Direção maior que Velocidade
0
0

Direção maior que Velocidade

Não sei se você sabe, mas eu sou completamente apaixonado por jogos de videogame. É sério! Preciso me controlar todos os dias para não transformar minha “1 horinha de lazer” em uma maratona de jogatina madrugada adentro.

Vinícius Borges
3 min
0
0

Não sei se você sabe, mas eu sou completamente apaixonado por jogos de videogame. É sério! Preciso me controlar todos os dias para não transformar minha “1 horinha de lazer” em uma maratona de jogatina madrugada adentro.

Ontem, depois de ter acabado todas minhas tarefas, fui dar uma espiada em um jogo onde, basicamente, você cumpre missões, ganha pontos e depois, transforma esses pontos em habilidades para seu personagem. Vou deixar as coisas mais fáceis pra você…

Você pode dividir esses pontos de habilidade em algumas áreas:

  • Furtividade;
  • Luta corpo a corpo;
  • Luta a longa distância;
  • Defesa;
  • Carisma;
  • E assim por diante…

E a grande decisão de quem controla esse personagem consiste em saber que os pontos são limitados e que ele tem dois caminhos pela frente:

Distribuir os pontos entre todas as áreas tornando seu personagem um generalista meia boca ou…

…Colocar a maioria dos pontos em uma única área, transformando o personagem em um Chuck Norris da defesa, magia, ataque ou seja lá qual for a área escolhida.

Eu não sei você, mas existe em mim uma grande tentação de buscar o equilíbrio e distribuir os pontos de forma homogênea. Se eu vejo que as habilidades estão pendendo muito para um lado, busco automaticamente, travar aquele progresso e adicionar uns pontinhos em qualquer outra coisa, só para “equilibrar”.

Graças a Deus, esse comportamento se restringe ao jogo, porque se fosse assim na vida, eu ainda estaria perdido, arrastando o crescimento da minha empresa e meu próprio desenvolvimento.

O que eu quero que você entenda, é que essa característica de um simples jogo de videogame, é algo que está presente em nossas vidas — provavelmente, a arte imitou a vida, dessa vez.

Veja só: Você tem um limite de tempo e energia, certo? Ou vai me dizer que você está montando um robô limpador de louças ao mesmo tempo em que lê esse periódico? Lógico que não. Por isso você precisa decidir onde investir seu tempo e em quais áreas da sua vida precisará colocar mais energia.

E essa simples escolha, diz muito mais sobre os “nãos” que você precisará gritar do que os “sims”.

Você quer ser um atleta renomado? Então comece a dizer não para tudo que afasta você desse caminho e coloque boa parte dos “pontos de habilidade” em fatores que colaborem com seu sonho;

Você quer ter sucesso na vida profissional? Então nessa fase inicial, você terá que colocar seus pontos em habilidades como domínio da sua área de conhecimento, comunicação e networking, enquanto diz não para longas madrugadas comendo Cheetos e maratonando séries.

Edson Marques tem uma citação excelente que diz:

“A direção é mais importante do que a velocidade”

Isso significa que você não precisa correr tão rápido, tampouco precisa abraçar o mundo durante a jornada. A única coisa que você precisa é ter um alvo e caminhar até ele através de pequenos passos.

Todo dia um pouco. Sem muitas distrações.

Seu personagem provavelmente não precisa dominar todas habilidades possíveis, ele só precisa ser bom em duas, no máximo, três coisinhas que o colocarão em evidência.

Diga não para a maioria dos cursos em promoção no mercado, diga não para 99% dos livros sugeridos e diga não para o desejo incontrolável de equilibrar as coisas tentando ser bom em tudo. Só diga sim para o pequeno número de habilidades que deixarão você mais próximo do que realmente importa.

Nunca esqueça:

“A direção é mais importante do que a velocidade”

Tenha uma ótima semana.

Com carinho,

Vinícius Borges.