Amigo não tem aspas.
0
0

Amigo não tem aspas.

EPA, EPA! PERA LÁ!

Vinícius Borges
4 min
0
0

EPA, EPA! PERA LÁ!

Antes de começarmos o periódico de hoje, saiba que eu não estou falando daquelas aspas que ninguém deseja. Nada de traição ou de guampinha na cabeça. Porque se fosse isso...

Já teríamos que admitir que, na verdade, muito amigo já teve aspas, sim (rs).

As aspas que me refiro, são no sentido de um recurso gráfico que utilizamos em citações ou para dar ênfase e sentido figurado em um texto... É aquele risquinho irônico que fica acima da palavra ou expressão.

Só que esse risquinho irônico em um contexto específico gerou em mim uma estranheza que me fez questionar: Por que raios tem aspas nessa palavra?

Era um comentário dizendo que, geralmente, críticas vazias vêm de quem menos esperamos. Nesse caso, os “amigos mais próximos”.

A primeiríssima coisa que pensei, foi: 

Ué, mas amigos não tem aspas!

E chegar a essa conclusão com rapidez só foi possível pelo meu histórico de “””””amizades“””””. Você vai entender...

Eu sou o único filho dos meus pais. Vivi uma infância inteira procurando amigos que viessem suprir a ausência de um irmão.Buscava com determinação aquele que fosse me escolher como irmão mais novo para dar broncas e ensinar coisas que irmão ensinam… tudo que eu lia nas revistas e gibis, esperava encontrar no mundo real.

Nessa jornada, encontrei vários pretendentes a esse cargo. Nem precisava ser irmão, eu já me contentava com um melhor amigo, mesmo.

Tive os “amigos” do futebol, os “amigos” do videogame, os “amigos” da escola… todos entre muitíssimas aspas. Para não ser injusto, somente uma amiga era, de fato, uma amiga.

Digo isso porque eu só fui conhecer amizade de verdade, depois da infância. Sendo bem franco, talvez eu só tenha conhecido amizades… agora.

E conhecer as amizades verdadeiras só foi possível depois de conhecer as falsas, aqueles afagos emocionais que TORCEMOS calorosamente para que sejam amizade. Mas no fundo, sabemos que não é.

Sabemos inclusive, que um dia irá acabar. É como um namorinho adolescente, tem várias coisas legais — não dá pra ignorar — mas a gente sabe que é uma brisa. Uma brisa leve, clichê e passageira.

Às vezes eu penso que as pessoas não cometem o equívoco de chamar qualquer um de amigo por ingenuidade ou por desconhecimento do que é um verdadeiro amigo.

Eu tenho quase certeza de que sabem da natureza da suposta amizade, e sabem também, que na primeira discussão, pouca coisa sobrará. No primeiro atrito, os pilares da "amizade" serão contemplados com muitas rachaduras.

As pessoas sabem que, no final, tudo acabará.

Mas por que car*lhos, sabendo de tudo isso, as pessoas denominam essas miudezas de amizade?Por que as pessoas se contentam com uma amizade que gera insegurança, dúvida e que ao ser mencionada, precisa de ASPAS?

Bem... Vamos jogar limpo?

Porque elas também sabem que, amizade, amizade mesmo, é uma das coisas mais raras de se encontrar.

E para algumas pessoas, a regra do “antes só do que mal acompanhado” não prevalece.

É necessário ter alguém dando migalhas. Pequenos pedaços de pão que as nutrirão por dias.

“Mas ela comenta em todas minhas fotos”, "ela me convida para sair”, “a gente se diverte tanto”... Só tem uma coisinha: O problema é que às vezes eu sinto que ela não quer me ver crescer, sabe? Sempre critica o que faço. Mas ninguém é perfeito, por que minha amiga seria?

Isso pra muita gente pode ser suficiente, e não tem problema algum. Longe de mim ditar como as coisas devem ser. Mas na minha visão de mundo, reconheço que o amigo verdadeiro se manifesta em uma situação desfavorável para um lado.

O amigo surge quando um lado sai perdendo.

  • Quando mesmo com frio e chuva, ele atende seu chamado e vai em prontidão te fazer uma visita;
  • Quando ele(a) deixa o contatinho de lado para te ajudar a estudar para a prova que você tem dificuldade;
  • Quando o caos se instalou ao seu redor e você não tem ninguém, ali está o amigo.

Amigos não são perfeitos. Amigos erram e erram muito, assim como esse humano que vos escreve.

Mas amigos ficam, lá no fundo, você sabe que eles estão ali. Em prontidão, para o aperto que for.

Mesmo que estejam no outro lado do mundo. Mesmo que alguns meses estejam entre hoje e a última conversa de vocês.

Você sabe que eles estão aqui.

E isso é o que existe de mais belo em uma amizade: a certeza de ter alguém para confiar. No dia bom e no dia mau.

Alguém que nem sempre apoiará suas ideias. Mas apoiará a ideia delas darem certo, porque é isso que amigos fazem: torcem por você.

Torcem de verdade. Sem aspas.