Guia para iniciantes sobre NFTs: O que são non-fungible tokens?
0
0

Guia para iniciantes sobre NFTs: O que são non-fungible tokens?

Non-fungible tokens (tokens não fungíveis) mais conhecidos como NFTs são ativos criptográficos únicos, podendo ser vinculados as redes digitais ou até mesmo físicas, seu objetivo é assegurar que os ativos que passaram por um processo de compr...

Wisemade
15 min
0
0

Non-fungible tokens (tokens não fungíveis) mais conhecidos como NFTs são ativos criptográficos únicos, podendo ser vinculados as redes digitais ou até mesmo físicas, seu objetivo é assegurar que os ativos que passaram por um processo de comprovação digital na rede Blockchain são realmente legítimos, eles podem ser utilizados em diversas áreas, como obras de artes, videogames, músicas e qualquer conteúdo digital.

Email image

Os ativos digitais estão evoluindo consideravelmente, como as criptomoedas, tokens de segurança e privacidade, tokens de utilidade, entre outros, e esses ativos estão se desenvolvendo cada vez mais e tomando uma grande proporção assim como a tecnologia Blockchain e a criptográfica.

Um dos setores que mais expandiu na indústria da cripto, foram os non-fungible tokens (NFTs). Caso esteja curioso para saber como esses tokens funcionam, como são e como estão sendo usados, confira esse artigo!

Como são os Non-fungible tokens?

Como citamos acima, non-fungible tokens são ativos digitais, que funcionam para guardar informações inseridas em contratos inteligentes, e são essas informações que torna cada token único, os tornando insubstituíveis, como não existem dois tokens iguais, eles não podem ser trocados assim como acontece com as notas, que possuem o mesmo valor podem ser facilmente trocadas pelos seus titulares.

Um exemplo disso é a criptomoeda Bitcoin, que é non-fungible tokens, ou seja, é possível trocar Bitcoins com outras pessoas, levando em consideração que o valor da moeda pode variar dependendo do período de troca, em alguns casos também é possível realizar transações de quantias menores da Bitocoin, como centavos, conhecidos como satoshis, essa troca só é possível por que os tokens fungíveis da Bitcoin são divisíveis.

Diferentes dos non-fungible tokens, que não podem ser divididos ou trocados, da mesma forma que não se pode dividir um convite ao meio, pois suas metades não valeriam nada e não poderiam ser restauradas. No entanto, alguns investidores estão experimentando nos últimos meses um novo conceito, que é NFTs fracionadas, que permite que sejam vistos como títulos.

Alguns dos primeiros non-fungible tokens foram os cryptokitties colecionáveis, cada um desses gatinhos digitais é único, e se baseiam na rede Blockchain, ou seja, é possível enviar e receber, no entanto um cryptokitties recebido de volta será diferente daquele que foi enviado, o ponto importante desse jogo é colecionar o maior número possível de cryptokitties diferentes.

Em non-fungible tokens, como é o caso dos cryptokitties, as informações mais importantes são armazenadas em contratos inteligentes dentro da rede Blockchain especifica para esse token. Os cryptokitties foram desenvolvidos como tokens ERC-721 na rede Blockchain da Ethereum, no entanto estão em processo de migração para sua própria Blockchain Flow, assim qualquer novo usuário cripto pode acessá-los.

Curiosidade!

Você sabia que as negociações do Non-fungible tokens atingiram um volume de negociação em 10,67 bilhões US$ no trimestre do ano de 2021, esse foi um aumento considerável, cerca de 700% a mais em relação ao trimestre anterior.

Por que os non-fungible tokens (NFT) são tão especiais?

Non-fungible tokens são únicos e geralmente estão interligados a ativos específicos, e são usados para provar a legitimidade de itens digitais ou físicos, e podem funcionar da mesma maneira que os tokens fungíveis, que podem ser cédulas ou moedas, e ambos os tokens possuem os mesmos atributos e o mesmo valor após serem trocados.

Curiosidade!

Você sabia que o artista digital conhecido como Beeple vendeu em março de 2021 uma colagem NFT do seu projeto por cerca de 69 milhões US$, e com esse feito ele se tornou o terceiro artista com mais valor em leilão, logo atras de David Hockney e o Jeff Koons.

Como os non-fungible tokens são utilizados?

Os non-fungible tokens podem ser usados não só para representar tokens digitais colecionáveis, como cryptokitties, Sorare e NBA top shot, mais também para diferenciar ativos digitais afim de averiguar se são legítimos ou não, sendo possível realizar essa averiguação em diversos projetos, como em obras de artes, jogos, parcelas de produto ou até mesmo licenças de propriedades. 

Esses tokens podem ser vendidos ou comprados em mercados de NFT, apesar de outros mercados como Opensea ou Rarible estarem dominando até então esse campo de compra e venda dos tokens, algumas exchanges de criptomoedas começaram recentemente se posicionar melhor nesse meio. Como a Binance, que em junho de 2021 lançou seu próprio mercado marketplace NFT de tokens, por outro lado, a rede Coinbase que é sua rival, em outubro de 2021 anunciou projetos de mercado NFT e constou com mais de 1,4 milhões de novos usuários inscritos nas listas de espera apenas nas primeiras 48 horas após seu pronunciamento.

Como funcionam os Non-fungible tokens?

A Rede Bitcoin e a ERC-20 utilizam os tokens fungíveis, já a rede Ethereum utiliza o non-fungible tokens que é o padrão ERC-721, o mesmo usado na criação de cryptokitties e decentraland. Non-fungible tokens também são desenvolvidos por redes Blockchain e habilitados para a criação dos contratos inteligentes.

O ecossistema da Ethereum têm se expandindo cada vez mais nas redes Blockchain, não apenas a Ethereum como outras redes utilizam os non-fungible tokens, sendo elas Solana, Tezos, NEO, EOS, Secret, Flow, TRON e Network.

Os non-fungible tokens permitem que informações detalhadas como identidade, metadados ou links seguros sejam adicionados nos contratos inteligentes, a função que esse tokens executam é extremamente importante para manter esses arquivos seguros, eles são responsáveis por garantir a veracidade das informações inseridas e a propriedade digital delas, esse sistema é essencial para o armazenamento seguro dos dados na internet.

Esses tokens oferecem segurança para os usuários de qualquer rede Blockchain, garantem a legitimidade e ainda permitem a troca de ativos digitais. No entanto os protocolos dos non-fungible tokens utilizados para a criação dos contratos ainda estão se desenvolvendo, isso ocorre por que a criação de plataformas e aplicativos descentralizados através dos non-fungible tokens ainda pode ser um pouco complicado.

Fora isso, há também um desafio complexo em criar padrões, pois o desenvolvimento das redes Blockchain ainda está fracionado, isso porque muitos de seus desenvolvedores estão voltados para seus projetos pessoais, o que dificulta o desenvolvimento da rede, pois para isso acontecer seria necessário protocolos unificados.

Como funcionam os Non-fungible tokens?

A Rede Bitcoin e a ERC-20 utilizam os tokens fungíveis, já a rede Ethereum utiliza o non-fungible tokens que é o padrão ERC-721, o mesmo usado na criação de cryptokitties e decentraland. Non-fungible tokens também são desenvolvidos por redes Blockchain e habilitados para a criação dos contratos inteligentes.

Como adquirir Non-fungible tokens?

Existem Marketplaces NFT onde é possível comprar os non-fungible tokens, algumas delas são Opensea, SuperRare e Rarible. 

Veja como você pode adquirir esses tokens digitais utilizando a rede Rarible:

  • 1: Entre no site Rarible e clique no botão “conectar” que fica localizado no canto direito da tela, e então selecione a carteira digital que queira conectar a plataforma e então faça login. (é preciso aceitar os termos para conseguir acessar)
  • 2:  Depois que estiver logado, você deve procurar pelo non-fungible tokens que deseja comprar, depois é só selecionar e clicar em “compre agora”.
  • 3: Depois desse processo, aparecerá uma janela de confirmação, exigindo que você verifique os detalhes antes de aceitar, caso você esteja certo da sua escolha, pode clicar em “confirmar pagamento” e então avançará para a etapa final.
  • 4: O último passo é simples, será necessário que você confirme sua compra então sua transação será efetuada, e então seu NFT será diretamente depositado em sua conta Ethereum.

OBS: Opte por comprar seus Non-fungible tokens fora dos horários de pico, ou terá que lidar com taxas altas.

Cryptopunks foi um foi primeiros projetos de non-fungible tokens criado, ele foi desenvolvido pelo estúdio Larva Labs, que é basicamente uma série com cerca de 10.000 imagens pixels 24x24 de artes que mostram “punks” atribuídos a gênero, capacete e óculos, etc.

O cryptopunks foi lançado gratuitamente, no entanto devido ao seu crescimento, os punks agora exigem um certo valor, os mais baratos podem ser adquiridos por seis dígitos, já os mais exclusivos, que são alienígenas, zumbis, macacos, custam milhões de dólares. Até mesmo a rede Visa, gigante na área de pagamentos, adquiriu seu cryptopunk #7610, para fazer parte de sua coleção de artefatos comerciais históricos.

Os cryptopunks são utilizados para demonstrar a adesão de uma fraternidade exclusiva, e seus proprietários as utilizam como personagens em suas redes sociais. Os cryptopunks tomaram uma proporção tão grande que levou o Twitter a utilizar protocolos para verificar esses personagens NFT, evitando assim que usuários que não compraram as punks não salvassem essas imagens para usar como se fosse um negócio real.

O estúdio de desenvolvimento Larva Labs fez um acordo com a United Talent Agency afim de explorar as possibilidades de levar sua propriedade para a televisão, cinema, videogame, entre outros. Assim como a cryptopunks, a Bored Ape Yacht Club também é uma série com cerca de 10.000 imagens de personagens NFT, sendo macacos descolados, e cada imagem consta com um conjunto de atributos organizados aleatoriamente, o que gerou uma comunidade prospera em volta deles.

Uma das vantagens de adquirir um Bored Ape NFT é que você pode se tornar elegível para gotas adicionais de NFTs, no caso da  Bored Ape Kennel Club, essas imagens são uma série de cães NFTs, na Mutant Ape Yacht Club, elas são uma série de macacos mutantes. Pense nessas imagens como um convite para participar de um clube exclusivo que oferece diversas regalias para seus participantes.

Esses clubes tornaram-se cada vez mais exclusivos, e seu números cresceram no último ano, e consta com algumas celebridades escolhendo macacos entediados, algumas delas são Eminem, Stephen Curry e Snoop Dogg. Assim como o Larva Labs, o  Yuga Labs desenvolvedor da Bored Ape Yacht Club, garantiu que faria uma apresentação em Holywood, com o intuito de expandir sua marca para a TV, cinema e outros meios de entretenimento.

Curiosidade!

Você sabia que o valor do piso da Bored Ape NFTs ultrapassou o valor do Cryptopunks em dezembro de 2021 pela primeira vez? Essa se tornou uma marca popular crescente da coleção PFP.

Os colecionáveis NFT, como os cryptopunks e os Bored Apes funcionam de uma forma diferente dos non-fungible tokens, já que eles têm uma enorme variedade de plataformas e aplicativos, até mesmo em alguns casos representam objetos virtuais em videogames, lembrando que o maior videogame NFT é o Axie Infinity, que tem sido a colação NFT mais disputada no terceiro trimestre de 2021, com suas negociações acima de 2,5 bilhões US$.

Esse jogo funciona como o famoso Pokémon, onde os participantes colecionam monstros fofinhos chamados de Axies, esses participantes colocam os monstros para lutarem entre si em batalhas ou fazem uma fusão para criar um novo Axie. Esse jogo funciona como um mecanismo para ganhar jogando, ou seja, jogadores podem ganhar a vida criando novos Axies e negociando eles, como têm acontecido em muitos países, incluindo a Filipinas.

Porém para jogar esse jogo individualmente é preciso seguir um caminho íngreme e para jogar em equipe é preciso realizar uma negociação alta de dólares, ou seja, não é nada barato começar jogar.

NFTs e DEFI

As redes financeiras descentralizadas (DeFi) de criptomoedas utiliza o sistema de non-fungible tokens, e um exemplo disso é a rede Aavegotchi, que é basicamente uma startup experimental financiada pela rede DeFi money market Aave, que são criptos NTF colecionáveis  chamadas Aavegotchis, geralmente utilizadas em jogos, e cada uma delas consta com uma aposta garantida de a Aave´s atokens, isso indica que cada uma é responsável por gerar rendimentos Aave, e se por acaso o usuários liquidar sua participação, então a Aavegotchi desaparece.

Como citamos anteriormente, a plataforma Rarible descentralizada também conecta os communites DeFi com os NFT e permite que os participantes vendam ou comprem obras de artes virtuais dentro do mercado Rarible. Em julho de 2020 essa rede lançou o sistema RARI, que é um token de governança que funciona para dar recompensas aos colecionadores e criadores, no entanto essa recompensa só pode ser obtida se o usuário tiver uma boa participação dentro da plataforma.

Com o aumento das negociações no terceiro trimestre de 2021, o NFT cresceu consideravelmente, chegando a atingir 10,67 bilhões US$, isso de acordo com DappRadar, e seu aumento anual é cerca de 38.000%. OpenSea que é a principal rede de marketplace NFT, registrou em agosto uma quantidade de negociações cerca de 75 milhões US$ em apenas um dia, esse número é superior ao ano todo de 2020.

Enquanto isso os NFTs foram muito valorizados, um exemplo disso foi o artista Beeple digital, que em março de 2021 vendeu apenas uma obra de arte NFT por 69,3 milhões US$ em um leilão, e com isso ele ficou à frente se tornando um dos artistas que lucrou muito de maneira rápida. Os  Cryptopunks, Art Blocks e Bored Apes adquiriram milhões de dólares com seus NFTs e com isso agregaram valor a instituições onde ocorriam os leilões, como as casas Christie´s Sotheby´s que adotaram os non-fungible tokens em troca de hospedagem de vendas, como nesse último ano que a casa lançou sua própria plataforma de NFT.

Algumas galerias de arte debateram a maneira mais adequada para exibir as obras de artes virtuais, e o dinheiro foi valorizado por celebridades e artistas, que fizeram crescer o entusiasmo das pessoas pelos NFTs, um desses casos foi do rapper Snoop Dogg que se mostrou ser um colecionador de NFT, e com isso divulgou ingressos NFT para quem quisesse participar de uma festa dentro do jogo cripto chamado The Sandbox.

Não apenas o Snoop Dogg, mas outros artistas como Mila Kunis e Ashton Kutcher também lançaram um desenho animado conhecido como Stoner Cats como NFT, o que levou o astro Tom Brady da NFL lançar sua própria plataforma de NFT, chamada Autograph.

NFTs no futuro

Atualmente a maioria dos non-fungible tokens estão em torno de artes, cripto-colecionáveis e jogos e seu crescimento é constante, levando muitas marcas famosas a licenciar seu conteúdo para os non-fungible tokens, um exemplo é a Sorare, que teve cerca de 100 clubes de futebol inscritos em sua plataforma de jogo de futebol virtual, enquanto isso outros jogos foram renderizados como sendo NFTs, como os jogos da BBC, Doctor Who, Minecraft e os Smurfs.

O twitter seguiu o mesmo caminho em junho de 2021, quando lançou sua coleção NFTs, logo após a verificação dos avatares NFT dos seus usuários. Em casos de jogos, os non-fungible tokens podem ser utilizados para representar objetos virtuais dentro dos jogos, como os skins, que podem ser transferidos para outros jogos ou até negociados com outros participantes.

O potencial dos non-fungible tokens é extremamente amplo, o que permite que aplicativos possam incluir direitos autorais, venda de videogames e bilheteria, musicas, filmes e até mesmo propriedade intelectual sobre os NFTs, um exemplo disso é o filme de suspense Zero Contact que em setembro de 2021 foi lançado como o primeiro longa-metragem NFT, algumas semanas depois desse ocorrido alguns thrillers foram lançados com o tema de Lockdown.

Tom Brady lançou em outubro sua música Autograph dentro da sua plataforma NFT, e a música The Weeknd foi sua primeira assinatura. Por outro lado, estavam as empresas dos videogames que queria usufruir das possibilidades oferecidas pelo NFTs, como a Assassin´s Creed Ubisoft que no final de 2021 se tornou a primeira grande marca de jogos a lançar os non-fungible tokens dentro dos seus jogos.

Assim como ela, outras empresas de jogos também apostaram em NFTs, incluindo a empresa Konami, no entanto alguns jogadores não acreditam na tecnologia NFTs, isso levou algumas empresas abondarem o NFTs, como a GSC Game World que em dezembro de 2021 abandonou seu projeto de incluir os non-fungible tokens em seu jogo S.T.A.L.K.E.R 2: Herat of Chernobyl após uma péssima reação dos fãs sobre o NFTs.

Uma das expectativas para o NFTs é que se tornem uma chave importante dentro do metaverso, uma ideia digital influenciável e compartilhada entre os usuários, permitindo que eles utilizem avatares 3D, algumas empresas Meta são o Facebook, Nike, Adidas e Samsung que optaram por entrar no mundo metaverso e esperam com isso influenciar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

As plataformas The Sandbox e Decentraland são metaversos e já utilizam o NFTs para representar objetos virtuais, como roupas e acessórios para seus avatares ou até mesmo parcelas de terra. O próximo passo que o NFTs deseja alcança dentro do metaverso é permitir que os usuários possam trocar itens virtuais com outras plataformas metaversos.

Os non-fungible tokens potencializam a criação de novos tokens de segurança de ativos digitais e físicos que podem ser tokenizados para propriedade divisível ou compartilhada, isso só ocorre se os tokens não forem fungíveis, já que sua propriedade é rastreável, mesmo que sejam vendidos, podem ser encontrados.

Os non-fungible tokens também permitem outras aplicações, como certificações para qualificados, garantias, certidões de nascimento e óbito ou até mesmo licenciamento de software.  Os non-fungible tokens tem como objetivo provar a legitimidade do proprietário ou destinatário dentro dos contratos inteligentes, assim podem registrar as informações corretas dentro das carteiras virtuais, facilitando assim o acesso dos usuários. Um dia será possível provar certificados, licença e ativos dentro das carteiras virtuais.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE AS VISÕES E OPINIÕES EXPRESSAS PELO AUTOR SÃO APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E NÃO CONSTITUEM ACONSELHAMENTO FINANCEIRO, DE INVESTIMENTO OU OUTRO.

Referência: Decrypt

Gerencie seu portfolio de criptomoedas com a Wisemade