JORNADA01 - COMO MELHORAR SUA HABILIDADE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, COMO EMPREENDEDOR DE UMA PME.
206
0

JORNADA01 - COMO MELHORAR SUA HABILIDADE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, COMO EMPREENDEDOR DE UMA PME.

Eric Pedroza
0 min
206
0
Email image

Para começar a escrever essa “Jornada do Empreendedor” deixa eu explicar um pouco mais os reais motivos de escolher esse nome e o porquê transcrever tudo aqui dentro da Pingback.
Nos últimos dias, eu realmente senti na pela que ser empreendedor, ou como costuma ouvir antigamente “trabalhar por conta”, no mesmo dia você acorda bem e com o passar das horas, sua vida é uma montanha-russa, o dia vai de bom a péssimo em questão de minutos, ou melhor, segundos.

Decidi compartilhar por aqui uma verdade nua e crua, o dia a dia de um rapaz, com 28 anos, que não é herdeiro de nada, não tem milhões na conta, mas está construindo dia pós dia uma empresa, ou startup se preferir chamar assim.

Quero compartilhar com vocês todas as falhas que tenho, onde erro, onde acerto, como e quando.


“Eu super agradeço a Pingback por proporcionar um espaço onde eu posso escrever do meu jeito. E se preparem vai ter palavrão nessa porra sim e ninguém vai censurar.”

Decidi que vou chamar meus artigos de drops, porque não tenho capacidade ainda de escrever um artigo técnico, nem nada jornalístico. E sempre vou começar como a espécie de um diário, mostrando o que aconteceu pessoalmente comigo, e como afetou os negócios e em seguida entramos no assunto principal.

E como assunto principal para essa postagem “agora oficial e inaugural” quero dar algumas sugestões de como aprender a gerenciar projetos, nos últimos dias o gerenciamento de projetos foi o que mais estudei e aprimorei. Senti falta de melhorias nessa minha skill e que estava afetando na entrega das tarefas tanto para os clientes e principalmente para a empresa. Vou dividir em 18 dicas, porem nessa “drops”, você vai ver apenas 6. Pois é, aguarde as próximas duas para aprender mais. Então não se esqueça de inscrever e se manter atualizado.

COMO MELHORAR SUA HABILIDADE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, COMO EMPREENDEDOR DE UMA PME.

Quando os proprietários de pequenas empresas ouvem "gerenciamento de projetos", é fácil também ouvir "mais trabalho". Como proprietário de uma pequena empresa, o tempo é o seu maior recurso e você deve prestar contas a seus clientes e funcionários de como o gasta.

Mas gerenciamento de projetos nem sempre significa trabalhar mais, significa trabalhar de maneira mais inteligente, eu acho que você já ouviu isso, certo?

Isso pode significar entregar projetos dentro do prazo, pela primeira vez. Isso pode significar agilizar o processo de revisão, reduzir o tempo de espera e realmente fazer o trabalho - dentro do orçamento. Mesmo se você não implementar práticas específicas de gerenciamento de projetos, a aplicação de habilidades de gerenciamento de projetos em sua própria pequena empresa pode levar ao aumento da produtividade dos funcionários e redução de custos.

1. Se a princípio você não tiver sucesso, planeje, planeje e planeje novamente

O planejamento é o coração do gerenciamento de projetos. Para empreendedores, reservar um tempo para planejar projetos agora salvará sua programação, recursos e orçamento posteriormente. Pense sobre o que realmente vai para o trabalho e o que será necessário para chegar lá. Não apenas o que você prometeu ao cliente, mas o que realmente exigirá que você e sua equipe realizem.

Agora é a hora de se preocupar com os detalhes. O maior inimigo do bom gerenciamento de projetos é decidir "vamos cruzar essa ponte quando chegarmos lá." Quando você chegar lá, estará preparado para o que encontrar? Você sabe quando um empreiteiro pode realmente concluir sua parte do projeto? Uma tarefa é realmente tão simples quanto parece, ou vai precisar de mais funcionários para entregá-la? E quanto aos prazos para suprimentos?

Pratique perguntar e responder a essas perguntas de forma realista, e você estará no caminho, criando as expectativas certas para funcionários e clientes.

2. Foco na comunicação

Um estudo recente descobriu que dois em cada cinco projetos não atingem seus objetivos originais devido a comunicações ineficazes. Você pode planejar o quanto quiser, mas como vai compartilhar seus planos com seus funcionários e clientes? Os clientes podem esperar atualizações de status em horários específicos, em vez de enviar e-mails ou ligar constantemente sobre o status do trabalho? Em vez de perguntar sobre as tarefas do dia, os funcionários podem entrar sabendo o que se espera deles e ir direto ao trabalho?

Experimente as melhores maneiras de se comunicar com seus clientes e funcionários. Pode exigir um e-mail semanal ou uma mesa redonda presencial pela manhã para discutir o que está na lista para o dia. Pode ser entregar uma lista de verificação em papel ou manter tudo no quadro branco da cozinha. Depois de encontrar uma estratégia de comunicação que funcione, integre-a ao seu processo de gerenciamento de projetos.

3. Encontre as ferramentas certas de gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos pode ser diferente para cada equipe. A equipe de uma pequena cafeteria pode precisar de listas de verificação diárias escritas e distribuídas, enquanto aqui na DD4B a equipe que é distribuída remotamente acabou por exigir um recurso baseado em nuvem. No entanto, cada vez mais os sistemas de gerenciamento de projetos estão se tornando uma tendência digital, e seus funcionários podem querer uma maneira de verificar as tarefas diárias ou as programações sem ligar ou vir pessoalmente para verificar o quadro.

Felizmente, muitas soluções de gerenciamento de projetos oferecem avaliações gratuitas para que você possa ter uma ideia do que funciona para sua equipe. Sites populares como Trello e Asana permitem que pequenas equipes compartilhem atualizações e atribuam tarefas em seus telefones. Em vez de comprar o aplicativo mais recente, reserve alguns dias para testar o que sua equipe realmente usará.

4. Estabeleça metas ou objetivos firmes

Isso pode parecer simples, mas a palavra-chave aqui é “firme”. Desde a redução do tempo de espera do cliente até o aumento do pedido médio por cliente, defina números rígidos e siga-os. Certifique-se de que seus funcionários saibam exatamente o que desejam e o que esperam realizar quando um projeto for rotulado como "concluído".

Aqui dentro da DD4B, sempre mantive o foco em métricas (assunto para outro drops). Temos alguns painéis com números importantes e monitoramos tudo em tempo real.

5. Prepare-se para o sucesso com pequenas vitórias

Ao definir essas metas e objetivos firmes, não prometa excessivamente quando não houver chance de cumprir. Pode parecer impossível saber por onde começar com um projeto que consumirá todo o seu próximo trimestre, mas é mais fácil gerenciar um projeto quando você sabe o que deve ser realizado nas próximas duas semanas em comparação com tudo o que deve ser concluído em no próximo mês. Prepare-se e sua equipe para o sucesso com prazos realistas e vitórias alcançáveis ​​ao longo do caminho. O planejamento bem sucedido de todo o projeto pode ser uma pequena vitória por si só.

6. Compreender (e abraçar) o conceito de MVP

Na linguagem de gerenciamento de projetos, MVP significa produto mínimo viável (não preciso falar disso, ou preciso?) ou a quantidade mínima de trabalho necessária para fazer com que um produto ou serviço possa ser vendido e liberado. Nas palavras de Eric Ries, fundador do movimento de startups enxutos, MVP “ajuda os empreendedores a iniciar o processo de aprendizagem o mais rápido possível”.

Todos os proprietários de pequenas empresas sabem que a parte mais difícil é apenas começar. Seguindo os princípios do MVP, em vez de esperar e polir seu negócio à perfeição, você deve colocar seu produto no mercado o mais rápido possível. Isso significa enviar seu produto aos consumidores e solicitar feedback, mesmo que seja apenas um protótipo.

Por exemplo, se você cria sites para viver e passou um mês inteiro ajustando um único site com perfeição apenas para receber feedback do cliente que o força a começar o projeto inteiramente, você poderia simplesmente ter enviado ao cliente uma versão MVP do site.

Seu MVP teria atendido aos principais requisitos do cliente sem quaisquer recursos adicionais, e você teria passado o resto do mês incorporando seus comentários e refinando o site até entregar o que eles realmente queriam. O objetivo aqui é realizar o trabalho e aprender através do processo como torná-lo melhor, em vez de esperar pela “perfeição”, apenas para ficar para trás.

Agora me diga, isso te ajudou em algo? Comenta ai, corre pro meu Instagram e manda um feedback meu.

Ahhh, tava quase esquecendo.
Vamos ali no perfil do @eusouomatt e vamos fazer o movimento para ele liberar o Gabriel usar a roupa de unicórnio dele dentro da Pingback. Inclusive, deveria ser uniforme.