqueles que são extraídos de fontes vegetais, como o mel, o açúcar mascavo, o xilitol, o estévia e o eritritol. Eles têm a vantagem de serem naturais com um sabor mais próximo do açúcar. No entanto, eles também têm calorias e podem afetar os níveis de glicose no sangue, por isso devem ser consumidos com moderação.

Os adoçantes artificiais são aqueles que são produzidos quimicamente em laboratório, como o aspartame, a sacarina, o ciclamato de sódio e a sucralose. Eles têm a vantagem de serem praticamente isentos de calorias e não alterarem os níveis de glicose no sangue, por isso são utilizados por pessoas com diabetes ou que querem emagrecer. No entanto, eles também têm desvantagens, pois podem causar reações alérgicas, dores de cabeça, alterações no paladar e até mesmo se existe relação direta ou indireta com o câncer quando esses alimentos são consumidos por um periodo prolongado.

Nos dias atuais, um dos adoçantes artificiais mais polêmicos é o aspartame, que é composto por dois aminoácidos: a fenilalanina e o ácido aspártico. Ele é usado em diversos produtos dietéticos, como refrigerantes (Se você bebe Coca Zero ou a Pepsi Black... Leia até o final), balas, chicletes e iogurtes. Ele é produzido por um processo de fermentação bacteriana e tem um poder adoçante cerca de 200 vezes maior do que o açúcar.

Portanto, podemos concluir que os adoçantes naturais e artificiais, assim como todos os alimentos, possuem vantagens e desvantagens e que o seu consumo deve ser equilibrado e consciente. O ideal é consultar um profissional adequado para saber qual é o tipo de adoçante mais conveniente para cada pessoa e cada situação. Lembre-se que o excesso de qualquer substância pode ser prejudicial à saúde.

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Resumo da semana

Não podíamos deixar de comentar sobre os principais conteúdos publicados no nosso instagram:

  1. Metas: Importância de metas na saúde
  2. O poder do movimento com a Alice
  3. Qual a cor do mês de julho? #Descubra
  4. Nosso vídeo institucional

Você está gostando do conteúdo do AMA? Segue a gente no instagram @saudeama e continue lendo nossa newsletters semanal!