Nolan e o mundo da Inteligência Artificial
0
0

Nolan e o mundo da Inteligência Artificial

Eu sempre fui fascinado por boa histórias, principalmente aquelas que vão desvendando seus mistérios durante o decorrer do filme ou série. Person of Interest e Westwolrd chamaram minha atenção por um único nome: Jonathan Nolan. Você deve já t...

Marcus Vinicius
2 min
0
0

ATENÇÃO: Esse texto contêm spoilers

Eu sempre fui fascinado por boa histórias, principalmente aquelas que vão desvendando seus mistérios durante o decorrer do filme ou série. Person of Interest e Westwolrd chamaram minha atenção por um único nome: Jonathan Nolan. Você deve já ter visto ou ouvido falar de algum filme que ele escreveu como: “Cavaleiro das Trevas” e “Insterestelar”, seus maiores sucessos junto com seu irmão, Christopher. Mas venho aqui para dissecar e apontar as semelhanças dessas duas séries.

“Person of Interest” surgiu em 2011 e foi transmitida pela CBS nos Estados Unidos. A sinopse inicial é bem simples e conta a história de um bilionário recluso que após o 11 de Setembro criou uma máquina que consegue identificar ações de terrorismo, porém, ela não consegue só distinguir apenas as ações que teriam impacto nacional, o que faz seu criador usar dois termos de crime: relevantes e não-relevantes.

A série aborda um tema muito recorrente hoje em dia que é a privacidade e até onde nós estamos dispostos a aceitar trocar ela por segurança. Isso fica mais complexo durante as outras 4 temporadas, quando a série deixa de ser um procedural – casos semanais – e começa a ter uma batalha entre inteligências artificiais entre a “The Machine” e o “Samaritan”.

Créditos: CBS
Créditos: CBS

Tá, mas qual a relação entre as duas séries? Ai é que está. "Westworld" tem uma premissa diferente e baseado no filme homônimo de   Michael Crichton. As duas primeiras temporadas mostram um parque com cenário do velho-oeste onde seres humanos visitam para se descobrirem e serem quem eles realmente querem ser. Porém, mais uma vez durante o seu desenvolvimento, a história toma um rumo mais aprofundado que serve como paralelo entre as duas séries.

Tanto uma quanto a outra falam sobre Intelegências Artificais que criam consciência e tomam suas próprias ações para serem livres. No caso de “PoI” a “The Machine” toma atitudes próprias para se defender e também defender seus alidados. Já em “Westworld” nós vemos os afitriões como Dolores e Maeve tomando conta da trama com seus diferentes objetivos, mas em ambas, nós temos um confronto de ideoligias referente até onde essa tecnolgia deve se desenvolver.

E isso fica mais complexo na última temperada de “Westworld”, onde novamente existe uma IA chamada de “Rehoboam” que define o futuro de todas as pessoas no mundo e, quem é considerado um “outlier”, não poderá fazer parte desse mundo. A diferença entre as séries pode ser identificada nas suas introduções, mas a raiz de tudo é muito parecido, até por isso elas têm o mesmo criador.

Crédito: HBO
Crédito: HBO

Com tudo isso levante a grande questão que fica é: existe possibilidade de existir um crossover? Provavelmente não haverá, mas os caminhos parecem estar interligados. O primeiro de tudo é que as séries estão em diferentes tempos, uma parece ser no futuro e a outra no presente, claro que isso pode ser resolvido de forma simples. O ponto mais importante são as emissoras que teriam que fazer um acerto para que isso acontecesse, já que uma é da CBS e outra da HBO, embora as duas sejam do mesmo estúdio. Mesmo assim, não existe coincidência nas narrativas parecidas que vemos nessas duas belíssimas séries e, tudo isso, graças a uma cara genial.