SOFISTICAÇÃO SOCIAL
0
0

SOFISTICAÇÃO SOCIAL

Nos primeiros tempos de INTERAÇÃO SOCIAL com seus semelhantes, os seres humanos foram capazes de não só imitar outros indivíduos, mas também de imaginar em nível pré-verbal o que eles poderiam estar sentindo. Essa capacidade elevou o grau de ...

Fábio S Vasconcelos
2 min
0
0
Email image

Nos primeiros tempos de INTERAÇÃO SOCIAL com seus semelhantes, os seres humanos foram capazes de não só imitar outros indivíduos, mas também de imaginar em nível pré-verbal o que eles poderiam estar sentindo. Essa capacidade elevou o grau de cooperação entre eles de forma relevante.

Com o desenvolvimento da linguagem, esses ancestrais conseguiram levar ainda mais longe a capacidade “COOPERACIONAL”. O salto seguinte nesse processo chega com a habilidade humana de identificação de padrões nos comportamentos alheios, até a conquista de um raciocínio mais poderoso e sofisticado.

Assim, teoricamente, todos possuem as ferramentas naturais para compreender em certa medida outros seres humanos. Na prática, contudo, elas continuam em grande parte SUBAPROVEITADAS, e a explicação segundo alguns estudiosos pode ser encontrada na natureza singular da infância e na dependência prolongada da descendência…

Nós, humanos, começamos a vida bastante fracos e impotentes. Continuamos relativamente débeis durante muitos anos. Nessa fase inicial de DEBILIDADE e DEPENDÊNCIA, temos a necessidade de idealizar os pais, e nossa consciência e sobrevivência dependem da confiabilidade deles.

Com o AMADURECIMENTO, o conscientizar do processo deturpador da perspectiva ingênua, surge o sentimento natural da falta de conexão real com outras pessoas. E, do mundo interior, surgirá o desejo natural de mudar essa dinâmica. De olhar para fora, em vez de se voltar apenas para os próprios sentimentos e acima de tudo, cultivar o hábito de observar antes de reagir.

Essa forma de inteligência tem dois componentes importantes de dominar. O primeiro, denominar conhecimento específico da natureza humana. O segundo, acumular a compreensão dos padrões gerais do COMPORTAMENTO HUMANO que nos transcende como indivíduos. Pratique ambas as formas de conhecimento e elas lhe renderão habilidades inestimáveis e essenciais na busca da Sabedoria, essa tão necessária na tomada de decisões…

Com essa nova conscientização você pode começar a desenvolver sua aprendizagem e sofisticação naquilo que chamamos de INTELIGÊNCIA SOCIAL.