Se você pensa em se tornar um UI/UX Designer e não sabe por onde começar, você chegou no lugar certo. Esse post foi feito para você.
Se você pensa em se tornar um UI/UX Designer e não sabe por onde começar, você chegou no lugar certo. Esse post foi feito para você. | ||
Antes de mais nada, gostaria de dar alguns disclaimers... | ||
O primeiro: esse post engloba a minha opinião sobre o que faz um bom designer. Se você tem uma opinião diferente, manda mensagem no Twitter e vamos trazer mais boas discussões e conteúdos interessantes pra esse meio. 😁 | ||
Segundo: esse post veio de um tweet que eu fiz em Janeiro de 2021, e quando pesquisei por “Roadmap UI/UX Designer”, não achei NENHUM artigo com um Roadmap de verdade. Ou seja: eu convido você a replicar esse post e melhorá-lo, pra que mais iniciantes tenham acesso. | ||
Como aproveitar melhor esse post? | ||
Se você busca realmente aprender com esse post, eu sugiro que você faça uma pesquisa no Google sobre cada um dos tópicos abordados. | ||
Mantenha um “diário” da sua jornada de aprendizado (pode usar Google Docs, Notion, app de Notas, o que for melhor e mais acessível para você). | ||
Compartilhe o conhecimento aprendido com alguém. Pode ser com seu vizinho, colega de sala, nas redes sociais... Explicar pra alguém ajuda a fazer sentido na sua cabeça. | ||
O melhor jeito de conseguir a resposta certa é postando a resposta errada na internet. | ||
TL;DR | ||
| ||
Vamos nessa. 😉 | ||
1. Aprenda os fundamentos | ||
Você precisa começar de algum lugar. A maioria das pessoas criam dependência em suas habilidades natas, na sua própria inspiração e criatividade. | ||
O que elas não entendem é que: | ||
| ||
E como Kobe Bryant sempre dizia, foque nos fundamentos. É à partir do domínio dos fundamentos que você pode quebrar regras, ou criar suas próprias regras. | ||
Fundamentos (ou Elementos) do Design | ||
| ||
Pesquise mais a fundo sobre cada um desses elementos. Eles serão seus melhores amigos durante a sua jornada. | ||
Eu nunca fico entediado com os fundamentos. | ||
| ||
Existem 2 tipos de princípios no design: | ||
| ||
Vamos falar um pouco de cada um desses dois tipos de princípios. | ||
Princípios de Composição | ||
| ||
| ||
Se você dominar esses princípios, se tornará um UI Designer imparável. | ||
E pra te ajudar, aqui estão alguns recursos: | ||
Tutorial de Tipografia | ||
Como criar composições dinâmicas | ||
3 princípios para melhorar o seu processo de design de logo | ||
Princípios de UX | ||
Esses princípios são um pouco mais complexos, pois envolve como a nossa mente funciona, e o por quê dos nossos comportamentos. | ||
Segundo esse post bem completo do springboard, ele lista 16 princípios importantes de Experiência do Usuário (UX): | ||
| ||
Recomendo a leitura. Outros recursos: | ||
🔗 Laws of UX: | ||
| ||
3. Aprenda as ferramentas | ||
Okay, você já sabe o básico que tem que aprender, mas você só vai conseguir pôr em prática se aprender as ferramentas. | ||
Quais ferramentas? | ||
| ||
Cada ferramenta tem seus fortes e fracos. Para UI/UX, uma das mais utilizadas têm sido o Figma, pois é uma ferramenta que sempre está se atualizando, cada vez se tornando mais poderosa. | ||
Photoshop e Illustrator também são muito utilizadas no design, em geral. Mesmo que você não as use para trabalhar, você provavelmente precisará usá-las algum dia para extrair algum asset gráfico que precisa para o seu trabalho. Portanto, são ferramentas importantes para se aprender o básico. | ||
Se você trabalha, ou pretende trabalhar com apps/sites para Web, você precisa ter conhecimento básico de HTML, CSS e JS. Isso te tornará um recurso muito bom para sua equipe, principalmente para seus colegas programadores (que terão que transformar seus designs em realidade). | ||
4. Conheça os elementos gráficos | ||
A sigla UI significa Interface do Usuário. A interface na qual vamos nos referir é a GUI (Graphical User Interface), Interface Gráfica do Usuário. | ||
Em toda GUI existem elementos gráficos que te ajudam a te contextualizar, compreender uma informação ou realizar uma ação. | ||
Na Web existem elementos específicos que você precisa aprender: textos, imagens, campos de formulário, etc. Como no exemplo abaixo: | ||
| ||
Sendo, assim, possível construir páginas como essas: | ||
| ||
| ||
Elementos básicos: | ||
| ||
Elementos de input: | ||
| ||
Elementos de navegação: | ||
| ||
Elementos informativos: | ||
| ||
Mais recursos sobre elementos de Interface de Usuário: | ||
5. Aprenda o processo | ||
Processo é a base de todo projeto lucrativo. É o guia que você precisa para saber onde você está, onde quer chegar, e qual caminho percorrer. | ||
Existem váááááários processos, e cada empresa tem uma versão um pouco diferente do seu processo. Eu vou focar no principal: | ||
| ||
6. Pratique. Pratique. Pratique. | ||
Ninguém fica bom só porque “tem um olho bom pra design”. | ||
Tá achando que é brincadeira? | ||
O único jeito de melhorar é PRATICANDO. | ||
7. Torne-se contratável | ||
| ||
Na prática, o que significa ser contratável? | ||
Saiba o que você tem à oferecer para quem quer te contratar, seja como empresa ou como funcionário. O que você traz para a mesa? Quais suas habilidades, suas forças, seus conhecimentos? | ||
Quanto mais você puder definir o resultado que gera, melhor as empresas te acharão uma boa escolha. Isso ainda te ajuda a filtrar as empresas que você não quer trabalhar. | ||
Esteja aonde as pessoas procuram. Se as empresas que contratam designers estão no LinkedIn, tenha um perfil bem construído lá. Se as empresas procuram no dribbble.com, tenha um perfil atualizado com seus trabalhos lá. | ||
Você precisa estar em todos os lugares possíveis, te tornando mais fácil de entregar. | ||
E, por último, ser contratável é se comunicar bem verbal e visualmente, com palavras, com as roupas que você usa, com seus penteados. Também significa ter ética de trabalho, auto-responsabilidade, auto-confiança, determinação, resiliência, etc. | ||
Você precisa entregar o que diz que vai entregar, quando e como você disse que iria entregar. | ||
--- | ||
Pronto pra se tornar um designer em 2021? | ||