Emagrecimento
0
0

Emagrecimento

Este texto é parte de um estudo sobre estratégias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet e tem o objetivo de discutir alguns aspectos sobre a disciplina alimentar contemporânea. Parte da premissa da vis...

Miqueias
3 min
0
0

Este texto é parte de um estudo sobre estratégias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet e tem o objetivo de discutir alguns aspectos sobre a disciplina alimentar contemporânea. Parte da premissa da visibilidade que o corpo toma no mundo contemporâneo, particularmente na sua concepção como algo em permanente construção, no qual o parâmetro do corpo belo-magro-jovem é a referência. Para tanto, estratégias são desenvolvidas, de forma concomitante e conjugadas, e com suas peculiaridades, com o objetivo de alcançar um corpo idealizado. Dentre elas, destaca-se a dieta, combinada com a atividade física, que conformam os pilares fundamentais para esta construção do corpo (não desconsiderando, evidentemente, o crescente papel das cirurgias plásticas, como também do uso de cosméticos e medicamentos). Tais estratégias são fortemente consubstanciadas por um aparato técnico-científico, o que marca significativamente as formas de lidar com o corpo contemporâneo (SANTOS, 2008).

Quer ter acesso a todo esse estudo?Acesse o link a seguir https://bit.ly/3mJm4zP

Tratou-se de um estudo exploratório cuja primeira etapa foi explorar um site de busca, utilizando como palavra-chave o termo "dieta". O site de busca escolhido foi o "Yahoo.com.br", por ser considerado um dos sites mais explorados pelos internautas no período estudado. Na primeira busca, realizada no período de 8 a 11 de julho de 2003, foram localizados 336 sites cadastrados e 74.800 sites relacionados, englobando uma grande variação de abordagem da temática

O estudo se concentrou nos 336 sites cadastrados, selecionando-se aqueles que estavam relacionados com os programas de emagrecimento comercializados no Brasil. Dentre eles, foram escolhidos seis sites utilizando-se o critério de popularidade no contexto nacional, além da abrangência das temáticas exploradas pelos programas. Os sites também foram acompanhados semanalmente durante dois meses, para verificar as permanências e as dinâmicas dos fluxos de informações e conteúdos dos programas.

Foi realizada análise dos conteúdos veiculados do material selecionado: o primeiro momento envolveu uma leitura exploratória do material; em seguida, desenvolveu-se um processo de categorização dos temas relevantes para análise, realizando-se ainda uma triangulação de dados.

A "dieta" estava presente nas mais variadas temáticas e propósitos que iam desde as tradicionais – dieta da lua, dieta das proteínas –, oferta de produtos para o emagrecimento – refeições prontas, medicamentos, aparelhos esportivos, receitas light, informações sobre patologias e sua relação com dieta; como também críticas às dietas rigorosas, como as realizadas pela Associação de Estudos para a Obesidade (ABESO), e sites que resistem à estética da magreza, como a Associação Brasileira dos Gordinhos, e outros que se conformam como um movimento de proteção do direito ao sabor, como o Slow Food. Deste vasto universo, foram selecionados sites que fornecem programas de emagrecimento, considerados os mais populares, a saber: CyberDiet, Emagrecendo, Perca Gordura, Sempre em Forma, Good Light e Dieta Diet.

Uma parte do estudo destinou-se a descrever e analisar alguns elementos estruturantes desses sites (SANTOS, 2007). Partindo da análise dos discursos apresentados nesses programas, o texto reflete primeiramente sobre a transição do conceito de fazer dieta para o conceito de reeducação alimentar, destacando algumas estratégias utilizadas pelos programas. Em seguida, nesta construção de uma nova disciplina alimentar, discute-se sobre a ressignificação do comer e da comida.