A Ilusão do Cinema de Rua
25
0

A Ilusão do Cinema de Rua

Eu sempre tratei a sala de cinema como um templo sagrado.

Dani Furlan
3 min
25
0
Email image

Eu sempre tratei a sala de cinema como um templo sagrado.

Nestes ambientes mágicos podemos cultuar cineastas, atores, atrizes e diversos profissionais talentosos que dedicam suas vidas para despertar emoções em pessoas desconhecidas. 

Uma experiência cinematográfica compartilhada na sala de cinema tende a ser muito mais marcante, seja pelo silêncio de tensão compartilhado com os demais espectadores, pelos gritos ocasionados por uma aparição surpreendente, pelo choro coletivo que um falecimento ficcional pode causar e até por quem te acompanhou naquela sessão. 

Particularmente consigo me lembrar com quem assisti a todos os filmes que vi no cinema. Pode parecer um tipo de memória inútil, mas é porque cada sessão representou um momento de vida. Muitos deles eu pude ver sozinho, mas em tantos outros tive companhias valiosas. 

Além disso, também consigo recordar em qual cinema assisti. Um dos mais inesquecíveis foi o Cine Palace, o último cinema de rua da minha cidade de origem (Juiz de Fora). 

Os shoppings dominaram completamente as experiências cinematográficas de Juiz de Fora.

Por muitos anos o Palace resistiu. 

Até que em 2017 fechou.

Fui na última sessão ver o filme francês "Perdidos em Paris".

Ao contrário do sentimento de todos os presentes, o filme era leve e divertido. 

No entanto, eu só conseguia me emocionar ao lembrar de todos os momentos que vivi naquele pequeno cinema do interior mineiro. 

Eu frequentei o Palace por duas décadas. Sempre acompanhado de Maria Ilda e Celso, meus amados pais, foi lá que vi vários filmes nacionais infantis, como "Tainá" e "Simão - O Fantasma Trapalhão", dramas vencedores do Oscar "Menina de Ouro", "Crash - No Limite", "Blue Jasmine", etc) e muitos blockbusters ("Missão Impossível 3", "Harry Potter e a Câmara Secreta", "Homem-Aranha 2", entre outros). 

A sessão mais marcante, entretanto, acho que foi a de "O Ilusionista". 

Lançado em 2006, o filme de Neil Burguer me impactou absurdamente.

Eu tinha apenas 13 anos e estava vendo uma história de mágica, amor, poderes, conflitos e suspense, então era natural que ficasse empolgado. Porém, foi mais importante do que eu pensava.

Naquela exibição, a tela estava com uma mancha bem no centro. No início me incomodei. 

Entretanto, o filme era tão bom que esqueci até mesmo do meu incômodo. 

Além disso, "O Ilusionista" foi um dos primeiros filmes que me deixou "bugado".

Refleti intensamente por alguns dias sobre tudo o que aconteceu naquela história, e isso rendeu boas discussões com meu pai, o cinéfilo mais importante da minha vida. A partir de "O Ilusionista", passei a entender que nem tudo no cinema precisa de explicações, respostas óbvias ou elementos perfeitos. 

Até hoje continuo em busca de um filme sobre ilusionismo e mágica melhor do que "O Ilusionista". Ainda não encontrei e possivelmente nunca vou encontrar, pois nenhum vai me propiciar a mesma experiência familiar, crítica e sensorial que vivi com o longa protagonizado por Edward Norton. 

As emoções e memórias estimuladas por uma obra audiovisual são muito mais importantes do que técnicas e defeitos (seja na concepção do longa ou na própria tela). O cinema sempre vai me remeter aos laços que consigo traçar entre pessoas e filmes, e o Palace sempre será um dos locais mais importantes nesse aspecto. 

É uma pena pensar em como os cinemas de rua - como o Palace - estão cada vez mais perto de se tornarem apenas lembranças vagas, mas é bom saber que pude vivenciar muitas etapas desses locais inesquecíveis com pessoas inesquecíveis.

E isso não é ilusão.