Como aprimorar a criação sem tornar isso uma tarefa desgastante?
0
0

Como aprimorar a criação sem tornar isso uma tarefa desgastante?

Para começar, temos que voltar ao meu primeiro artigo publicado aqui e resgatar o seguinte ensinamento: criar não é uma tarefa fácil e não existe uma fórmula mágica.Neste texto, trago experiências pessoais sobre o assunto. Alguns passos que e...

Victor Mendes
1 min
0
0

Para começar, temos que voltar ao meu primeiro artigo publicado aqui e resgatar o seguinte ensinamento: criar não é uma tarefa fácil e não existe uma fórmula mágica.Neste texto, trago experiências pessoais sobre o assunto. Alguns passos que eu segui para minha carreira no mundo criativo e no desenvolvimento pessoal.

Foto: elements.envato.com/pt-br/meeting-in-design-studio-87U4ZD9
Foto: elements.envato.com/pt-br/meeting-in-design-studio-87U4ZD9

1 - Entenda seu processo

Entender seu processo é o passo mais importante para o aprimoramento. A forma como organiza suas ideias e inicia o projeto diz muito sobre você e impactará diretamente no resultado.Cada designer tem a sua técnica, portanto nem tudo que serve pra mim, irá funcionar para outra pessoa. Então vamos lá! Primeiro, defina como você irá distribuir as etapas gerais do projeto.

  • Idetifique a necessidade do cliente;
  • Jogue todas as ideias na mesa;
  • Selecione o que é ou não viável (nem tudo condiz com a realidade e necessidade do seu cliente);
  • Determine prazos;
  • Comece a testar;
  • Valide.

Quanto mais autoconhecimento, melhor e mais eficiente se tornarão suas etapas. 

2 - Brigue com aquilo que mais teme

Encarar seus monstros internos depende de um grande desenvolvimento de coragem, esforço e amadurecimento. E como você faz isso dentro da criação? Simples. Cozinhe o prato, prove e veja se está bom!Minha maior fraqueza dentro do design era a criação e execução em grids para logotipos. A partir do momento em que eu identifiquei isso, comecei a praticar para que essa fosse no final do processo a minha maior força. Hoje, criar estruturas e manipular as formas geométricas talvez seja uma das minhas melhores habilidades. Pense sempre que vai ter um ponto mal executado, faça o exercício todo dia e seja persistente até reverter a situação e se tornar o melhor naquilo.

3 - Pratique incansavelmente

Ao dominar as etapas anteriores, comece a se pôr à prova e crie desafios para conseguir gerir melhor o seu tempo, aprimorando a qualidade e eficiência dos projetos.Montar projetos fantasmas foi uma excelente estratégia para mim! Pegue marcas e trabalhos que você admira e tente ressignificá-los. Aplique texturas, formas, e como diria a Dory, de Procurando Nemo: ”Continue a criar (nadar)".

Por fim, desenvolver disciplina e autoconhecimento é a chave da nossa mudança pessoal e criativa. Seja responsável, acorde cedo, faça suas tarefas o quanto antes, tenha tempo livre para estudar, ler, escrever, buscar referências e ser feliz dentro de sua área. Um abraço!

Victor Mendes - Instagram: @vhenrique1_