Desde o final do ano passado notícias sobre demissões em grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Twitter, e a mais recente, Google vem se tornando recorrentes.
|
|
|
|
|
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem |
Site que reúne informações sobre demissões apenas em 2023:
|
|
Além das demissões, O grupo de “big techs” formado por Apple, Microsoft, Amazon, Meta e Alphabet (Google) perdeu US$ 3,901 trilhões em valor de mercado nos últimos 12 meses. Mas porque isso está acontecendo agora?
1º O começo de tudo
Embora a crise esteja sendo sentida hoje, em 2023, já no final de 2019 as bolsas mundiais já estavam perdendo valor, especialmente o índice de tecnologia Nasdaq. Vejamos no gráfico abaixo:
|
|
|
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem |
|
|
|
Queda do índice Nasdaq em 2019 |
Uma das razões para isso é que por muito tempo as taxas de juros no mundo e, especialmente nos Eua, estavam em patamares muito baixos por muito tempo.
O que fez que os rendimentos em renda fixa e títulos públicos não gerassem interesse dos grandes investidores e para suprir a demanda por rentabilidade os investimentos em empresas de tecnologia cresceram de forma acelerada e desmedida.
Citando exemplos temos os IPOs (ofertas públicas iniciais) de empresas como Uber e Lyft que não conseguiram capitalizar o esperado pelos seus investidores. A Lyft teve um prejuízo de quase US$ 1 bilhão em 2018, enquanto a Uber teve um prejuízo de cerca de US$ 1,8 bilhão. As empresas estavam sendo medidas perdas, não por lucros.
Muitos fundos de investimentos alocaram muito capital em diversas empresas com a expectativa de um retorno no futuro enxergando nessas empresas a chance de acertarem em cheio e vê-las se transformarem em gigantes de sucesso como Apple, Google, Amazon e Facebook.
No entanto, a grande maioria das empresas não foram capazes de gerar o lucro e a receita esperada, algumas operando com prejuízo. Criando uma bolha prestes a estourar.
No entanto, ninguém esperava uma pandemia global em 2020, justamente o ano que uma crise no setor de tecnologia parecia iminente.
2º A pandemia e o estouro da tecnologia.
Com a pandemia da covid estourando, governos imprimindo dinheiro a rodo e pessoas presas em casa, o setor de tecnologia explodiu em demanda e com isso contratações, expansões e criações de novos projetos pelas empresas foram realizados, como, por exemplo, o metaverso pela Meta.
Serviços de streaming, vendas online e, principalmente, serviços de encontro remoto como ZOOM tiveram um aumento muito expressivo na sociedade o que refletiu em suas ações, vejamos abaixo:
|
|
|
Valorização das ações da ZOOM |
E muitas outras empresas apresentaram um salto gigantesco em valorização, muitas além de 100%.
Mas a festa não durou muito, com a reabertura da economia, a inflação estourando mundialmente e economias fragilizadas pela guerra da Russia x Ucrânia o setor de tecnologia se viu em uma situação delicada.
3º Aumento de juros e suas consequências
O aumento da taxa de juros nos Eua para conter a inflação afetou diretamente as empresas de tecnologia que geralmente necessitam de empréstimos e investimentos para manter suas operações.
Além de impactar nas vendas, o cenário tem feito empresas diminuírem gastos com publicidade, o que afeta em cheio as gigantes da tecnologia que dependem de anúncios.
Junto a isso temos resultados mais fracos e decepcionantes das empresas, com quedas de receitas e lucros. Com todo esse cenário, as empresas estão em uma situação que precisam passar por reajustes para seguir sendo eficientes e lucrativas.
Fontes:
2º https://www.showmetech.com.br/demissoes-nas-grandes-empresas-de-tecnologia/