A Importância do Professor na Educação
0
0

A Importância do Professor na Educação

Tão importante quanto qualquer outra profissão, o professor é um ser agregador no sentido provocador e transformador de todos os seres. O grande papel do professor é impulsionar os alunos ao conhecimento. O grande educador Paulo Freire, já de...

Daniel Pedro
3 min
0
0

Tão importante quanto qualquer outra profissão, o professor é um ser agregador no sentido provocador e transformador de todos os seres. O grande papel do professor é impulsionar os alunos ao conhecimento. O grande educador Paulo Freire, já deixou transparecer em suas citações que o papel da educação é ser libertadora, de forma a instigar os educandos a serem pessoas livres para conhecer, aprender, ensinar e principalmente livres para serem o que eles querem ser. Sendo assim, a educação é um instrumento libertador que sucessivamente tem efeitos transformadores de uma sociedade que busca meios de se solidificar em plenas ascensões do ser sujeito que tenha vez e voz, fazendo com que o indivíduo tenha um papel crítico junto a uma sociedade que busca inovações e qualificações.

“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.” (FREIRE, Paulo. Rio de Janeiro: 1987.).

A humanidade é formada por grupos de pessoas diversas e plurais. Estes grupos são fundamentais para a construção de uma nova humanidade. Por isso é de extrema importância que os educadores tenham uma educação inclusiva, incluindo todos os grupos sociais para que assim todos tenham acesso ao conhecimento, e que esse conhecimento não exclua, invisibilize e roube a individualidade e a ancestralidade de nenhum indivíduo. Os professores tem um papel muito importante no combate da desigualdade social e educacionais, que existe entre esse abismo, onde de um lado existe um grupo privilegiado (branco, hétero e burguês) e no outro lado um grupo desfavorecido (negros, pobres e periféricos), nós professores devemos sempre esta lutando contra esse abismo, sugerindo formas de diminuir esse abismo e critica as politicas publicas feitas para a diminuição desse abismo que não funcionam, fazendo com que sejam criadas novas politicas publicas que atendam as necessidades desses grupos marginalizados pela sociedade. A educação é um direito de todos, e é de suma importância defendermos esse direito e impedir o crescimento dessa desigualdade social e educacional que vem crescendo cada vez mais principalmente nesse contexto de pandemia que estamos vivendo.


Only SubscribersTo access all content, you must subscribe to the DaniFeelps channel. You can also become a subscriber and have access to exclusive content.
This channel is committed not to send spam and to respect the LGPD. Cancel whenever you want.