Arquitetura Serverless
2
0

Arquitetura Serverless

Já imaginou ter o back-end pronto em poucos minutos? Com serverless isso é possível :)

Rebecca Manzi
0 min
2
0

Fala galera, beleza? 😀

Se você é novo por aqui, bem vindo ao canal! O post anterior foi sobre Cloud e eu indico a leitura, pois o tema de hoje segue a mesma trilha de conhecimentos.

Email image

A palavra serverless vem do inglês e siginifica “sem servidor”. A arquitetura Serverless permite que você terceirize completamente o backend da aplicação ou apenas algumas funções específicas.

Os provedores de nuvem (AWS, Azure, Google Cloud) fornecem este tipo de serviço.
Um dos pontos positivos é que você só paga quando estiver utilizando o serviço, diminuindo assim os custos de ter que manter o backend sempre disponível.  

Segundo Mike Roberts:

As arquiteturas Serverless referem-se a aplicativos que dependem significativamente de serviços de terceiros (conhecido como Backend como Serviço ou “BaaS”) ou no código personalizado que é executado em contêineres efêmeros (Função como Serviço ou “FaaS”).

"Tá, mas eu ainda não entendi direito o que danado é isso"

Email image

Confesso que eu ainda tenho algumas dúvidas também! rsrs Afinal, trata-se de um tema bastante complexo e que requer estudo aprofundado. Mas calma que separei aqui alguns tópicos que podem te ajudar a entender melhor. 😅

Como atualmente estudo e trabalho com Azure, vou utilizar como exemplo pra me aprofundar no tema o Azure Functions. Lembrando que também existem serviços de outros fornecedores como AWS Lambda e Google Cloud Functions.  

O Azure Functions é um Serviço Serverless que permite executar pequenos trechos de códigos ou funções na nuvem sob demanda, sem precisar gerenciar a infraestrutura. A função é disparada por gatilhos (conhecidos como "triggers").

O Azure permite escrever funções usando diversas linguagens como c#, java, javascript, python, entre outras. É um serviço "Pay as you go" - paga apenas quando é utilizado. Para os amantes de open source, ele é um Software Livre e está disponível no github (possível reportar bug, sugerir nova feature, etc).

Dá uma olhada nessa lista de coisas que dá pra fazer com o Azure Functions:

  • Acelerar e simplificar o desenvolvimento de aplicações
  • Processar dados
  • Trabalhar com IoT
  • Integrar Sistemas
  • Criar APIs e microsserviços simples
Email image

Por ter tantos benefícios, a arquitetura Serverless tem sido cada vez mais utilizada por grandes empresas como Netflix, Nubank, MaxMilhas e Coca-Cola.

Se você gostou do tema e quer se aprofundar ainda mais, separei aqui alguns links como material complementar. Enjoy:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/architecture/serverless/serverless-architecture

https://dayvsonlima.medium.com/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-arquitetura-serverless-1f6dd1184e5b

https://aws.amazon.com/pt/lambda/serverless-architectures-learn-more/

https://ezdevs.com.br/o-que-e-serverless/#:~:text=J%C3%A1%20existem%20grandes%20empresas%20no,%2C%20MaxMilhas%20e%20Coca%2DCola.

Obrigada por ler até o fim! 💙 Não esquece de se inscrever aqui no meu canal e me seguir no instagram pra ficar sempre por dentro dos conteúdos.

Email image