Como viajar de motorhome na Nova Zelândia 🇳🇿 (parte 1)
96
3

Como viajar de motorhome na Nova Zelândia 🇳🇿 (parte 1)

Itinerário completo com todos os detalhes pra você viajar sem se preocupar, descrevo todo o processo que passei pra realizar esse sonho.

Matheus Cavallini
10 min
96
3

Olá caros amigos leitores, resolvi finalmente tirar um tempinho pra voltar aqui e decidi escrever sobre a melhor coisa que eu já fiz na minha vida até agora, viajar de motorhome na ilha sul da Nova Zelândia 🇳🇿.

Sem delongas, simplesmente faça 

Eu sei que pode parecer difícil pra algumas pessoas pensar que uma viagem dessas é algo quase impossível de fazer, mas a verdade é que NÃO É, e eu vou explicar todos os motivos e vou mostrar como que você deve fazer isso passo a passo nessa publicação.

Passaporte 

A primeira etapa da sua aventura deve começar pela parte burocrática (mas nem tanto assim) pra você entrar no país, contanto, você precisa primeiramente ter seu passaporte em dia e em mãos pra dar início a esse processo. Se você não tem ainda, é fácil, basta preencher o formulário no site da Policia Federal, vou deixar o link aqui pra você acessar diretamente esse formulário. Ele é um pouco extenso, mas é necessário, você preenche ele em menos de 20 minutos, depois disso você precisa pagar a taxa que é gerada dentro do site através de um boleto bancário. Na época que eu fiz o meu passaporte, ele estava custando em torno de R$250 (não lembro o preço exato especificamente). Feito isso, pagamento aprovado, você vai retornar pro mesmo site e agendar uma visita na sede da Polícia Federal mais próxima da sua região. É importante que você cumpra com esse agendamento, pois é nesse dia que você vai receber seu passaporte em mãos. (ps: não esqueça de levar os documentos obrigatórios que são pedidos no site).

Visto de turista

Já com o seu passaporte em mãos, chegou a hora de solicitar o seu visto neozelandês diretamente no site do governo do país. Vou deixar o link direto aqui pra você acessar e preencher os seus dados conforme solicitado no formulário. Como eu vinha dizendo, você vai acessar o site, e preencher o formulário com seus dados. Fique atento, pois não podem haver erros nessa hora, preencha tudo corretamente e revise tudo antes de enviar os documentos.

Como você está indo como turista para o país, vão ser necessários alguns requisitos para entrar no país. Primeiramente você precisa ter como comprovar que você possui renda suficiente para se manter sozinho por 3 meses dentro do país, ou seja, você não pode trabalhar ilegalmente dentro do país para arrecadar dinheiro, e nesse caso, o governo neozelandês pede para que você tenha no mínimo o equivalente a $1250 dólares neozelandeses por mês, totalizando $3750, mas isso não quer dizer que você vai gastar toda essa quantia lá dentro do país, é um fator de segurança pra comprovar para eles que você não vai precisar trabalhar ou ficar morando ilegalmente.

Seguro de viagem internacional

Este seguro de viagem é obrigatório para você poder entrar no país, pois trata-se do serviço que pode cobrir com possíveis custos eventuais que podem estar ligados tanto a sua saúde física, tanto a sua vida pessoal, como por exemplo, seus pertences. Eu particularmente havia contratado o seguro da empresa Assist Card (não é propaganda), mas eu recomendo que se você for escolher outra empresa, pesquise muito sobre ela antes, leia com atenção as pequenas linhas, pois nesse momento todos os detalhes são importantes. Caso você venha a escolher um outro seguro de viagem, pode ser que este não cubra alguns fatores que você esperava que um seguro de viagem internacional tivesse que cobrir - e convenhamos que um seguro de viagem internacional é muito, mas muito importante!

Pra efetuar a compra do seu seguro de viagem internacional é bem simples. Basta acessar o site que eu deixei logo acima (ou se preferir clicar aqui) e seguir o passo a passo apresentado no site. Tenha seus documentos pessoais em mão para efetuar a compra.

Documentos obrigatórios antes de viajar (muito importante!)

Eu recomendo fortemente que você compre uma pastinha e carregue com você todos esses documentos que comprovam a sua visita no país que é intencionalmente e somente turística, e os itens que eu carreguei comigo foram:

  1. Comprovante do visto neozelandês aprovado.
  2. Itinerário dos voos das suas passagens aérea, sejam elas internacionais, quanto nacionais - para ir até Christchurch.
  3. Comprovante de renda para os 3 meses que foi citado acima.
  4. Uma quantia em dólares neozelandeses para  caso seja necessário custear algo em espécie - recomendo no mínimo $500 por pessoa.
  5. Comprovante de reserva do motorhome que você adquiriu.
  6. Comprovante do seu seguro de viagem internacional (se você ainda não sabe como adquirir um, eu ensino isso no tópico "Seguro de viagem".
  7. Documentos que possam comprovar a sua renda no Brasil (ex.: folha de pagamento)
  8. Tradução da sua CNH brasileira (carregue ela sempre com você enquanto estiver dirigindo)
  9. Itinerário de viagem que você fará de motorhome na ilha sul - vou disponibilizar o itinerário aqui nessa publicação.
  10. Seu passaporte - estou citando isso pra você nunca esquecer dele, ele é seu documento internacional, sem ele, você fica privado de quase tudo, guarde ele com muito carinho e cuidado.

O Motorhome

Quando a gente fala em motorhome eu creio que muitas pessoas devem pensar, "mas como que eu vou poder dirigir um mini caminhão sem ter a carteira de motorista da Nova Zelândia?". Calma... meu querido leitor, vamos por parte.

Antes de tudo, você deve saber que a Nova Zelândia utiliza a mão inglesa em todo o país, ou seja, você vai dirigir na "contramão" hahaha, mas não se preocupe, bastam alguns quilômetros rodados e você se acostuma, ainda mais que o motorhome será com câmbio automático.

A primeira coisa que você deve saber antes de entrar na parte burocrática do motorhome, é que a Nova Zelândia permite que imigrantes que possuem a CNH do Brasil tenham permissão para dirigir dentro do país, DESDE QUE, você carregue junto com você uma tradução feita por uma empresa de tradução homologada pelo país da sua CNH brasileira. "Meu Deus Matheus, mas como que eu vou achar uma empresa que faça essa tradução?", simples, eu vou disponibilizar aqui o contato de uma tradutora, mas caso você queira se comunicar diretamente por e-mail, clique aqui, que inclusive foi a que eu utilizei para este serviço. O custo até então era de somente $50 (cinquenta dólares neozelandeses), e todo o procedimento é feito através do e-mail. Você envia uma cópia da sua CNH (frente e verso) por e-mail, efetua o pagamento na conta solicitada, e eles te respondem dentro de algumas horas com a tradução da sua CNH já assinada pela tradutora. Tudo pronto para reservarmos o nosso motorhome!

Vamos para o aluguel do motorhome! Mas antes disso, eu gostaria de pedir pra você que se você chegou até aqui, deixa suas "raquetadas" e seu follow, e se você gostou muito desse conteúdo até agora, pode me dar uns cafézinhos como Pingback!

Na Nova Zelândia eles possuem uma cultura muito forte de viagens de motorhomes, por isso não vai ser difícil encontrar um para você, mas como você é viajante de primeira experiência, eu recomendo fortemente que você utilize uma das empresas que vou citar abaixo:

Apollo Camper

Modelo para até 6 pessoas com 3 camas de casal. Foi exatamente esse modelo que nos entregaram.
Modelo para até 6 pessoas com 3 camas de casal. Foi exatamente esse modelo que nos entregaram.

A Apollo Camper é uma das empresas mais renomadas do país no quesito de alugueis de motorhomes, e foi com ela que eu (junto dos meus colegas) realizamos o aluguel do nosso motorhome. Eles oferecem em torno de 5 opções de veículos, do menor ao maior, variando o preço conforme a quantidade de pessoas e consequentemente o tamanho.

Nós alugamos a opção "Cheapa 4 Berth", mas recebemos um upgrade para o "Cheapa 6 Berth" gratuitamente. A Cheapa é como se fosse uma segunda linha de motorhomes deles que são um pouco mais antigos que os da Apollo, porém são da mesma empresa e tem o mesmo padrão de qualidade. Ah, e antes que eu esqueça, não deixe que pegar o seguro para cobrir eventuais danos no veículo, vale a pena, afinal, nunca se sabe.

O valor varia conforme a quantidade de diárias que você quer. Este é o maior modelo disponível.
O valor varia conforme a quantidade de diárias que você quer. Este é o maior modelo disponível.

O modelo acima conta com 3 camas de casal, fogão, geladeira, micro-ondas, chuveiro, vaso sanitário, aquecedor e todos os apetrechos de cozinha que você vai precisar. Um detalhe que eles não falam no site, o micro-ondas, aquecedor e tomadas só funcionam quando o motorhome está plugado na tomada externa, mas isso não é nada demais, o que vale aqui é a aventura!

Britz

Concorrente da Apollo, oferece o mesmo padrão de qualidade da concorrente.
Concorrente da Apollo, oferece o mesmo padrão de qualidade da concorrente.

Não menos importante que a Apollo, está é a principal concorrente dela, oferecem os mesmos serviços citados no tópico acima, basta acessar o site e efetuar uma busca com os dados que são solicitados logo de cara.

Passagens aéreas

A Nova Zelândia é um dos países mais distantes do Brasil sem sombra de dúvidas, se não o mais. Existem duas possíveis rotas pra chegar até lá, uma delas dura em torno de 15h e a outra em torno de 36h - sim é longe pra ******* - mas vale a pena. Eu optei pela rota de 36h, pois seu custo é mais em conta e além disso você pode dizer pros seus amigos que já deu a volta ao mundo - dentro de aviões hehehe. A primeira rota ela passa pelo “lado esquerdo” do planeta, ou seja, ela pode ter escalas no Chile ou Argentina, e de lá você pega um avião que vai direto pra Auckland na Nova Zelândia, com duração de mais ou menos 13h. A segunda rota começa com escala em São Paulo, de lá você pega um voo direto para Dubai ou Qatar, duração mais ou menos 16h, detalhe, esse voo utiliza o maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, e diga-se de passagem, é uma experiência incrível! O avião é simplesmente enorme e repleto de tecnologia, é lindo demais, acho que o tamanho dele é mais ou menos 4 aviões comerciais “normais”. O meu voo foi feito pela Emirates, possuem um atendimento excepcional durante o voo, você pode comer e beber de graça, refeições pra todos os gostos, com cardápios específicos para cada conexão entre aeroportos. (obs.: se você não quiser detalhes sobre o voo, pule direto para o tópico "Chegando na Nova Zelândia")

Um A380 ao lado de um 747.
Um A380 ao lado de um 747.
É possível ver a curvatura da terra na câmera externa do A380 devido a alta altitude em que ele voa.
É possível ver a curvatura da terra na câmera externa do A380 devido a alta altitude em que ele voa.
Em algum lugar no meio do deserto.
Em algum lugar no meio do deserto.
Por dentro do A380.
Por dentro do A380.
Um dos cardápios servidos durante o voo.
Um dos cardápios servidos durante o voo.
Uma das refeições servidas durante o voo.
Uma das refeições servidas durante o voo.
Dubai vista de cima a noite. Da até pra ver o Burj Al Arab pequeno ali.
Dubai vista de cima a noite. Da até pra ver o Burj Al Arab pequeno ali.

Chegando em Dubai você vai se deparar com um aeroporto enorme, e você provavelmente vai precisar pegar o metrô do aeroporto pra se deslocar até seu próximo portão de embarque.

Email image

Mas voltando aos detalhes dessa rota, após chegar em Dubai (ou Qatar), você provavelmente vai pegar um voo pra Bali (ou Brisbane na Australia se for Qatar), na Indonesia, e só de passar dentro do aeroporto você já tem uma imersão da cultura bem bacana, mesmo sendo que seu tempo de espera seja apenas de 1h. 

Email image

Acredito eu que se você fizer escala no Qatar, a sua parada vai ser em Brisbane, na Australia - e eu já vou explicar o porquê disso no tópico “A volta”.

Depois de você fazer sua escala em Bali (ou Brisbane), você pega um avião que vai direto pra Auckland com duração de mais ou menos 6h.

Chegando na Nova Zelândia 

Assim que você chegar na Nova Zelândia, mais especificamente em Auckland, capital do país, você passará pelo processo de imigração, onde terá que apresentar seus documentos, como passaporte, comprovante de renda para se manter no país, itinerário da sua viagem, etc, basicamente tudo o que precisar provar pra eles que você não está indo para ficar ilegalmente no país. Mas não se apavore, é tudo tranquilo, não deve demorar muito, a não ser que a polícia da imigração decida te interrogar - isso aconteceu comigo hahaha, mas se hoje eu estou escrevendo sobre isso é porque deu tudo certo.

Eu recomendo para você que recém chegou na Nova Zelândia, tire alguns dias ainda em Auckland para conhecer a cidade, vale muito a pena e você precisará se acostumar com o fuso horário, que do Brasil são 14h de diferença. Uma dica que eu recomendo muito, é que se você chegar de dia lá, mantenha-se acordado, não durma pois isso vai atrasar o seu processo de adaptação. Tire um tempo para conhecer a cidade, vá na Sky Tower, é possível comprar os tickets através da internet, vale muito a pena, é possível ter uma visão 360° de toda a cidade, e lá em cima ainda tem uma cafeteria que você pode ficar admirando a vista enquanto toma um cafezinho com cookies.

Sky Tower vista de baixo.
Sky Tower vista de baixo.
Ainda dentro da Sky Tower nas alturas, é possível degustar um cafezinho e comer um cookie delicioso.
Ainda dentro da Sky Tower nas alturas, é possível degustar um cafezinho e comer um cookie delicioso.

Se você optar for ficar mais alguns dias em Auckland antes de iniciar sua viagem de motorhome, você pode visitar o Auckland War Memorial Museum. Este museu retrata não só sobre a partição da Nova Zelândia na 2ª guerra mundial, mas também sobre a cultura e diversos outros aspectos e curiosidades sobre o país.

Email image

Fim da parte 1

Por hoje é só pessoal, logo logo eu posto a parte 2 dessa aventura. Espero que tenham gostado até aqui, ainda tem muuuuita coisa pra falar e achei melhor dividir esse post em 2 (ou mais) partes. Se você gostou, deixa suas raquetadas, e se quiser ajudar o canal e me incentivar a postar mais conteúdo aqui, deixe seu pingback! Ah, e se eu esqueci alguma coisa, ou falei algo errado, fique a vontade pra me corrigir no meu Instagram @matheusslg.

Email image