Qual o papel do Conselho de Administração em casos de fraudes?
0
0

Qual o papel do Conselho de Administração em casos de fraudes?

#Finanças #Gestão #Carreira
1 min
0
0

Qual o papel (e responsabilidades) dos membros do Conselho de Administração em casos de fraudes contábeis, assédio, racismo, desmatamento ilegal, saúde mental dos colaboradores, trabalho análogo à escravidão e tantos outros temas que fogem do simples "gerar lucro aos shareholders"?

Esse foi o tema da excelente live da Conexão Capital "Responsabilidade dos Administradores no Século 21: ESG e os escândalos corporativos". Com base em exemplos recentes como Banco Panamericano, Americanas, Vale, Shell, McDonald's, Salton e Aurora, foi abordada a necessidade do Conselho de Administração em atuar ativamente não só na fiscalização da gestão financeira e acompanhamento de resultados como incorporar à pauta demandas relacionadas ao cuidados com o meio ambiente, retenção de talentos, reputação da marca, combate ao racismo e condições de trabalho, entre outras.

Só a questão ética já deveria ser suficiente para essa iniciativa, mas também existe a questão judicial. Conforme já ocorre nos EUA e em alguns casos no Brasil, o Conselho de Administração, juntamente com os principais executivos, tendem a ser responsabilizados penalmente por fraudes e crimes cometidos pela empresa por negligência ou omissão. A apresentação está no site da Capital Aberto:


Only SubscribersTo access all content, you must subscribe to the Botton Line channel. You can also become a subscriber and have access to exclusive content.
This channel is committed not to send spam and to respect the LGPD. Cancel whenever you want.