Dia do Médico: Uma Homenagem aos Heróis da Saúde
0
0

Dia do Médico: Uma Homenagem aos Heróis da Saúde

Descubra a origem do Dia do Médico e conheça a formação dos médicos no Brasil

Cartão AMA
7 min
0
0

Dia do Médico: Uma Homenagem aos Heróis da Saúde

No dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico, uma data especial para celebrar os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde e ao bem-estar da população. Mas você sabe como surgiu essa data e como é a formação do médico no Brasil? Acompanhe esse artigo para descobrir isso e muito mais!

A Origem do Dia do Médico

São Lucas
São Lucas

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos. Lucas foi um dos quatro evangelistas e também era médico, dedicando-se a cuidar das pessoas através da medicina e da fé.

São Lucas é o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. Ele nasceu em Antioquia, na Síria, no século I da Era Cristã. De acordo com a tradição, Lucas pertencia a uma família culta e abastada e tinha talento para a pintura. Além disso, ele exercia a profissão de médico. Lucas foi introduzido na fé por volta dos 40 anos e foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois discípulo de São Paulo. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento.

A data foi escolhida como uma forma de reconhecer a importância do trabalho dos médicos e a vocação para ajudar o próximo, seguindo o exemplo de São Lucas.

Dia do Médico no Brasil

O Dia do Médico foi instituído por lei no Brasil em 18 de outubro de 1960. Antes disso, data passou a ser comemorada por iniciativa do médico e jornalista paranaense Eurico Branco Ribeiro, que nasceu em 1902 e se formou em Medicina, em 1927, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dia do Médico em outros países

Além do nosso dia do médico, também é comemorado o Dia Internacional do Médico, em 3 de dezembro, para homenagear o Dr. Carlos Finlay, médico e cientista que descobriu, em 1881, que a febre amarela se dissemina por meio do mosquito Aedes aegypti. Alguns países reconhecem essa data são: Argentina, Paraguai, Uruguai e Cuba.

A Formação do Médico no Brasil

A USP possui o curso de medicina mais bem avaliado na América Latina
A USP possui o curso de medicina mais bem avaliado na América Latina

A formação do médico no Brasil é um processo longo e rigoroso, que exige dedicação e compromisso. Para se tornar médico, é necessário concluir um curso de graduação em Medicina, que tem duração de, no mínimo, de 6 anos.

Durante a graduação, os estudantes aprendem diversos aspectos da medicina, como anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, entre outros. Além disso, são realizados estágios e vivências em diferentes áreas da saúde, para que os futuros médicos tenham uma formação ampla e estejam preparados para lidar com diversos desafios.

Após a graduação, é necessário passar pelo processo de Residência Médica, que varia de acordo com a especialidade escolhida. A Residência Médica é uma etapa fundamental para a formação do médico, oferecendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e adquirir experiência prática em sua área de atuação.

Além disso, para exercer a profissão, o médico deve estar registrado no Conselho de Medicina e, em algumas áreas de atuação, o médico precisa também de pós-graduação e especializações.

Durante toda a formação, os futuros médicos também devem se manter atualizados e em constante aprendizado, acompanhando as inovações e avanços da medicina. A medicina é uma área em constante evolução, e é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes.

Descomplicando a fonoaudiologia (Ou fono para os íntimos)

Você quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Então, confira o nosso canal do YouTube, onde você encontrará conteúdo exclusivo e informativo sobre esses temas.

Inscreva-se

Semanalmente entrevistando profissionais da saúde com o objetivo de trazer informação para todos os nossos leitores do AMA. No podcast mais recente, entrevistamos a Lorrana Fernandes que é fonoaudióloga. Durante a conversa, ela explicou como um fono pode ajudar e quais as especialidades (São mais de 10!)

O conteúdo em vídeo está disponível no nosso canal do Youtube:

Além do youtube, disponibilizamos o podcast no Spotify, Deezer, Amazon Music e Google Podcast. Ouça na plataforma mais confortável para você :)


Apesar de ser uma profissão relativamente nova, que teve início no Brasil no início do século XX, a fonoaudiologia possui mais de 10 áreas. No corte abaixo, a Lorrana Fernandes explicou quais são as principais especialidades dessa profissão.


A Saúde Gestacional da Mulher

Entramos na área dedicada à saúde da mulher, ou seja, de agora em diante é com a nossa querida Andressa. Aproveitem o conteúdo!

Email image

Olá amiga Leitora! Sabemos que a gestação é um período fascinante e cheio de mudanças no corpo da mulher.

Além das preocupações comuns com a saúde do bebê, a saúde gestacional da mulher também é um tópico intrigante.

Hoje, nós exploraremos algumas curiosidades surpreendentes sobre a saúde da mulher durante a gravidez.

Você sabia, que…

O coração de uma mulher grávida trabalha mais duro?

Durante a gravidez, o volume de sangue aumenta, e o coração bombeia cerca de 50% a mais de sangue do que o normal para suprir o feto em crescimento. Essa adaptação incrível garante que o bebê receba oxigênio e nutrientes adequados.

O útero é um órgão incrivelmente elástico?

Durante a gravidez, ele pode aumentar mais de 500 vezes seu tamanho normal para acomodar o feto em crescimento. É como se o corpo tivesse uma arquitetura interna que se adapta perfeitamente.

Os bebês no útero desenvolvem seus sentidos surpreendentemente cedo?

Email image

A partir do quarto mês, eles podem ouvir os sons do ambiente externo e até mesmo reconhecer a voz da mãe. Além disso, estudos sugerem que eles podem ter preferências musicais e até reagir a diferentes tipos de música.

O crescimento acelerado das unhas e do cabelo é uma característica curiosa da gravidez?

Embora seja um mito que as unhas cresçam mais rapidamente, as alterações hormonais podem torná-las mais resistentes. Quanto ao cabelo, algumas mulheres experimentam uma aparência mais exuberante durante a gravidez, graças ao aumento dos níveis hormonais.

Algumas mulheres desenvolvem uma linha escura que se estende verticalmente pelo abdômen, chamada "linha nigra"?

Isso é devido às mudanças hormonais e geralmente desaparece após o parto. As mudanças hormonais também podem afetar a pele, causando o aparecimento de manchas escuras conhecidas como "melasmas.”

Dica: A exposição ao sol pode agravar essas manchas.

Cerca de 90% das mulheres experimentam algum grau de laceração durante o parto?

Curiosamente, o corpo possui uma notável capacidade de se curar. As lacerações geralmente cicatrizam completamente, deixando poucos vestígios.

Mulheres que têm gêmeos ou múltiplos experimentam uma jornada de gravidez única?

Halima Cisse, seu maridos e os 9 filhos
Halima Cisse, seu maridos e os 9 filhos

O corpo deve acomodar mais de um feto, e o ganho de peso e as necessidades nutricionais são diferentes. As mulheres grávidas de gêmeos podem experimentar mais náuseas e fadiga.

A saúde gestacional da mulher é um campo de estudo fascinante, cheio de surpresas e adaptações notáveis.

Isso tudo só foi possível, porque as mulheres procuram acompanhar a sua gestação com um profissional qualificado, desde o pré-natal, até os primeiros anos de vida das crianças, momento em que as mães também sofrem com as alterações em seu corpo e relatam aos médicos.

Por trás dessas curiosidades, a compreensão e o cuidado com as gestantes só melhoram, garantindo uma gravidez mais saudável e feliz para as futuras mães.

O que você achou dessas curiosidades? Interessante, né? Para saber mais, acompanhe as nossas redes sociais e aproveite para agendar a sua consulta com um de nossos especialistas na saúde da mulher e passe a conhecer melhor o seu corpo! Até a próxima!

Compartilhe e ganhe prêmios

Participe do nosso programa de indicações e ganhe prêmios incríveis! É muito simples: Compartilhe o seu link de indicação com os seus amigos. Quanto mais pessoas se inscreverem pelo seu link, mais prêmios você ganha!

Veja só o que você pode levar:

Cartão AMA
Cartão AMA

Não perca essa oportunidade! Faça parte do nosso programa de indicações e garanta os seus prêmios.

Compartilhar link

Por fim, o nosso resumo da semana:

Você está gostando do conteúdo do AMA? Segue a gente no instagram @saudeama e continue lendo nossa newsletters semanal!