🏈 Corrida para os Playoffs: Semana 12 – AFC North entra em momento decisivo, Arizona vai encaminhando NFC West
1
0

🏈 Corrida para os Playoffs: Semana 12 – AFC North entra em momento decisivo, Arizona vai encaminhando NFC West

De hoje até a Semana 18, vamos fazer semanalmente esta coluna para acompanhar a corrida para os playoffs – com a classificação atual das conferências e algumas notas sobre times que sobem, descem e que estão na briga ou pode entrar. É uma var...

Antony Curti
5 min
1
0

De hoje até a Semana 18, vamos fazer semanalmente esta coluna para acompanhar a corrida para os playoffs – com a classificação atual das conferências e algumas notas sobre times que sobem, descem e que estão na briga ou pode entrar. É uma varredura do que esperar em janeiro e é uma coluna ainda mais necessária em 2021 por conta da imprevisibilidade que estamos testemunhando semana a semana. As chances de playoff ao lado da campanha são via Five Thirty Eight.

AFC North entra em momento de decisão

Divisão mais disputada da Conferência Americana e que já teve alguns líderes diferentes nesta temporada, a AFC North começa a ser "peneirada" no pós-Thanksgiving. Esse, aliás, costuma ser o marco temporal para que as brigas por divisão se fato acabem se afunilando. Baltimore (8-3) conseguiu várias vitórias com o time depenado de tantas lesões, então é uma equipe para ficarmos de olho ante o grande trabalho de John Harbaugh como head coach nesta temporada. Segundo o FiveThirtyEight, os Ravens têm a melhor chance de vencer a AFC North, com 64%.

O calendário de Baltimore, contudo, é forte até a Semana 18 – não que o dos demais não sejam. Abaixo, uma análise do futuro dos quatro times da divisão.

🏈 Baltimore Ravens (64% de chance de vencer a AFC North): Sequência bem dura para os Ravens, que precisam do elenco o mais saudável o possível e o quanto antes. O time tem Pittsburgh, Cleveland, Green Bay e Cincinnati nas próximas semanas. O calendário fecha com Rams e Steelers novamente – não há nenhum jogo contra equipe que tem campanha negativa até o final da temporada. Ainda, 4 dos 6 últimos jogos são intradivisionais e os outros dois são contra Rams e Packers, equipes que estiveram na Semifinal da NFC do ano passado.

🏈 Cincinnati Bengals (29% de chance de vencer a AFC North): Amparados por Ja'Marr Chase e Joe Burrow no ataque e por uma defesa bastante acima da média neste ano, Cincinnati tem vida um pouco mais tranquila. Em tese. Dentro da divisão, já têm 3-1 de campanha, algo que pode ser fiel da balança. Os Bengals já venceram os Ravens aliás, no mês passado. De toda forma, a derrota para os Jets na Semana 8 pode complicar a vida. Nas próximas semanas, os Bengals também só enfrentam times com campanha positiva neste momento. Chargers, 49ers, Broncos, Ravens, Chiefs e Browns é a tabela final do time do sul de Ohio.

🏈 Pittsburgh Steelers (2% de chance de vencer a AFC North): Ben Roethlisberger neste ano está jogando como um aposentado em atividade, infelizmente. Desfalques defensivos não vem ajudando. O calendário? Tampouco. Talvez seja o difícil da NFL na reta final, enfrentando nada menos que três líderes de divisão até a Semana 18. Todas as equipes que estão pela frente de Pittsburgh, aliás, tem chance de estar nos playoffs neste ano. Baltimore, Minnesota, Tennessee, Kansas City, Cleveland e Baltimore de novo. O time tem vários confrontos divisionais pela frente, mas por outro lado, amarga um 1-2 dentro da AFC North neste ano.

🏈 Cleveland Browns (5% de chance de vencer a AFC North): Caos reina em Cleveland, com Baker Mayfield parecendo o robocop em campo. Ao menos, os Browns  vão para a folga agora. Na volta, vários duelos que podem catapultar as chances da equipe para jogar na pós-temporada, mas o 1-2 dentro da divisão não ajuda. Wild Card ainda pode rolar: a equipe joga contra Baltimore, Las Vegas, Green Bay, Pittsburgh e Cincinnati – jogos duros.

Classificação AFC:

  1. Baltimore, 8-3, 91%
  2. New England, 8-4, 91%
  3. Tennessee, 8-4 (NE à frente por confronto direto), 98%
  4. Kansas City, 7-4, 85%
  5. Cincinnati, 7-4, 65%
  6. Buffalo, 7-4, 86%
  7. LA Chargers, 6-5, 49%

* Na Briga: Las Vegas (6-5, 20%), Denver (6-5, 26%), Indianapolis (6-6, 53%), Pittsburgh (5-5-1, 10%), Cleveland (6-6, 19%), Miami (5-7, 9%)

*Quase eliminados: Jacksonville (2-9), Houston (3-8), NY Jets (3-8) tem menos de 1% de chance de playoff.

 * De 1 a 4, lideram divisão. Folga estaria com Baltimore neste momento. 

Mesmo sem Kyler Murray, Arizona começa a encaminhar a NFC West

É um feito e tanto para Kliff Kingsbury e companhia. Sem Kyler Murray, o time teve 2-1 de campanha e essas duas vitórias vieram contra times da NFC West. Depois da folga da Semana 12, os Cardinals têm duelo teoricamente tranquilo contra o Chicago Bears e ainda temos uma partida contra Detroit no calendário. A expectativa é que Murray volte e DeAndre Hopkins treinou hoje. Ou seja: o 9-2 pode virar folga da NFC.

Para além disso, Arizona vê um Los Angeles Rams em crise, Seattle virtualmente fora da pós-temporada e um San Francisco 49ers que demorou para engrenar na temporada – embora venha de três vitórias e seja candidato aos playoffs. Hoje, Arizona tem 95% de chance de vencer a divisão. O time bateu San Francisco duas vezes (uma sem Murray, lembrando) e já tem 1-0 contra os Rams. O time de Los Angeles tem 4% como chance de ser campeão da NFC West e San Francisco tem 0,7%. Seattle ainda não está matematicamente eliminado, mas né, convenhamos.

Classificação NFC:

  1. Arizona, 9-2, 99%
  2. Green Bay, 9-3, 99%
  3. Tampa Bay, 8-3, 99%
  4. Dallas, 7-4, 87%
  5. LA Rams, 7-4, 84%
  6. San Francisco 49ers, 6-5, 74%
  7. Washington, 5-6, 33%

* Na Briga: Minnesota (5-6, 50%), Atlanta (5-6, 8%), New Orleans (5-6, 24%), Philadelphia (5-7, 26%), Carolina (5-7, 6%), NY Giants (4-7, 6%)

* Quase eliminados: Seattle (3-8), Chicago (4-7), Detroit (0-10-1) tem menos de 2% de chance de playoff

* De 1 a 4, lideram divisão. Folga estaria com Arizona neste momento. 

Para saber mais:

Sem alternativa a Big Ben, Steelers afundam

Falta de comando de Stefanski expõe Baker Mayfield ao ridículo

Power Ranking, semana 12: Chiefs de volta ao top 5

Curti: 7 vencedores e 7 perdedores da Semana 12

Fora de Jogo: A carruagem dos Los Angeles Rams virou abóbora?