De desenvolvedor a Game Designer
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De desenvolvedor a Game Designer

gamerDev13
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Hello Gamers do Brasil!

No último mês tenho me apaixonado pela arte de criar jogos digitais. É impressionante a quantidade de variáveis que um bom jogo precisa ter:

  1. Arte dos personagens, monstros, cenários...
  2. Jogabilidade
  3. Música
  4. Enredo
  5. Story Telling
  6. Dificuldade
  7. Posicionamento de camera.

É até difícil tentar simplificar numa lista todos os elementos que compõe um jogo. E esse tipo de complexidade artística tem me fascinado bastante.

Eu quero fazer um jogo, mas nem sei por onde começar

Quando eu comecei a pesquisar mais sobre o assunto fiquei impressionado com a falta de conteúdos especializados. Se em inglês já é difícil de achar um bom conteúdo, imagina em Português...

Por esse motivo eu resolvi criar esse canal na Pingback! Acredito que o melhor jeito de arrumar algo de errado é você ir lá e dar um passo para arrumar o problema.

Eu vou passar a compartilhar a minha experiência aprendendo a desenvolver jogos em Unity. E posteriormente compartilhar o desenvolvimento do meu primeiro jogo.

Mas quem é você e o que você já sabe?

Bem, acredito que em um primeiro momento, a liberdade poética de estar anônimo irá me ajudar a me expressar mais livremente e tentar vencer a timidez de falar em publico para compartilhar o que eu estou fazendo.

Sou um desenvolvedor back end, já com alguma experiência. Meu domínio é em NodeJS e Ruby, pelas quais eu já trabalho há algum tempo.

Meu conhecimento em criação de jogos é nulo. Eu sou um jogador. E só...

Sei que vou precisar dominar desde desenho a story telling e que talvez nessa jornada, codar seja o menor dos meus desafios.

Meu primeiro passo

 Durante alguns meses eu consumi muito conteúdo (em ingles infelizmente) no YouTube sobre desenvolvimento em Unity e Unreal. 

 Para quem não sabe o que esses dois software são, basicamente eles são frameworks, ides e motores para criação de jogos. Dentro desses softwares somos capazes de criar a parte técnica do jogo. Ou seja, criar os códigos que irão executar na máquina e dar lógica e vida ao nosso pensamento.

 Sinceramente, por falta de experiência, pouco sei da diferença entre Unity e Unreal. Posso, mais a frente, depois de usa-los fazer um texto sobre isso. Mas o conhecimento que eu consegui obter ate agora é que a Unity é uma ferramenta um pouco menos burocrática e mais fácil de aprender e que possuí uma ótima interface para criação de jogos 2d. Ja o Unreal é uma ferramenta focada em jogos 3d e naturalmente é mais complexa.

 Existe também uma diferença considerável na precificação dessas ferramentas. Ambas são oferecidas de graça para usuários iniciantes. A Unity cobra 150 dólares por mês apenas se você fizer, os jogos desenvolvidos nela, mais de $150 mil. Já a Unreal cobra 5% da venda de todos os seus jogos, mas só passa a cobrar quando seu jogo faturar $30 mil.

 Pessoalmente eu acho mais vantajoso a proposta de precificação da Unity. E acredito que por algum tempo a ferramenta será totalmente gratuita para mim (tomara que não, tomara que eu faça um jogo que fature 150 mil dólares rápido rsrsrs).

 Entendendo que a Unity era minha opção (pelo preço e pela facilidade) eu fui procurar pelo melhor curso disponível na internet. Infelizmente não achei nada que me transparecesse qualidade em português. Sendo assim, optei por um curso americano, citado por quase todos os vídeos de Youtube que assisti sobre criação de jogos.

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 A indicação que me deram foi para o GameDev.tv para os cursos:

1. Complete C# Unity Game Developer 2D Online Course

2. Complete C# Unity Game Developer 3D Online Course

3. Complete Blender Creator 2.8: Learn 3D Modelling for Beginners

Cada curso no site deles custa 39 dólares. Mas a minha dica é para comprá-los pela Udemy, os mesmos cursos na Udemy me custaram 22 reais (na famosa promoção interminável da Udemy). 

Eu pessoalmente odeio a interface da Udemy. Uma coisa muito legal que o site da GameDev.tv nos permite fazer é importar os cursos que você comprou na Udemy para o site deles, o que eu fiz e achei bem positivo.

O próximo passo é aprender!

 Bem, agora vou começar a fazer o primeiro curso. Eu já vi que a linguagem utilizada é C# e eu tenho pouco domínio... Vi pouca coisa na faculdade e só.

 Mas acho que vai ser uma experiência interessante. 

 Em todo o caso, eu irei ir compartilhando semanalmente os meus avanços e o que eu descobri ou fiz!

Te vejo por aqui?

 Arte no Brasil é pouco valorizada, e eu gostaria muito de contar com seu apoio nessa jornada. Vou tentar compartilhar todos os meus passos para quem sabe, ser um desenvolvedor de games!

Então, se você quiser me motivar eu te peço para mandar meu canal para o máximo de amigos possíveis. Ia ser bem legal, não estar falando sozinho aqui nesse "diário" rsrsrs

É isso pessoal!

Stay Safe,

GameDev13