O que as cores dizem sobre as marcas?
0
0

O que as cores dizem sobre as marcas?

Muitas pessoas deixam de entrar em determinados lugares por acharem muito premium ou de baixo poder aquisitivo, e até mesmo que determinada loja de roupas é para pessoas mais velhas. Essas impressões se dão por vários motivos, mas vamos abord...

Victor Mendes
1 min
0
0

Muitas pessoas deixam de entrar em determinados lugares por acharem muito premium ou de baixo poder aquisitivo, e até mesmo que determinada loja de roupas é para pessoas mais velhas. Essas impressões se dão por vários motivos, mas vamos abordar especificamente as cores.

Email image

Um estudo publicado pela colorcom.com aponta que entre 62% e 90% dos seres humanos podem levar até 90 segundos, de forma inconsciente, para julgar uma marca pela cor. Isso abre uma margem de importância dos tons dentro de um projeto de identidade visual muito grande, pois conseguimos em instantes saber se aquele produto ou serviço pode ou não servir pra gente em um determinado momento.

Nesse caso, o trabalho do designer é identificar os principais pontos como: público-alvo, modelo de negócio, arquétipos, tipografia, entre outras coisas no briefing, e saber assim qual o direcionamento ideal. Que tal um exemplo?

Vamos imaginar uma empresa tradicional de advogados, focados na área cível, com média de idade entre 48 e 60 anos. Quais cores seriam aptas para construção da identidade visual deles? Vamos pensar em duas possibilidades de paleta.

Email image

Nesse caso, passar credibilidade, tradição e alta capacidade de fechar negócios é o foco do cliente. Sabendo disso, fica claro como escolher uma paleta de cores. Espero que tenham optado pela número 2, hehe.

O ambiente onde a marca está inserida também conta muito, de forma que diversas lojas utilizam estratégias para manter mais ou menos pessoas dentro do estabelecimento. Um estudo feito com presidiários concluiu que os detentos tendem a ficar mais tranquilos em celas pintadas de rosa claro. Em contrapartida, homens tendem a ficar mais impacientes em espaços em preto, causando sensação de aperto ou acuamento. Uma das táticas de empórios é pintar as paredes de branco, assim por mais que não tenham muitos metros quadrados, ocorre a sensação de grandeza.

Por fim, usar bem os tons e saber qual caminho percorrer são passos primordiais para construção de marcas. Sendo assim estude, pesquise sobre psicologia das cores e sua influência em diferentes culturas. Você não vai querer que sua barbearia seja confundida com uma lanchonete, né? Abraços!