Prólogo: O Manifesto Eu Startup
0
0

Prólogo: O Manifesto Eu Startup

"Por que você dedica tanto a sua empresa e tão pouco a você?"

Renato Espeschit
5 min
0
0

"Por que você dedica tanto a sua empresa e tão pouco a você?"

Essa foi "a" pergunta em uma sessão de terapia, que me motivou a criar a minha principal empresa, a "Eu Startup"!

Durante toda a minha vida profissional sempre priorizei o trabalho do que qualquer outra coisa, inclusive e, principalmente, a mim e minha própria saúde. E, claro, a conta chegou! 

Parece tão óbvio que é importante ter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas por que então que, na prática, não é isso que acontece? No meu caso, deixo aqui as minhas conclusões e como pretendo mudar a minha e, quem sabe, a sua vida com a   m̶e̶t̶o̶d̶o̶l̶o̶g̶i̶a̶  proposta do "Eu Startup".

Resiliência x Teimosia

Você sabe qual a diferença entre resiliência e teimosia?

Uma resposta bonita seria dizer "uma das suas dá certo"! Mas, na prática, não é bem assim.

"Resiliência" é a palavra que quando um empreendedor fala morre um unicórnio de tédio  (s̶̶̶i̶̶̶m̶̶̶,̶̶̶ ̶̶̶j̶̶̶á̶̶̶ ̶̶̶f̶̶̶a̶̶̶l̶̶̶e̶̶̶i̶̶̶ ̶̶̶b̶̶̶a̶̶̶s̶̶̶t̶̶̶a̶̶̶n̶̶̶t̶̶̶e̶̶̶ ̶̶̶t̶a̶m̶b̶é̶m̶ ̶e̶m̶ ̶m̶i̶n̶h̶a̶s̶ ̶p̶r̶i̶m̶e̶i̶r̶a̶s̶ ̶p̶a̶l̶e̶s̶t̶r̶a̶s̶). Fala sério, o brasileiro tem que parar de falar resiliência para qualquer ideia meia boca de startup que aparece.  "Resiliência" usado sem moderação é a primeira droga para você entrar no mundo de empreendedores zumbis queimando tempo e dinheiro com projetos sem futuro. O brasileiro quer agradar a todos e evita dizer "que ideia b̶o̶s̶t̶a̶ ̶que não resolve problema nenhum" iludindo o coleguinha a se matar de trabalhar sem direcionamento. É, portanto, vender "teimosia" como "resiliência".

Mas como distinguir se estamos sendo persistentes ou teimosos? A resposta é: resolvendo, quanto antes, um problema e gerando valor nítido, abraçando uma oportunidade que consiga ter resultados comprovados. Qualquer adiamento desse objetivo é teimosia!

Morte ao "desistir não é uma opção"! Desistir é SIM uma opção! Muitas vezes, é "a" opção que irá fechar uma porta e abrir uma melhor! E tomar essa decisão é muitas vezes a cura da sua frustração profissional.

O Mito do Herói

Esse título poderia ser também "O Sacrifício Cristão", pois ele se remete ao fato de termos enraizado que para conquistar o sucesso temos que sofrer igual Jesus na cruz. Ou o "Sacrifício do Pobre", pois remete a nossa cultura brasileira de só valorizar quem sofreu para chegar lá. É o herói trágico que cita Aristóteles.

Sim, nenhum sucesso vem fácil, mas, você não precisa sofrer em fazer o que não gosta, não se sente bem e sacrificar a sua saúde mental e física para alcançar os seus objetivos.

Perceba que o mito do herói é também uma   ̶r̶e̶s̶i̶l̶i̶ê̶n̶c̶i̶a̶  teimosia de acreditar que somente na estrada de terra é que se alcança o sucesso, que quem escolhe o asfalto não merece o sucesso. 

Identidade e Integridade

Pergunta boa para quem já jogou RPG: Se você fosse montar uma ficha de um personagem de você, como seria? Se você olhasse para suas habilidades você realmente estaria "interpretando" essas na sua vida?

Pergunto isso, pois em algum momento entre meus 20 e 30 anos eu de alguma forma tentei ser alguém que eu não era. Já aconteceu isso com você? Explicando melhor, eu tentei fazer coisas que eu não gosto, eu tentei comportar como eu não me comporto, eu andei com pessoas que não me identifico. Pode ter sido imaturidade ou querer ser alguém que eu não sou, mas isso só me fez muito mal!

Lembro até hoje o dia que assisti uma palestra de perfil comportamental, visando entender melhor cada um de minha equipe, e, me surpreendi ao perceber que eu, mais do que todos, estava executando atividades completamente diferentes do meu perfil, do meu talento. O que justificava, mesmo sendo o fundador e diretor-executivo da empresa, a "síndrome do Fantástico", o completo desanimo de ao ouvir a música do programa Fantástico domingo a noite e chorar por lembrar que segunda de manhã você teria que voltar para a empresa. 

Antes tarde do que mais tarde... a ficha caiu, mudei radicalmente as minhas atividades, foquei em que eu gosto de fazer e deleguei as atividades que eu não tenho talento  ̶ ̶o̶u̶ ̶s̶a̶c̶o̶ ̶ para fazer. Importante esclarecer que para todas as responsabilidades que você não gosta existem pessoas que amam fazê-las e isso é a maravilha de se montar equipes de alto desempenho que, infelizmente, a maioria dos gestores até hoje não entende.

E, integridade? Onde entra aqui? A integridade que cito aqui se refere de você estar presente por inteiro, integro, em qualquer momento ou situação. Se você está com sua família, esteja com a sua família e não fique pensando no problema que você tem que resolver na empresa. Isso só vai levar o estresse de você não conseguir resolver o problema e de não aproveitar o momento com a sua família.

A  ̶r̶e̶s̶i̶l̶i̶ê̶n̶c̶i̶a̶ teimosia, somada com o mito do herói, faz você perder muitas vezes sua identidade, suas qualidades, seu talento, sua integridade, para priorizar a jornada sofrida que acredita ser a única forma do sucesso.

Startup

Ok, imagino que até aqui você entendeu que eu estive bem desequilibrado nos últimos anos, pesando muito mais o trabalho nas empresas que fundei, do que dedicar a mim e as pessoas ao meu redor, mas que ̶d̶i̶a̶c̶h̶o̶ isso tem a ver com startup?

As empresas que fundei foram startups e, primeiro, vale estarmos todos alinhados ao conceito de startup. Segundo Steve Blank, Startup é uma organização temporária criada para buscar um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, é o momento que você está buscando a solução de um problema visando expandir essa solução de forma escalável, em que os custos não crescem proporcionalmente às receitas.

Dito isso, quando fundei startups, aprendi que a melhor maneira para validar soluções para problemas complexos é através de um ciclo de três passos, proposto por Eric Ries no Lean Startup: Construir, Medir, Aprender. Fazendo esse processo de forma iterativa e incremental, como proposto por metodologias ágeis de desenvolvimento de software, conseguimos evoluir a solução de forma muito mais rápida que qualquer empresa tradicional.

E é exatamente dessa forma que eu pretendo, com a sua ajuda, resolver o principal problema de minha, talvez da nossa, vida, que é equilibrar a dedicação visando a qualidade na vida pessoal e profissional. Viver feliz tanto no trabalho quanto fora dele, com sua família, amigos, conjugue e, não menos importante, com você mesmo!

Bem-vindo ao "Eu Startup", uma adaptação das melhores técnicas, ferramentas e cultura de sucesso das startups para o sucesso do seu principal empreendimento: você!

O Manifesto Eu Startup

  • Decisões inteligentes mais que ser ̶r̶e̶s̶i̶l̶i̶e̶n̶t̶e̶ teimoso;
  • Atalhos sem sofrimento mais que ser herói;
  • Ressaltar talentos mais do atender expectativas;
  • Executar soluções e oportunidades mais que planejar;