Evidência do valor REAL: Real Madrid 3 x 1 Paris Saint Germán
0
0

Evidência do valor REAL: Real Madrid 3 x 1 Paris Saint Germán

Antes de qualquer coisa, gosto de frisar que TUDO o que será dito aqui, não passa da MINHA opinião. Sem a menor intenção de ser o dono da verdade.

Claudio Carvalho
4 min
0
0

Antes de qualquer coisa, gosto de frisar que TUDO o que será dito aqui, não passa da MINHA opinião. Sem a menor intenção de ser o dono da verdade.

Isto posto, vamos por partes....

Real Madrid e Paris Saint Germán  fizeram ontem um dos melhores jogos, quiçá o melhor jogo de 2022. Uma aula de como se praticar o esporte mais amado do planeta. A eliminação do PSG é mais uma daquelas dignas de um time pequeno que chegou "longe demais na competição" e a classificação do Real Madrid evidencia o valor da camiseta mais vitoriosa e respeitada do mundo do futebol de clubes (já que a mais respeitada é a Canarinho, né ?).

E como o Real conseguiu reverter uma situação bem complicada (1x0 no jogo de ida, fora de casa) ? Simples: O Real Madrid tem jogadores e treinador melhores que o PSG. Alguém irá perguntar: Mas o PSG tem Neymar, Messi e Mbappé. Como o Real pode ser melhor ?  A resposta é que o PSG tem esses 3 no papel mas, na verdade, só tem 1, que é o atacante francês.

Mbappé é um assombro de jogador e ontem eu me convenci disto. Ele é o símbolo desta nova fase do futebol onde o físico tem grande relevância, porém a técnica ainda é "a senhora". Mbappé é um jogador alto, forte, veloz e que domina todos os fundamentos necessários para se praticar futebol. E o principal: Tem 23 anos de idade Ele provavelmente será o novo enfileirador de bolas de ouro na sua era e ainda não surge nenhum jogador capaz de intimidá-lo. Só o tempo dirá.

Messi e Neymar são sombra do que já jogaram e o brasileiro assusta exatamente por conta de sua pouca idade (30 anos) e total perda de mobilidade, que era sua principal arma, aliada à técnica digna dos grandes craques do futebol. Eu, sinceramente, não acredito que o Neymar volte a ser um jogador capaz de ser protagonista no futebol depois de tanto tempo sem jogar em alto nível. Ele hoje, e é duro dizer isto, se tornou um jogador comum. Mais um. 

O Real, pelo contrário, tem 5 jogadores da mais alta classe mundial:

  • Courtois: 2x campeão inglês, 2x campeão espanhol e melhor goleiro do mundo em 2018.
  • Alaba: 10x campeão alemão e 2x campeão da Champions.
  • Modric: 1x Bola de Ouro, 2x campeão espanhol, 4x campeão da Champions, e vice campeão do mundo com a Croácia.
  • Kroos: 3x campeão alemão,  2x campeão espanhol, 4x campeão da Champions e 1x campeão do mundo em 2014.
  • Benzema: 4x campeão francês, 3x campeão espanhol, 4x campeão da Champions.

Nenhum desses 5 "deixou de jogar" e, pelo contrário, ainda se mantém entre os melhores das suas posições. Resolvem. O PSG tem 3 jogadores de classe mundial, porém só um resolve.

Ontem o Kroos nem foi brilhante, longe disso. Mas, em compensação, Modric, Alaba e, principalmente, Karim Benzema foram brilhantes e, mesmo com idade avançada, simplesmente ACABARAM com o jogo em 15 minutos. Sim, 15 minutos. 

A falha de Donnaruma foi como a centelha que dá início à um grande incêndio, que reaviva um gigante já abatido. O Real não pode ser subestimado. Não pode ser dado como morto antes que o juiz o enterre com o apito final. E o grande erro do PSG é achar que o dinheiro e os grandes nomes o tornarão o Real. Não, não é assim. 

Mbappé deveria ir até Florentino Pérez ontem e já assinar seu contrato. PSG é uma jaula pra ele e esta fera precisa ser liberada. 

O Real provavelmente não vai ganhar a Champions, mas sabe que não é qualquer um que vai tirá-lo. Bayern, City e Liverpool são seus grandes adversários e teremos grandes jogos pela frente.

Aah, não menos importante, os dois meninos brasileiros mostraram que têm seu valor. Vinícius ficou no bolso de Hakimi no primeiro tempo mas conseguiu se recuperar e fazer um ótimo segundo tempo. Rodrygo entrou e fez fumaça do lado direito, mostrando personalidade e qualidade pra estar ali. Ainda são muito garotos, mas o futuro é promissor.

QUE VENHA A PRÓXIMA FASE !

Por Claudio Carvalho