Exchanges centralizadas e as descentralizadas com criptomoedas
0
0

Exchanges centralizadas e as descentralizadas com criptomoedas

Com as trocas descentralizadas é possível que as pessoas troquem seus tokens criptografados entre si, esse é um dos benefícios das trocas descentralizadas das criptomoedas, porem também existe algumas desvantagens. Confira também!

Wisemade
7 min
0
0

Com as trocas descentralizadas é possível que as pessoas troquem seus tokens criptografados entre si, esse é um dos benefícios das trocas descentralizadas das criptomoedas, porem também existe algumas desvantagens. Confira também!

Email image

• Com as Dexs é possível negociar sem a presença de um intermediário para as transações.

• Os usurários que optarem pelas Dexs podem continuar com a custódia das criptomoedas.

• Você se torna o único responsável pela segurança dos seus dados, o que pode ser uma desvantagem para algumas pessoas. Uma troca descentralizada, mais conhecida como DEX, é um meio que as pessoas utilizam para fazer negócios e transações sem a necessidade de intermediários. Porém, para você conseguir entender melhor como funciona a troca descentralizada é de suma importância aprender primeiro como são as trocas centralizadas. Confira!

Como são as trocas centralizadas?

Nos aplicativos ou sites como o Binance e Coinbase é possível vender, negociar ou até mesmo comprar tokens e criptomoedas listados nessas trocas. Suponha que você queira adquirir criptomoedas Bitcoin, você deve se inscrever nesses sites, fornecer seus dados e depositar alguma quantia em dinheiro, muitas vezes essa etapa leva dias, o que é um ponto negativo das trocas centralizadas se comparadas com a Dex.

O aplicativo informa o preço que você pode depositar, esse valor é baseado em” livros de pedidos” que é um valor referente ao que os outros usuários vendem e compram na plataforma e você tem a liberdade de realizar essa transação por diversos preços. Depois de realizar esse processo, o aplicativo mostrará as Bitcoins dentro da sua conta, e então você pode utiliza-las da maneira que desejar, podendo até trocá-las por outros tokens, essas criptomoedas ficam em sua custódia, por tanto estão seguras e você pode movimentá-las sempre que quiser.

As negociações que você fizer, serão realizadas dentro de um bando de dados de trocas e não em uma cadeia de bloco. Após as trocas, as criptomoedas ficam agrupadas em carteiras digitais controladas pelos aplicativos, cada troca contém uma chave particular, no entanto, existem formas de reverter essa situação, já que dentro do aplicativo é possível transportar seus tokens para uma carteira digital privada, porém isso será um processo a mas que você terá que resolver caso queira negociar suas criptomoedas futuramente.

As pessoas que defendem a Dex acreditam que as trocas descentralizadas oferecem mais segurança, já que as trocas centralizadas podem prejudicar o acesso dos usuários a suas criptomoedas ou até mesmo interromper as negociações, deixando suas contas mais vulneráveis aos hackers de plantão. Por outro lado, as trocas centralizadas também oferecem alguns benefícios, elas são mais práticas e acessíveis para os novos usuários, suas negociações são mais rápidas porque não contém dividas na cadeia de bloco infra estruturada.

A maior conquista da Coinbase tem sido essa, já que eles têm como objetivo ter seu nome reconhecido nos EUA, eles visam ajudar as pessoas que desejam entrar no mundo das criptomoedas, mas que por algum motivo são intimidadas pelos procedimentos.

A Coinbase se tornou uma ótima guardiã para essas pessoas que desejam manter suas trocas centralizadas e seus fundos seguros.

Como funcionam as trocas descentralizadas?

Uma troca descentralizada utiliza contratos inteligentes de forma automática para realizar negociações entre as pessoas, porém não assume a segurança das criptomoedas. As Dexs têm três formas de lidar com esses procedimentos, que são blocos de pedidos chamados on-chain, off-chain e um sistema automático do mercado. Nos livros on-chain as cadeias de blocos são responsáveis por cada transação, sejam compras, pedidos ou até mesmo cancelamento de algum pedido. Essa é uma das formas que a troca descentralizada funciona, porem adicionar tudo em uma cadeia de bloco pode tornar o aplicativo lento e mais caro. Já nos pedidos off-chain, essas negociações podem ocorrer em diferentes lugares, contato que a transação final seja realizada dentro de uma cadeia de bloco.

Essas trocas centralizadas podem passar por uma série de sistema de segurança, já que esses pedidos são armazenados dentro de cadeias de blocos, porém não são tão caros e lentos quanto os pedidos on-chain. Os sistemas automáticos não utilizam esses livros de pedidos como nos outros casos que é necessário ter alguém utilizando a Compound para conseguir comprar chainlinks, e essa pessoa tem que concordar com o valor imposto, caso contrário não será possível adquirir esses tokens.

Por tanto os sistemas automáticos (AMMs) definem seus preços sem precisar de outras partes envolvidas nesse processo, isso permite que você troque seu token chainlink por Compound facilmente sem precisar de um intermediário. Para facilitar essa transação os sistemas automáticos utilizam o “Pools de liquides”, onde pagam alguns usuários para que eles mantenham seus fundos guardados por contratos inteligentes, com isso os usuários individuais desempenham um papel importante e proveitoso em negociações.

Curiosidade!

Você sabia que a Bancor desenvolveu o primeiro sistema automático (AMM) dentro de uma cadeia de blocos depois de obter cerca de 153 milhões US$ de dólares no Ether no ano de 2017.

Quais as vantagens das Dexs?

Privada

As trocas descentralizadas não exigem que os usuários americanos insiram nos aplicativos suas informações pessoais, como seu endereço ou números sociais, diferente das trocas centralizadas que exigem essas informações dos usuários de acordo com a lei de sigilo bancário, já que as Dexs não tem controle dos ativos, elas não precisam de tais regulamentos.

Diversas opções

Assim como a Uniswap, algumas Dexs permitem que os usuários criem alguns tokens, onde você pode trocá-los instantaneamente por tokens de outros usuários, dessa maneira os usuários podem utilizar seus tokens para negociar finanças descentralizadas (DEFI), esses serviços permitem que você negocie ou empreste sem ter que passar por uma instituição bancaria financeira.

O risco é menor

Já que suas trocas são descentralizadas, elas são mantidas em uma carteira virtual com chaves privadas que só você pode acessar, ou seja você tem seu seguro contra os hackers, e mesmo que essas trocas centralizadas por algum motivo forem para manutenção, dentro da Dex você pode continuar normalmente com suas negociações.

Quais as desvantagens das Dexs?

As trocas descentralizadas funcionam apenas com ativos e não com fiat (USD) das criptomoedas, pois para utilizar a criptomoeda fiat seria necessário envolver os bancos, já que as transações em dólares não se estabelecem automaticamente como as cadeias de blocos. Por isso você precisa de ativos de criptomoedas para conseguir realizar as trocas descentralizadas.

Complexidade

Algumas Dexs são construídas através da cadeia de bloco Ethereum, então todos os tokens devem ser negociados dentro de uma cadeia de bloco, o que significa que muitas cadeias de blocos não possuem Bitcoins ou outros tokens concorrentes. Por tanto os ETH devem ser convertidos em Ether embrulhado (Weth), que contém os preços igual ao ETH, assim os usuários podem facilmente negociar seus tokens.

Você é o responsável pelo seu dinheiro (O que é bom, mas tem que entender como funciona para não cometer erros em transações)

Assim como os bancos, as trocas centralizadas tem como objetivo manter seus clientes satisfeitos, já em trocas descentralizadas não existem alguém exercendo essa função, isso é porque os criadores das trocas descentralizadas não têm essa relação com seus usuários, já que o protocolo não exige tanta aproximação. Mesmo que exista muitos desenvolvedores Dexs, você continua sendo o único responsável pelo seu dinheiro.

A escolha é sua

Trocas descentralizadas normalmente utilizam a cadeia de blocos Ethos, que contém muita privacidade, seus tokens permanecem em sua custodia até que você os troque ou negocie com outra pessoa, o que pode ser reconfortante para alguns usuários que se preocupam com sua segurança online, já para outros tal responsabilidade pode ser assustadora e os riscos de perder os tokens são preocupantes. Porém, as pessoas que defendem a Dex acredita que essas trocas descentralizadas são a melhor solução para seus problemas.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE AS VISÕES E OPINIÕES EXPRESSAS PELO AUTOR SÃO APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E NÃO CONSTITUEM ACONSELHAMENTO FINANCEIRO, DE INVESTIMENTO OU OUTRO.

https://wisemade.io/