Em Tempos de Crise Financeira - Como Poupar Dinheiro Reduzindo os Gastos em Sua Empresa
11
0

Em Tempos de Crise Financeira - Como Poupar Dinheiro Reduzindo os Gastos em Sua Empresa

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês!

Thiago Maia
5 min
11
0
Reduzir gastos é uma das chaves para o sucesso empresarial.
Reduzir gastos é uma das chaves para o sucesso empresarial.

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês!

Antes de iniciar a explicação do tema desse post quero deixar claro que se você é um Empreendedor (seja micro ou de uma multinacional), preste muita atenção em cada tópico que irei abordar aqui.

E, além disso, se esforce para por esses ensinamentos em prática!

Esse post pode salvar sua empresa da falência. Não estou exagerando!

Gostaria de abordar um tema que, no atua cenário em que vivemos, vem se mostrando cada vez mais pertinente.

É inegável que vivemos em um momento extremamente delicado em nossa economia. As empresas tem sentido o reflexo disso em demissões demasiadas devido as baixas demandas, e por consequência, nos baixos lucros. Porém, quero te ensinar o poder de ações simples.

Vou usar a semântica a meu favor e dividir esse post em 2 tópicos principais: "Despesas" e "Custos".

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESPESAS E CUSTOS?

Ambos representam gastos, mas oque os difere é a justificativa.

Uma Despesa é um gasto que não influência diretamente na produção de uma empresa. Um gasto que não é capaz de gerar um lucro direto, por exemplo, aquisição de materiais para escritório, reforma predial, gastos com publicidade e propaganda, entre outras.

Um Custo é um gasto com influência direta na produção da empresa, ou seja, pode gerar uma receita maior ou menor, por exemplo, compra de matéria prima, consumo de energia elétrica na fábrica, gastos com mão de obra, entre outras.

Categorização de Custos e Despesas - fonte: Treasy.
Categorização de Custos e Despesas - fonte: Treasy.

Com os termos bem definidos, vamos às dicas.

Reduzindo Despesas

1. Reduzindo despesas no consumo de água:

- Promova a recirculação da água, como, por exemplo, utilizar a água que sai da pia para encher a caixa da descarga.

- Troque as torneiras comuns mais utilizadas por torneiras automáticas de pressão. Essas torneiras limitam a quantia de água e certamente reduzirão as contas de sua empresa.

- Colete a água excedente nos processos produtivos e da chuva para reuso. Lavar áreas externas e regar plantas não requer água potável.

Exemplo de sistema de reuso de água.
Exemplo de sistema de reuso de água.

2. Reduzindo despesas com a impressão de arquivos:

- Utilize softwares de gerenciamento para fazer anotações. Recomendo e utilizo o Trello. Com programas desse tipo é possível compartilhar suas anotações e manter todos a par do gerenciamento da empresa.

Interface do programa Trello para gerenciamento de empresas.
Interface do programa Trello para gerenciamento de empresas.

- Utilize e-mails para se comunicar ou deixar recados. Isso evitará impressões desnecessárias feitas apenas para serem deixadas sobre a mesa de outra pessoa.

- Para empresas maiores, onde vários funcionários imprimem arquivos diariamente, implemente uma "cota de impressão", um limite mensal, semanal ou diário do número de impressões realizadas por funcionário. Isso estimulará os colaboradores a refletir se aquela impressão é realmente necessária.

3. Reduzindo despesas com contratos de telefonia:

- Renegocie planos de telefonia. Vivemos um mundo onde a comunicação é fácil, rápida e gratuita através de aplicativos como Whatsapp, Telegram, Zoom, Discord, etc. Sendo assim, avalie se é realmente necessário pagar planos de telefonia tão caros.

As videochamadas vieram para ficar.
As videochamadas vieram para ficar.

Reduzindo Custos

1. Reduzindo o consumo de energia elétrica com iluminação:

- Trocar algumas telhas por materiais translúcidos (como vidro, acrílico ou acetato, por exemplo) garante uma enorme economia com a utilização da luminosidade oferecida pelo sol. Trocar persianas por janelas de blindex também pode ajudar.

Telhas translúcidas instaladas em um galpão industrial.
Telhas translúcidas instaladas em um galpão industrial.

- Trocar as lâmpadas mais convencionais por lâmpadas de LED. Além de melhor luminosidade e economizar na conta de luz, o tom da luz e a intensidade influenciam diretamente na produtividade dos colaboradores (pretendo fazer uma postagem dedicada a esse assunto mais pra frente). Hoje em dia, a tecnologia LED se tornou muito mais acessível. Trocar as lâmpadas comuns por LED é considerado hoje um investimento de curto prazo (de 1 à 2 anos para o payback).

2. Reduzindo os custos com matéria prima:

- Busque novos fornecedores. Com novas tecnologias sendo implementadas nas indústrias de base, o mercado de matérias brutas tem se tornado cada vez mais competitivo. Tendo isso em mente, o ideal para que sua empresa se desenvolva é estar sempre de olho nos concorrentes dos fornecedores, de modo a saber se o preço que sua empresa está pagando na matéria prima é o melhor do mercado. Recomendo o site quemfornece.com, nele você encontra fornecedores em todo lugar e de todos os materiais que precisar. Podendo entrar em contato direto com eles.

- Feche contratos com bons fornecedores. Um bom fornecedor é aquele que atende suas demandas, que entrega os produtos com agilidade e que cobra um preço justo por isso. Para manter a relação com um bom fornecedor, um acordo que favoreça os dois lados é sem dúvidas a melhor opção. Esse acordo deve se ajustar a sua necessidade. Aqui vão alguns exemplos de bons acordos:

  1.  Você estabelece uma quantia miníma de produtos que irá comprar por mês em troca de uma redução de preço.
  2.  Você se compromete a comprar esse produto apenas desse fornecedor em troca de prioridade em caso de escassez.
  3.  Você estabelece uma data fixa para a compra de produtos por mês em troca de um prazo de entrega menor.

Como pode ver, as clausulas do contrato devem ser ajustadas as suas necessidades e as preferências do fornecedor em questão. Mas o mais importante é que esse contrato seja de fato redigido, assinado e validado por ambas as partes.

Tudo é negociável.
Tudo é negociável.

3. Reduzindo custos avaliando o "Make or Buy":

- Faça uma avaliação se você precisa de fato fabricar todo o seu produto do zero ou se pode cortar caminho comprando peças prontas. Na Engenharia de Produção chamamos essa avaliação de "Make or buy" ("fabricar ou comprar" em inglês). Vivemos em uma era de especialização empresarial, onde o foco não são mais nichos e sim micronichos. Um bom exemplo é a indústria de bicicletas, onde temos empresas que se destacam em cada micronicho, exemplo: para bicicletas de corrida a empresa que se destaca é a Caloi, no ramo das mountain bikes temos como destaque a KSW, no ramo das bicicletas BMX temos a GTSM e assim por diante. Mas, porque estou falando isso? Simples, muitas vezes uma peça que você esteja produzindo internamente pode ser comprada pronta de uma empresa que seja especializada nessa peça. Essa empresa provavelmente terá uma enorme gama de opções para essa peça, terá assistência técnica caso algo dê problema e, além disso, te poupará custos indiretos relacionados a fabricação interna dessa peça, como, por exemplo, os custos com estoque, área produtiva, mão de obra especializada e controle de qualidade. Mas é claro, antes de tomar qualquer decisão usando o "Make or Buy" sempre recomendo que coloque tudo na ponta do lápis e calcule se é de fato viável.

Gráfico de análise Make or Buy - fonte: Manufatura em Foco.
Gráfico de análise Make or Buy - fonte: Manufatura em Foco.

Considerações Finais

Viu como simples ações podem ajudar a sua empresa a superar esse momento difícil?

Agora que você já tem esses conhecimentos não fique parado! Aplique em sua empresa ou leve essas ideias para o seu ambiente de trabalho.

Ideias como essas podem salvar sua empresa!

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Muito obrigado pela atenção.