CHAMPIONS 22/23, QUEM LEVA A TAÇA (PARTE 2)?
1
0

CHAMPIONS 22/23, QUEM LEVA A TAÇA (PARTE 2)?

Dando sequência a análise mais bisonha dos grupos da Champions 22/23, hoje falaremos dos quatro últimos grupos: E, F, G e H.

Lauro Pie de Aguiar
12 min
1
0
Email image

Dando sequência a análise mais bisonha dos grupos da Champions 22/23, hoje falaremos dos quatro últimos grupos: E, F, G e H.

Mas antes de falarmos de competição européia, quero deixar clara a minha felicidade com a vitória dos blues sobre o Leicester City nessa manhã de sábado. Dois gols de Sterling (e o baixinho ainda perdeu um tento com o gol praticamente vazio). GO BLUES!!!

Então, Magrelow, o que temos para o Grupo E?

Email image

Milan - os italianos foram campeões nacionais na temporada 21/22. O papel desempenhado por Ibrahimovic, o Leão Zueco, desde seu retorno à equipe foi fundamental para que a equipe rossonera voltasse a conquistar o scudetto. Atualmente ocupam a segunda colocação do campeonato italiano, que está bem no início. E a equipe jogou no último sábado contra o Bologna e venceu a partida por 2 x 0.

Acredito que o Milan venha forte na primeira fase, buscando uma campanha melhor que a da última edição da Champions League quando não se classificou para o mata-mata. A equipe não fez nenhuma contratação expressiva no período de transferências, mas tem um bom elenco. Pra mim é um dos times favoritos neste grupo.

Chelsea - A equipe inglesa inicia o final de semana com um ponto final na negociação com o Leicester, Fofana é o mais novo zagueira dos blues. O zagueiro assinou até 2028 e vem como peça fundamental para o esquema defensivo de Tuchel. E olha que precisamos mesmo de bons zagueiros. Na partida disputada no último domingo, Kalidou Koulibaly acabou expulso após receber dois cartões amarelos e desfalcou a defesa dos blues no jogo deste sábado; e contra o time do Leicester, Connor Gallagher acabou expulso após cometer duas faltas bisonhas onde nem sequer chegou a tocar na bola. A zaga precisa de calma, disciplina e qualidade.

O time inglês encerrou a última temporada do campeonato nacional na terceira colocação e alcançou a fase de quartas de final da competição continental, quando foi eliminado pelo Real Madrid em mais uma remontada aplicada pelos merengues. Na segunda partida das quartas, pra quem não se lembra, o Chelsea liderava por 3 x 0 e estava classificado (eu seguraria o resultado e dane-se, não é qualquer um que mete 3 no Real em pleno Santiago e acha que já deu). A esquadra espanhola acabou marcando 2 gols o que fechou o placar dos dois jogos a favor dos espanhóis por 5 x 4.

Os blues possuem um bom elenco, tendo apenas que consolidar o sistema defensivo. Alguns jogadores que não têm sido aproveitados podem deixar Stanford Bridge - mas o cara que eu não gostaria de ver em outro clube é Christian Pulisic. O cara tem bola pra jogar, tem qualidade, mas o TT é teimoso e não utiliza o garoto. Dá uma chance pro CP, alemão!

Salzburg - a equipe austríaca foi a campeã nacional na última temporada, conquistando a vaga para disputar a edição atual da Champions League. Na última passagem pelo torneio continental europeu os austríacos caíram na fase das oitavas, quando acabaram eliminados pelo Bayern de Munique. Atualmente ocupam a segunda colocação no campeonato nacional.

Pela performance apresentada na última temporada européia, pode dar trabalho pros adversários no grupo. Quem sabe pinta como a zebra? Mas não tenho tanta confiança de que a equipe avance para a fase de mata-mata. E assumo que é difícil trazer uma análise mais detalhada sem conhecer a equipe a fundo. Acredito que nenhum dos canais por assinatura no Brasil trasmitam a Bundesliga Austríaca.

Nas seis primeiras rodadas do campeonato austríaco o time apresenta 5 vitórias e 1 derrota.

Dínamo Zagreb - foi campeão nacional na última temporada. É uma das equipes croatas mais conhecidas na Europa (acredito que no mundo também). Sua última participação na competição continental foi na temporada 19/20, quando não fez boa campanha e acabou ficando na fase de grupos, ficando de fora até mesmo da Europa League.

É o atual líder da Liga Croata, onde apresenta um bom aproveitamento nas primeiras 6 rodadas com 5 vitórias e 1 empate.

Acredito que possa complicar a vida dos favoritos do grupo (Milan e Chelsea), mas deve disputar a vaga para a Europa League com o time austríaco. 

Palpite de quem passa e quem fica? Avançam pro mata-mata Chelsea e Milan, disputam a vaga para a Europa League Dínamo e Salzburg.

Email image

Reza a lenda que o Grupo F é o grupo de onde saíram mais campeões do torneio. E aí a gente se depara com a presença dos monstros europeus, a equipe que devora orelhudas e já tem 14 delas na sala de troféus... mas, como bem dizia Jack o Estripador, vamos por partes.

Real Madrid - a equipe com mais títulos na competição. Como disse na parte 1, em algum lugar por lá, são 17 finais e 14 títulos conquistados. Os merengues são quase donos da orelhuda e dos direitos do torneio, de tanto que já participaram da competição. Atualmente - pelo menos pra mim - são a melhor equipe da Europa e do mundo. Um elenco que, apesar de perder diversas peças fundamentais nos últimos, tem jogadores de nível técnico elevado e que fazem a diferença dentro de campo. E não é puxação de saco, não. São fatos.

A equipe merengue foi a campeão espanhola na última temporada e é a atual campeã da Champions League, podendo conquistar o título por duas vezes seguidas mais uma vez. Nas últimas dez edições da Champions League o Real Madrid foi campeão em 5 oportunidades. Dessas 5, 3 foram em sequência: 15/16, 16/17, 17/18.

Na minha visão vesga, míope e astigmata, o Real tem todo o favoritismo nesta edição. Posso estar completamente enganado, correndo pro lado errado, mas é minha opinião. Fique à vontade para concordar em discordar e apostar todas as fichas em outro clube.

Os merengues assumiram a liderança da La Liga, com 3 rodadas disputadas.

 RB Leipzig - foi a quarta colocada na Bundesliga na temporada passada. Na última edição da Champions acabou ficando pela fase de grupos e conta com o retorno de Timo Werner, após uma passagem de dois anos pela equipe do Chelsea. O atacante alemão busca mais tempo de jogo com foco total para a Copa do Mundo do Catar.

A equipe ocupa a nona colocação no campeonato alemão e deve brigar no meio da tabela ou pelo G4. Não acredito que seja uma equipe forte pra brigar por título ou para avançar às oitavas da competição continental. Tem tudo pra dar trabalho para os adversários e dificultar a jornada dos favoritos.

Vamos ficar de olho no desempenho dos alemães no próximo dia 06/09, para que possamos entender o que pode estar ao alcance do time.

Shaktar Donetsk - a equipe Ucraniana foi a campeã do campeonato nacional na última temporada, tendo disputado, também, a última edição do campeonato continental. O fato é que acabou ficando na fase grupos e não teve desempenho suficiente nem para os playoffs da Europa League.

Apesar da tradição do clube, todos sabem que a Ucrânia passa por momentos de turbulência em meio à guerra com a Rússia. A tensão pode estar presente dentro de campo, o que pode atrapalhar o desempenho dos jogadores. Sem contar a debandada ocorrida por conta da guerra. O Shaktar perdeu vários jogadores de seu plantel.

O campeonato nacional ainda está bem no início, com apenas duas rodadas disputadas. É difícil dizer o que o time de Donetsk pode realizar na Champions deste ano. Eu, particularmente, não acho que o time avance da fase de grupos.

Celtic - o time escocês, que já foi campeão da Champions League na edição 1966/1967, retorna à competição continental após ficar 4 temporadas de fora.

Na partida de ontem pela Scottish Premiership, a equipe verde e branca massacrou os adversários do Dundee United por 9 x 0 (isso mesmo, 9 x 0). O placar da partida igualou a o recorde da maior goleada já registrada no campeonato escocês.

O Celtic foi o campeão nacional da última temporada do futebol escocês e ocupa a primeira colocação da liga, com 15 pontos em 5 jogos.

Neste Grupo F acredito que os dois classificados para a fase de mata-mata serão: Real Madrid e Celtic. De novo, Shaktar tem a guerra para atrapalhar e o Leipzig não deve ter tanta consistência pra agüentar o tranco de 3 competições (Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions).

Email image

Manchester City - o time comandado por Pep Guardiola chegou às semi-finais da competição na última temporada e disputou a final pela primeira vez em sua história na temporada 20/21, quando foi eliminado pelo Chelsea.

O time de Manchester (que segundo Carlitos Tevez é o maior da cidade - não fui eu quem disse, hein?!) buscou peças chave pro seu elenco nesta temporada. Haaland é o homem gol da equipe, mostrando o motivo de ter sido contratado com a bela atuação na partida do último sábado, quando anotou o primeiro hat trick pelos citizens.

É uma equipe muito bem entrosada e que entende o jogo desenvolvido por Pep. Tanto que nas últimas cinco edições da Premier League o time azul de Manchester levou o título 4 vezes, sendo interrompido pelo Liverpool na temporada 19/20.

Por ter consistência e um elenco muito bem trabalhado e equilibrado, é a equipe favorita do grupo e quanto a isso não há dúvida.

Sevilla - a equipe espanhola não tem esse caldo todo para avançar na competição européia nesta temporada. Tem adversários de peso no grupo que vão dificultar, e muito, sua jornada em busca da classificação para a fase de mata-mata.

Participou das duas últimas edições da Champions, passando às oitavas de final na temporada 20/21.

Atualmente é o décimo quinto colocado do campeonato espanhol com um empate e duas derrotas. É cedo pra definir o futuro da equipe espanhola. Mas não acredito que consigam realizar muita coisa nesta temporada (posso queimar a língua? Sim, sei que posso. Mas não é um dos favoritos deste grupo).

Borussia Dortmund - é a segunda potência do futebol alemão já faz um tempinho. Sempre presente entre os 4 primeiros colocados desde a temporada 15/16.

É uma equipe consistente. Atualmente ocupa a quinta colocação na Bundesliga, com 4 jogos disputados sendo 3 vitórias e 1 derrota.

Já foi campeão da Champions League na temporada 1996/1997. Tem tudo pra passar pra fase de oitavas e dar trabalho para os adversários.

Copenhague FC - o que dizer do atual campeão dinamarquês?  Não faço ideia. No FIFA são carne de pescoço, já na vida real não sei se vão oferecer muita dificuldade aos adversários. Atualmente ocupam a oitava colocação no campeonato dinamarquês, tendo disputado sete rodadas, apresentando 3 vitórias e 4 derrotas.

Não acredito que avancem para o mata-mata, a não ser que o caos impere e o poder das zebras se apresente.

Deste grupo quem passa são o City e o Dortmund.

Email image

Finalmente o grupo H!!!

PSG - o time francês vem marcando presença no campeonato continental a 10 temporadas seguidas. Chegou à final da competição na temporada 19/20, alcançou a fase semi-final na temporada 20/21 e na última edição não conseguiu passar das oitavas.

Tudo indica que Messi e Neymar estão em lua-de-mel. O argentino entendeu como funciona o jogo no campeonato francês e pode ajudar demais a equipe nesta temporada. Neymar busca dar o melhor de si antes da Copa do Catar, que será sua última Copa pela seleção canarinho. E, apesar das tretas com o "Tartaruga Ninja", muitos acreditam que o PSG pode sim dar muito trabalho para os adversários nesta temporada.

Nas primeiras 4 rodadas da Ligue 1, o time francês tem 3 vitórias e um empate com 18 gols marcados e apenas 4 sofridos. E é por isso que eu acredito que os caras virão comendo croissant com recheio e sem, bebendo vinho até cansar e fazendo bonito. Pra mim o PSG é um dos favoritos do grupo, até mesmo da competição. ICI C'EST PARIS!

Juventus - apesar de passar por momentos de reformulação, a equipe da Juve pode dar trabalho para os adversários do grupo. 

A equipe italiana não vive um bom momento no campeonato italiano. Nas últimas oito temporadas a equipe de Turim foi campeã por seis vezes consecutivas. Mas a potência do foguete nerobianco parece ter desaparecido. Nas últimas três edições da competição continental a Juventus não conseguiu passar das oitavas. Sendo este um dos motivos que levou CR7 a deixar a equipe italiana que não parecia ter condições de disputar títulos (e o gajo me inventa de ir pro Manchester United... vai entender.).

Em meio a confusões e tensões, não creio que La Vechia Signora tenha fôlego pra avançar. Mesmo com o retorno de Pogba e a presença de Di Maria e outros reforços, a equipe italiana terá um tempo muito curto pra acertar ritmo e volume de jogo.

Benfica - pode ser considerado a sensação do futebol português? Novo técnico e performances que mostraram o potencial do time na fase de playoffs da Champions indicam que os portugueses têm tudo pra dar trabalho para os adversários do grupo e avançar para o mata-mata.

O Benfica trouxe David Neres (ex Shaktar), Fredrik Aursnes (ex Feynord), Enzo Fernandez (ex River Plate) e pode trazer o meia Arthur (Juventus).

Atualmente ocupam a segunda colocação do campeonato português (com um jogo a menos do que o líder Braga). Apresentam 3 vitórias em 3 jogos com 8 gols marcados e nenhum sofrido.

Se a equipe mantiver a consistência tem tudo pra ir longe na competição européia. Pra mim tá junto com o PSG, já avançando para as oitavas.

Maccabi Haifa - o atual campeão israelense mostrou que tem qualidade e pode dar trabalho para seus adversários no grupo H.

Os israelenses venceram o Estrela Vermelha (Sérvia) por 3 x 2 em casa na fase dos playoffs da Champions e empataram na partida de volta, em Belgrado, depois de estarem perdendo por 2 x0. O agregado ficou em 5 x 4 para o Maccabi.

Mesmo apresentado bom futebol e se classificando pela terceira vez em sua história para disputar o torneio de clubes mais incrível do planeta, não acredito que consigam avançar às oitavas.

De novo, os favoritos deste grupo são: PSG e Benfica.

E não se esqueçam, a primeira rodada acontece nos dias 6 e 7 de Setembro. Programem-se e desculpem qualquer falha.

Abrass.