POR TRÁS DA MÁSCARA
0
0

POR TRÁS DA MÁSCARA

Fábio S Vasconcelos
2 min
0
0

No antigo teatro grego a “máscara teatral” era chamada em Etrusco de “PHERSU” e o termo posteriormente foi latinizado por “PERSONA”. A máscara era confeccionada para ressoar com a voz do ator (per sonare - "soar através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, além de marcar a aparência e o papel social que o personagem exigia.

Hoje, todos tendem a usar MÁSCARAS para apresentarem o seus papéis sociais da melhor maneira possível… As máscaras são de “humildes”, “confiantes”, “dedicados”, "amáveis", entre outros. Nesse teatro do cotidiano aprende-se a “mascarar” as inseguranças e fragilidades. Se entendermos que as “Personas” são aparências reais, nunca conheceremos os verdadeiros sentimentos por trás delas.

Felizmente, as máscaras têm RACHADURAS. Sentimentos e desejos inconscientes vazam o tempo todo em sinais não verbais que os indivíduos não conseguem controlar totalmente (expressões faciais, posturas, tensões, gestos nervosos, manias e etc…).

O ser humano é o animal social de maior sucesso no planeta. Por centenas de milhares de anos, os nossos ancestrais caçadores-coletores sobreviveram apenas se comunicando entre si por meio de sinais não verbais. Essa COMUNICAÇÃO, antes da invenção da linguagem verbal, fez o rosto humano se tornar tão expressivo, e os gestos tão complexos.

Essa comunicação ainda permanece viva e atuante nas RELAÇÕES humanas. Por isso, é necessário aprender como entender sobre o rosto por trás da "máscara". Tanto para ajudar os atores, quanto para se defender de suas FRAGILIDADES, sendo fundamental se tornar um bom leitor dessa linguagem não verbal.

Ao se converter num decodificador dos verdadeiros sentimentos das pessoas no TEATRO da vida, se colocam os holofotes na direção do real, sem abraçar a ingenuidade de confundir as aparências dos outros com a REALIDADE delas. Inicia-se assim, a arte do que é conhecido como “gestão de impressões pessoais”.

#inconsciente

#comunicação

#relaçõeshumanas

#máscaras

#persona

#softskills

#psicanalise

#comportamentohumano

#nexialista

Email image