Em Sinapse no ENEM (Ecologia) #9
0
0

Em Sinapse no ENEM (Ecologia) #9

(Vunesp - 2005): O risco de extinção de uma espécie está relacionado com seu tamanho populacional, com sua área de distribuição e com o grau de especificidade de seus habitats e hábitos alimentares. Analise o quadro, que apresenta oito espéci...

Em Sinapse
2 min
0
0
Email image

(VUNESP 2005): O risco de extinção de uma espécie está relacionado com seu tamanho populacional, com sua área de distribuição e com o grau de especificidade de seus habitats e hábitos alimentares. Analise o quadro, que apresenta oito espécies, numeradas de 1 a 8, que são caracterizadas pela combinação desses fatores:

Email image

Com base nas características combinadas do quadro, pode-se afirmar que as espécies que apresentam maiores e menores riscos de extinção são, respectivamente:

a) 1 e 8

b) 1 e 4

c) 4 e 5

d) 2 e 6

e) 3 e 6

Tamanho populacional: logicamente que o tamanho populacional ótimo varia de acordo com a espécie estudada. Existem espécies adaptadas à vida solitária, enquanto outras convivem com a identificação de espécie da espécie. Mas nessa questão, o tamanho populacional está sendo relacionado com as chances de extinção das espécies, pequenas onde populações são analisadas mais frágeis e suscetíveis a extinção.

Populações que apresentam uma maior amplitude geográfica têm mais chances de após mudanças no ambiente. Mesmo que a população da população seja extinta localmente, é possível que ela possa permanecer em outras áreas. Já populações com distribuição geográfica restrita são mais vulneráveis ​​a eventos de extinções locais.

Espécies que vivem em habitats muito restritos e apresentam uma dieta especifica da manutenção do equilíbrio nas áreas onde vivem. Sendo assim, espécies de habitats e dietas mais variados consegue se manter com as maiores chances de sucesso das mudanças no ambiente.

Resumindo:

Email image

Observando o quadro, temos que um tipo 3 tem mais chance de ser extinta, enquanto a espécie 6 tem menos chance de ser extinta.

RESPOSTA: “E”