Como fazer meu TCC sem surtar?
0
0

Como fazer meu TCC sem surtar?

Um momento de puxado da graduação? Concordo! Mas não precisa ser um filme de terror. Veja algumas dicas que me ajudaram a não surtar no TCC

Fernando Vargas
4 min
0
0

Eu conheço pessoas que passam mal de ouvir o termo TCC e outras que, assim como eu, lidaram bem com o trabalho de conclusão de curso e conseguiram não ficar loucos com ele. Veja algumas dicas que me ajudaram bastante no momento em que precisei fazer os meus.

Email image

Se você não me conhece e quer saber um pouquinho sobre minha formação para saber se vale a pena ler até o final ou não vou passar bem curtinho aqui.

Atualmente sou desenvolvedor de aplicativos. Hoje trabalho com React Native :) é bem legal — pra quem gosta ashuahusahsau

Me graduei em Sistemas de Informação e fiz pós graduação em gerenciamento de projetos. Então até o momento da escrita deste post passei por dois TCCs e atualmente faço pós em Logística, ou seja, logo virá mais um. Para mais informações veja meu linkedin :D

Então sem mais delongas, vamos:

Encontre um bom orientador

É essencial entender que um bom orientador, em um cenário perfeito, deve ter conhecimentos técnicos da área de sua pesquisa (TCC), mas também sobre pesquisa, produção e publicação acadêmica — pelo menos pra mim foi muito importante estas skills do meu orientador!

Digo isso porque o mesmo pode ser um facilitador técnico, mas também alguém que te ajuda a estruturar o escopo do teu TCC — isso vai ser muito importante pra você não ficar andando em círculos sozinho.

O meu orientador tinha muito pouco tempo disponível, mas com o pouco tempo foi possível me ajudar muito.

Defina o tema e roteiro do seu TCC antes de começar

No meu caso o TCC, na faculdade, era realizado em dois semestres. Em cada semestre uma disciplina de 4 créditos.

O tema que abordei no meu TCC da graduação foi Robótica Educacional como ferramenta de estímulo de criatividade em crianças.

Lembra sobre o que falei de fazer mais com menos … então … na primeira reunião de orientação, meu orientador e eu definimos o tema e o macro sumário completo do meu TCC, com isso o plano inicial estava pronto e no primeiro encontro eu já tinha trabalho para executar.

Também definimos juntos os principais autores e livros que eu precisaria ler para compor a base referencial da pesquisa.

Aprenda a fazer mais com menos

Esta foi uma das coisas que foram mais incríveis pra mim! Seguindo também um conselho do meu orientador eu defini uma meta de constância sobre meu TCC, ou seja, eu separei um hora, todo o dia, até o final do TCC (os dois semestres + férias) onde eu estaria trabalhando em prol da pesquisa e escrita.

Nesta época eu aprendi que é possível fazer mais com menos. Ao invés de em dias isolados, estrangulado com os prazos estourados eu ter que virar noites próximas das entregas trabalhando exaustivamente, eu desenvolvi um hábito constante de trabalhar na minha pesquisa todos os dias por pelo menos uma hora.

Mas, como fazer isso suficiente e como fazer este tempo render:

  • Faça uma hora de trabalho efetivo (ou o tempo que preferir) sem distrações
  • Use a internet e redes sociais durante este período somente se for relevante para a pesquisa e da maneira mais rápida possível para estar focado
  • Não deixe para fazer a leitura de suas bases de pesquisa somente neste tempo de trabalho
  • Siga o roteiro definido com seu orientador com disciplina
  • Quando possível faça um pouco mais do que uma hora ou uma hora e meia diária

No meu caso eu dividi os 2 semestres em

  • Semestre 1: fundamentação teórica, estado da arte e definição de proposta de pesquisa e critérios de análise
  • Semestre 2: aplicação da pesquisa, coleta e análise de dados e fechamento

Na aplicação da pesquisa houveram dias que eu trabalhei mais de 1 hora por dia com certeza, mas sem pressão nenhuma, simplesmente porque fluiu ou porque foi necessário na hora de estar “em campo de pesquisa”.

A disciplina em avançar um pouco todos os dias me ajudou muito a não surtar e conseguir fazer um trabalho realmente interessante

Seja responsável e intencional

Quando eu iniciei minha vida acadêmica, vim de uma realidade onde precisávamos estudar para ir bem na prova, precisávamos ir pra escola porque os pais mandavam, precisávamos passar de ano para não “sofrer punições” ou para terminar tudo duma vez e ficar livre.

Vi enumeras pessoas terminarem a faculdade com a mesma mentalidade e sofrerem por não serem bons profissionais para o mercado por causa disso. O TCC é um momento onde você é confrontado a mostrar real resultado.

A vida acadêmica precisa ser vivida com intensidade, seriedade e intencionalidade.

O mercado certamente cobrará de você tudo o que seu professor fizer vista grossa!

Sendo assim para encerrar minha recomendação é dedique-se com intensidade e constância para que não se perceba em algum momento dedicando-se com insanidade.

Se você tem constância poderá diminuir um pouco a intensidade para poder curtir sua vida, amigos, família e coisas que gosta… se deixar tudo para última hora e não ser responsável vai acabar gastando dinheiro para terceirizar sua pesquisa, fazendo algo que não terá orgulho, passando vergonha perante a sua banca e talvez, infelizmente, desonrando sua família e pessoas que tentaram ajudar você a chegar em sua colação de grau ❤

Faça o que tiver que fazer, caminhe sempre em excelência, se a media comum é 7 que a sua seja 8.5 e que no final do seu histórico acadêmico, sua media geral seja o mais próximo de 10 que puder.

Se depois de fazer isso não colher frutos bons na sua vida profissional pode comentar aqui dizendo que eu estava errado :D

Você que leu e tem uma dica que eu não falei aqui comenta aí e me ajude a ajudar alguém ❤ Valeu!

By Fernando Vargas on December 10, 2019.