Parâmetros nomeados no Javascript
37
0

Parâmetros nomeados no Javascript

Descubra como parâmetros nomeados podem ajudar a manter seus métodos/funções mais organizados.

Cleber Carvalho
2 min
37
0
Email image

O que são parâmetros nomeados ?

Grosso modo, pode-se dizer que esse padrão nada mais é do que uma maneira de dar nome aos bois. Porém, apenas algumas linguagens suportam esse padrão nativamente. Para entendermos melhor de início eu vou utilizar o Ruby como exemplo e, mais para frente, vou te mostrar como fazer o mesmo utilizando o Javascript. Então vamos lá. 

Imagine que você tem um método ou função que recebe dois parâmetros, nome e sobrenome. Usando Ruby ficaria mais ou menos assim:  

Email image

Até aí, tudo bem, mas imagine que o(a) dev que criou essa função não definiu o nome como sendo o primeiro parâmetro e, sim, o segundo. Ao utilizarmos essa função veríamos que seu resultado não é o que esperávamos e, somente após identificarmos esse bug, mudaríamos a forma como chamamos a função em questão.

Utilizando parâmetros nomeados, não temos esse problema, porque fica implícito qual será o valor para cada parâmetro e não importa em que ordem os parâmetros nomeados aparecem. Contanto que eles estejam rotulados corretamente, sempre teremos o mesmo resultado.

Vejamos novamente outro exemplo em Ruby, agora utilizando parâmetros nomeados.

Email image

Veja que, mesmo invertendo a ordem, nós tivemos o mesmo resultado. Massa né?

Beleza, mas como fazemos isso no Javascript ?

Bom, nativamente falando, o nosso querido Javascript não suporta parâmetros nomeados, porém existe uma malandragem para resolver esse problema. Basicamente, precisamos apenas passar um objeto literal como argumento para a nossa função e, aplicando a desestruturação, teremos o mesmo resultado de outras linguagens.

Email image

Outra coisa que podemos fazer também é declarar valores padrão.

Email image

Conclusão

Após essa explicação, você ainda pode estar se questionando “Por que eu deveria usar parâmetros nomeados?”. Então, vamos aos motivos:

  1. Fica bem mais fácil de entender nossos métodos e funções quando nomeamos seus parâmetros.
  2. Como objetos não tem ordem, não ficamos presos a argumentos posicionais.
  3. Podemos adicionar um novo parâmetro, e isso não mudará o comportamento dos outros.
  4. Editores como Visual Studio Code podem nos ajudar com o autocomplete quando utilizamos objetos como parâmetros.

Ficou com alguma dúvida sobre parâmetros nomeados ou tem algo para compartilhar a respeito? Por favor, não deixe de comentar, estamos aqui para aprendermos e evoluirmos juntos! 


Me siga nas redes sociais:

Linkedin

Instagram