O que é o fentanil, droga 100 vezes mais forte que a morfina
0
0

O que é o fentanil, droga 100 vezes mais forte que a morfina

Explicamos em detalhes o que é o fentanil, droga altamente letal, como praticar o yôga e um assunto dedicado a mulher.

Cartão AMA
5 min
0
0

Vamos começar falando do fentanil. Você vai entender ao final.

Ampola de fentanil
Ampola de fentanil

O fentanil é um opioide sintético que é usado como analgésico para tratar a dor crônica e aguda, bem como para complementar a anestesia geral ou local. Ele é semelhante à morfina em termos de efeito analgésico, mas é 50 a 100 vezes mais potente. O fentanil pode ser encontrado na forma de adesivo transdérmico, injeção intravenosa ou intramuscular e comprimidos.

O fentanil é um medicamento controlado e só pode ser prescrito por um médico licenciado. É importante seguir as instruções do seu médico ao tomar fentanil, pois o uso indevido pode levar a efeitos colaterais graves, como depressão respiratória, sedação excessiva e até morte.

Aonde podemos encontrar essa droga?

Email image

O fentanil é encontrado em vários medicamentos licenciados, incluindo Duragesic, Actiq, Fentora, Abstral, Lazanda e Subsys.

  • Duragesic: É um adesivo transdérmico que libera fentanil continuamente por 72 horas.
  • Actiq: É um comprimido em forma de pirulito que é colocado entre a bochecha e a gengiva para absorção transmucosa.
  • Fentora: É um comprimido bucal efervescente que se dissolve na boca para absorção transmucosa.
  • Abstral: É um comprimido sublingual que se dissolve sob a língua para absorção transmucosa.
  • Lazanda: É um spray nasal que é pulverizado nas narinas para absorção transmucosa.
  • Subsys: É um spray sublingual que é pulverizado sob a língua para absorção transmucosa.

Ele também é encontrado em drogas ilícitas, como heroína, cocaína e metanfetamina. O fentanil é adicionado a essas drogas para aumentar sua potência e reduzir os custos de produção. É também vendido como comprimidos falsificados que se assemelham a analgésicos prescritos, como o OxyContin.

  • Heroína: Derivada do ópio que é frequentemente misturada com fentanil
  • Cocaína: Droga estimulante
  • Metanfetamina: Droga estimulante
  • OxyContin: É um medicamento licenciado que contém oxycodone, um opioide semissintético, mas às vezes é falsificado com fentanil e vendido no mercado negro.

Os números preocupam? Segue o fio.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas:

Estima-se que 53 milhões de pessoas usaram opioides em 2017, um aumento de 56% em relação às estimativas para 2016.

Os opioides foram responsáveis por dois terços das 585.000 mortes relacionadas ao uso de drogas em 2017.

O fentanil é um dos protagonistas da "epidemia de opioides" nos Estados Unidos, que causou mais de 71 mil mortes por overdose em 2021.

Pela primeira vez no Brasil, o fentanil foi apreendido em fevereiro de 2023, em um laboratório de drogas ilegais no Espírito Santo.

E como os países estão lidando com essa epidemia dos opioides?

Email image

Os governos de vários países estão tomando medidas para reduzir os danos causados pelo uso de fentanil. Aqui estão algumas das medidas que estão sendo tomadas:

  • Educação e conscientização: Educar o público sobre os perigos do fentanil e como usá-lo com segurança, além de aumentar a conscientização sobre o uso indevido de medicamentos prescritos e drogas ilícitas.
  • Restrições de prescrição: Implementação de restrições mais rigorosas na prescrição de medicamentos contendo fentanil e de treinamentos para os médicos sobre o uso seguro de medicamentos contendo fentanil.
  • Tratamento e recuperação: Investimento em programas de tratamento e recuperação para ajudar as pessoas que lutam contra o vício em fentanil e outras drogas.
  • Aplicação da lei: Combate a produção e distribuição ilegal de fentanil e outras drogas ilícitas e aumento da aplicação da lei contra médicos e farmacêuticos que prescrevem ou distribuem medicamentos contendo fentanil ilegalmente.
  • Pesquisa científica: Investimento em pesquisa científica para desenvolver novos tratamentos para o vício em fentanil e outras drogas, bem como novas formas de prevenir overdoses.

Além das medidas citadas acima, nos Estados Unidos, alguns estados disponibilizam substâncias de redução de danos de forma gratuita e anonima. Isso ocorre por meio de máquinas de venda automática chamadas “máquinas de refrigerante”, que distribuem gratuitamente o antídoto para o fentanil, chamado naloxona (A naloxona é um medicamento que pode reverter os efeitos do fentanil em caso de overdose), além de outros recursos de redução de danos, como testes rápidos de HIV, preservativos e kits de higiene. Essas máquinas são instaladas em locais públicos, como estações de metrô e bibliotecas.

Que assunto tenso, ein? Então vamos relaxar um pouco.

Na semana passada, entrevistamos a instrutora de Yôga Alice Dutra, conversamos sobre a história do Yôga, o que ele é, como praticar de forma correta e muito mais. Ficaram curiosos para saber mais sobre essa pratica? Então, assista o podcast no Youtube!

O conteúdo em vídeo está disponível no nosso canal do Youtube:

Além do youtube, disponibilizamos o podcast no Spotify, Deezer, Amazon Music e Google Podcast. Ouça na plataforma mais confortável para você (

Quer conversar com a Alice? Ela está disponível no nosso marketplace.

Por fim, o nosso resumo da semana:

Você está gostando do conteúdo do AMA? Segue a gente no instagram @saudeama e continue lendo nossa newsletters semanal!