Preguiça ou descanso?
0
0

Preguiça ou descanso?

Em provérbios 6: 6 – 11, Salomão da crítica construtivas ao preguiçoso, ele quer que este seja sábio!

Celso Teodoro
5 min
0
0

Em provérbios 6: 6 – 11, Salomão da crítica construtivas ao preguiçoso, ele quer que este seja sábio!

 O preguiçoso é um ser inferior a um animal, pois ele não quer limpar a casa, não

obedecer pai e mãe, não fazer tarefas, acordar tarde, sobreviver por terceiros como uma

Criança. Porém, deve observar as formigas que sem chefe nem patrão, trabalham sem ter quem ordene suas tarefas e organização.

A preguiça é um dos sete pecados capitais, a Bíblia está cheio de versículos condenando-a,

(Provérbios) 19:15 — A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.

Provérbios 15: 19 — O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas vereda dos retos é plana.

Tessalonicenses 3:11-— Entre vocês, há pessoas que não trabalham, andam em desordem; antes se intrometem na vida alheia.

A ela, porém determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão. E vocês, irmãos, não canseis de fazer o bem.

 A preguiça traz falta de objetivo e ânimo para ser útil á sociedade, família, para o reino de Deus; matando a vida espiritual e também destruindo sonhos.

 A preguiça difere de procrastinação que se resume em: — deixo para amanhã, vou fazer outra tarefa no lugar da tarefa importante do dia!

Nosso cérebro é treinado a suporta rotinas é momentos, ele é treinável, se você dorme até tarde, logo você se auto programa no modo automático á dormi até tarde, esse é o principal motivo de; sempre que você se programa a acorda cedo, existe uma luta interna de "vou ficar na cama mais um pouco" que acaba em dar continuidade a sua rotina programada por você mesmo. Isso é perigo no longo prazo, o modo automático pode te levar em lugares onde você não queria estar.

 O modo automático vale para o sucesso também. Se você pergunta a uma pessoa de sucesso (financeiro, saúde, espiritual, carreira, familiar), 

como ela chegou no sucesso, ela vai responder praticamente "não sei", pois a constância que ela teve fazendo o mesmo processo que sua vida levou para chegar á ser automático levou ela a pensar que aquilo era normal e somente mais um dia!

O treinamento do cérebro e corpo é válido para o prazer também,  como não acorda cedo, não comer saudavelmente.

Seu modo automático vai ditar o seu futuro se você, “pode haver ruptura quando você quiser”! Mas, para isso você tem que se encorajar. 

Antes de tudo que você já deve ter pensado mudar na sua rotina, eu te digo, não é do dia para noite que você acorda inspirado diariamente para fazer a mesma coisa.

Tem que haver disciplina, é necessário ter uma agenda com horário marcado para aquilo que você quer desenvolver no seu próprio ser, seja uma nova habilidade, como um novo hobby ou até acorda cedo, arrumar um emprego (escolher a área que deseja exercer serviço).

E nada mais prestigioso que usar o feitiço contra o feiticeiro.

Para você saber, por onde começar, use a preguiça ao seu favor!

A preguiça move a humanidade, nos somos os seres mais preguiçosos da terra, também os mais criativos. 

Nós sempre escolhemos um caminho fácil para coisas não tão importantes, como ir ao supermercado, a tendência é ir de carro para facilitar no carregamento das compras.

Conversa com os amigos distantes atualmente, temos o WhatsApp entre outros (‘apps’) que trocamos a tarefa por cliques no celular e pronto.

Isso não é ruim, a preguiça usada para produzir é uma boa. 

Conforme o livro Ócio Criativo, no mundo totalizado em que vivemos, sentimos impulsos de conhecer o todo e queremos habituar pessoas com nossos produtos e ideias. 

Atualmente estamos encaminhados para um mundo onde maquinas trabalham e homens tem tempo para pensar e refletir. Mais o tema não é esse, quero que você tenha curiosidade em ler pelo menos um livro sobre criatividade.

O ócio que o livro cita não é ficar deitado na cama o dia todo, esse ócio não é produtivo e não vai te ajudar a desenvolver o que você quer que seja sua ideia do momento.

O ócio criativo e aquele momento que você está livre e vai dar umas voltas pelas ruas do seu bairro, escutando uma música legal e pensando sobre o que seja.

E mais tempo livre para você, para sua família, para seus amigos, é deixar aquele tempo exclusivo para refletir com outra pessoa sobre espaço e como os empresários que foram para lá devem estar pensantes sobre o próximo passo deles. (Já que eles são pessoas criativas). 

Pode ser também desligar seu celular é pensar sobre algo valioso para você, escrever sobre e refletir. 

O tempo livre não pode ser mais espalhado para quem quer te habituar a ter tempo perdido em algo sem valor para você, como uma dancinha que você viu 30 vezes em 30 perfil diferente no reels do Instagram, existe muito conteúdo bom na ‘internet’ para te ajudar a se desenvolver, e ser criativo, sair da preguiça automática é passar para o lado criativo automático. 

O Homem que inventou a roda, teve como base de ideia coloca-lá em uma charrete para que um animal com menos preguiça que ele o levasse e carregasse coisas para lugares distantes. O motivo foi a preguiça, mais ele realizou seu feito, outros pensaram no mesmo assunto com análises criticas e melhoram em carros.

Não deixe de realizar! Se inscreva no meu canal!

“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”, disse Jesus (João 5.17).

Email image