A Copa da hipocrisia pandêmica.
0
0

A Copa da hipocrisia pandêmica.

A Copa América já foi um torneio glorioso e importante. Quando nossos craques (e os craques dos países vizinhos) ainda permaneciam um bom tempo em terra natal antes de irem para o paraíso financeiro europeu, a importância do torneio era bem m...

Loscar G Garucz
2 min
0
0
Email image

A Copa América já foi um torneio glorioso e importante. Quando nossos craques (e os craques dos países vizinhos) ainda permaneciam um bom tempo em terra natal antes de irem para o paraíso financeiro europeu, a importância do torneio era bem maior para atletas e torcedores. O tempo passou, os craques começaram a sair cada vez mais jovens do país, as seleções viraram balcões de negócio e o interesse do torcedor se esvaiu.

Hoje, não dou a mínima para a Copa América e acredito que a grande maioria também. É um torneio fraco, sem grandes desafios e provas. Sem emoção. É um torneio que só serve para entupir ainda mais o já apertado calendário do futebol brasileiro, atrapalhando os times, que é o que interessa para a torcida.

Sou a favor de qualquer argumento contra a Copa América, exceto o da pandemia.

Em um país onde ocorrem os campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana, Eliminatórias da Copa do Mundo, Brasileiro sub-20, sub-17, feminino, NBB, Super 8, Superliga, Ginástica e tantos outros, soa totalmente hipócrita não querer a Copa América por conta da pandemia, não? E essa hipocrisia ficou evidente nas declarações dos jornalista militantes, principalmente do grupo Globo, como o Luis Roberto, que deu um chilique nas redes sociais criticando não só a realização da Copa América, como a própria Copa América, que chamou de "porcaria de torneio" (ou algo do tipo). Atitude antes impensada, quando sua emissora detinha os direitos de transmissão da copa.

Esse mesmo Luis Roberto, ovulava no dia seguinte, ao transmitir o jogo do campeonato brasileiro, dando destaque sempre que surgia o momento, para as Eliminatórias da Copa do Mundo e Copa do Brasil, todos campeonatos que o grupo Globo detém os direitos de transmissão.

A extrema-imprensa não satisfeita, inventou um posicionamento dos jogadores da seleção quanto a Copa América, desmentido depois pelos próprios jogadores. Jogadores esses que também deram sua contribuição à hipocrisia quando não se opuseram à realização da Copa América na Colômbia (cancelada por conta da "guerra civil" que lá acontecia) e na Argentina (cancelada por conta do aumento absurdo de casos e mortes por COVID-19, causados pelas medidas equivocadas do governo socialista, vale dizer).

Parece não escapar um.

Costumo dizer que todos nós somos um pouco hipócritas. Somos humanos, imperfeitos e cometemos erros. Quantas vezes nos pegamos criticando algo e depois lembramos que já fizemos semelhante? É a eterna vigilância que vai corrigir isso. Devemos nos policiar sempre, baseados na moralidade que nos foi passada através de muitas gerações.

Mas o que essa turma faz é algo diferente disso que estou falando. Não é um erro. Não é algo que se faz sem sentir e que depois vc nota e se arrepende. Não é algo que vc aprende e tenta não repetir. É intencional e tem método. Passam por cima de tudo e de todos para emplacar narrativas que prejudiquem quem pensa diferente. Para eles não importa o certo, o coerente, ou se é hipócrita. Não possuem qualquer moralidade, caráter ou virtude que seja.

Trabalham para o mal, para o "quanto pior, melhor". São agentes do caos.