A esperança é a última que morre.
0
0

A esperança é a última que morre.

Fernando Escobar
3 min
0
0

ATENÇÃO, ALERTA: O seguinte texto pode envelhecer muito mal.

O Flamengo vai golear o Fluminense, Vitor Pereira vai ganhar moral e calar a boca dos críticos, dos invejosos 011, dos pseudo flamenguistas (que só o são quando a diretoria e/ou o técnico são amigos, como jornalistas decadentes amigos de ex-presidentes que vivem de criticar o time, mesmo quando ele ganha) . O portuga vai fazer como seu compatriota (aquele das viúvas) e fechar o CT, assumir o controle de fato do futebol do clube (que hoje é dos jogadores) e fazer o time jogar (e se comportar!) como profissionais.

A panelinha vai se desmanchar, as viúvas de Jesus vão baixar a bola, os abiguinhos do Tite vão procurar emprego para ele em outro time (por que diabos não tentam enfia-lo no C...orínthians?), Filipe Luiz vai se aposentar, Everton Ribeiro vai voltar a jogar, Arrascaeta vai tirar (mais) umas férias, para se recuperar (eu me pergunto o que o uruguaio fez em 42 dias que não descansou o suficiente), nunca mais eu vou ouvir o nome daquele cara (obrigado a ele pelo que fez) que jogou como ponta-direita, mas que deveria ter jogado de lateral-direito.

Na minha opinião, esse é o melhor cenário possível depois do jogo de hoje (08/03/2023) pela última rodada do primeiro turno do carioquinha que, por força das circunstâncias virou decisão da Taça Guanabara, contra o Fluminense. (Aliás, parêntese: de quebra, ainda veremos uma combinação improvável de resultados que tirará o Fluminense da próxima fase. Facilitando o nosso caminho para título do Estadual, porque, acho eu, o Vasco não repetirá numa final o que fez no último jogo).

A prática corrente na crônica esportiva (em toda a imprensa, grosso modo) é fazer prognósticos pessimistas. Afinal, se o resultado ruim não vem, o adivinho sacode os ombros e diz, placidamente, "Ainda bem que eu estava errado", se o resultado ruim vem, bate no peito e brada "Eu disse, é tudo uma bosta!!".

Resolvi fazer o contrário. Quem me dá a honra de me acompanhar aqui sabe que eu sou otimista, que eu acreditava no trabalho de Paulo Sousa, por exemplo, na possibilidade dos jogadores terem um súbito arrebatamento de profissionalismo e fazerem jus à pose que fazem, então resolvi escrever este texto otimista, que, se o time perder, como eu avisei, envelhecerá muito mal.

No fundo, é assim que eu vejo as coisas: VP hoje, arriscou tudo contra a banca. Vai tirar os medalhões (se ganhar, vai dizer que foram "poupados para a semifinal", para não deixar os caras mal), na esperança (a última que morre) de mostrar a todos que o time pode e vai seguir rumo ao sucesso no segundo semestre.

Para terminar, quero dizer que não acredito de verdade que o Fluminense ficará fora da próxima fase e (por favor, não parem de me acompanhar) sou um dos que acham legal o trabalho do meu xará. Torço para que a final seja contra eles, para que possamos devolver o ano passado e que eles possam dizer que o trabalho foi bem feito e perderam para o time de 1 bilhão.

É hoje! Vejamos.

Fique bem.