O que é um milagre?
0
0

O que é um milagre?

A fé não é apenas a chave para o coração de Deus, mas é, fundamentalmente, o caminho que torna possível que ele seja aberto, seja por propósito Dele ou pela Sua graça.

HS Naddeo
5 min
0
0
Email image

Penso que algo para ser entendido como milagre precisa ser totalmente fora do comum. Diria anormal, impossível, sobrenatural quando olhamos pelo ponto de vista divino.

Dicionários definem assim:

Email image

Mas atrevo-me a dizer que milagre é muito mais do que isso, e acrescentaria a essas definições acima outras que fogem do significado da palavra no sentido linguístico.

Penso que para ser um milagre, além de impossível, ele precisa ser inesperado. Milagres não costumam acontecer na primeira hora, mas na última, quando a esperança do acontecimento só resiste por um único motivo: a fé, a capacidade de acreditar acima de todas as probabilidades e possibilidades lógicas e materiais.

Jesus realizou diversos milagres em sua passagem. Ele não só era filho de Deus como era o próprio Deus. Quando ele secou a figueira diante de seus discípulos, incrédulos com o acontecimento, ele disse, como está relatado em Mateus 21:21:

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que se tiverdes fé e não duvidardes, fareis não só o que foi feito à figueira, mas até se disserdes a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, isso será feito".

Isso me faz pensar que o milagre não está ligado apenas ao poder de Deus para realizá-lo, mas principalmente na fé de que ele é possível.

Uma pessoa cai em um buraco e fica nele por alguns dias, sem água, sem comida, e é resgatada. Aonde está o milagre? No resgate em si ou na fé de que sairia dali e o fez sobreviver para ser resgatado? Do que adianta esperar por um milagre se não há fé de que ele seja possível?

Deus pode fazer milagres por sua vontade, mas creio que os realiza por dois motivos: porque tem um propósito para que ele aconteça e pela sua graça em retribuição a fé inabalável de quem pede por esse milagre.

A fé não é apenas a chave para o coração de Deus, mas é, fundamentalmente, o caminho que torna possível que ele seja aberto, seja por propósito Dele ou pela Sua graça. Fé é crer sem comprovação, é esperar sem um motivo racional para uma espera, é acreditar que o impossível nunca é impossível para Deus, e entender que quando um milagre não se realiza como esperado é porque Deus tem planos e propósitos para que aprendamos com isso mais do que aprenderíamos se tal milagre fosse realizado.

Muitas vezes o verdadeiro milagre se dá quando o milagre que esperamos não acontece e mesmo assim perseveramos na fé de que Deus, de fato, sabe o que está fazendo muito mais do que nós. Se todos os milagres que são pedidos fossem realizados é provável que mais pessoas se perdessem do que se aprofundassem na fé. Milagres só são raros porque são milagres, caso contrário seriam atos banais que também banalizariam a fé em Deus e na sua grandeza e poder.

Tenho esperado e pedido por um milagre na minha vida, e questionado a Deus se não estou sendo irresponsável ou até esteja vivendo em negação diante da minha realidade e, por isso, me agarrado na fé de que ele é possível, e de que milagres acontecem na última hora. Ainda que não tenha recebido uma resposta, porém, sinto meu coração em paz, sem angústia e aflição diante do prazo exíguo e do vulto que cercam essa situação, porque não consigo perder a fé nem confrontado com tantas adversidades que em outros momentos me recomendariam agir diferente, ou até mesmo me convencer de que estou vivendo de devaneios e desistir. Mas meu coração está em paz, e pela minha história de vida e pela relação que tive com Deus (ou a falta dela) até conhecê -lo, respeitá-lo e temê-lo, vejo que um milagre aconteceu comigo. E não só um, vários, por propósito Dele, inexplicáveis racionalmente, inacreditáveis como acontecimentos, mas críveis porque eu os vivenciei, os primeiros em momentos nos quais eu sequer tinha fé, e que talvez não acreditasse se alguém me contasse que os vivenciou.

Portanto, estar escrevendo isso já é uma espécie de milagre, pois é o testemunho de uma pessoa com 58 anos que durante 45 deles viveu no ateísmo, até com certo prazer em tentar desmerecer e destruir a fé dos outros.

Não sei qual é o real propósito de Deus para minha vida. Mas, à duras penas, descobri que a vida é totalmente sem propósito sem Ele. Por isso mantenho minha fé em um milagre, daqueles de última hora, que cumpram o propósito de Deus e não os meus, para que meu testemunho não seja apenas uma história a ser contada para quebrantar o coração de outras pessoas, mas que me certifique cada vez mais da minha insignificância diante do poder de Deus, com a certeza de que mesmo insignificante ele continua a olhar por mim, e, quem sabe, por propósito ou por graça mude a minha vida, através de um novo milagre.