Sua empresa vai sofrer um ciberataque, a questão é saber se ela está preparada ou não
0
0

Sua empresa vai sofrer um ciberataque, a questão é saber se ela está preparada ou não

Campeão mundial de fishing (golpe para roubar dados do usuário) e 5º maior alvo de ataques cibernéticos do globo, o Brasil teve um aumento de 300% no número de tentativas de invasão desde o início da pandemia. Segundo a Kaspersky, uma das mai...

#Finanças #Gestão #Carreira
2 min
0
0
Email image

Campeão mundial de fishing (golpe para roubar dados do usuário) e 5º maior alvo de ataques cibernéticos do globo, o Brasil teve um aumento de 300% no número de tentativas de invasão desde o início da pandemia. Segundo a Kaspersky, uma das maiores empresas de segurança digital do mundo, só em relação aos ramsonwares são 30.000 ataques por dia.

"As empresas têm de parar de pensar se vão ser atacadas para pensar quando vão ser atacadas, e como vão estar preparadas para se defender", alerta Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky. "Aliás, muitas companhias podem já ter sido invadidas e nem sequer ter se dado conta."

É o caso, por exemplo, de criptominers que invadem os computadores da empresa para utilizá-los na mineração de criptomoedas. Rebouças acrescenta que, assim como empresários, os criminosos estão sempre atrás de formas de obter lucro, nesse caso desenvolvendo novos golpes. Nesse aspecto, tem se notado que nos últimos anos os ataques passaram a se concentrar em grandes empresas.

"Em vez de ganhar pouco com muitos como no caso do fishing, a estratégia agora é ganhar muito com poucos", afirma.

"Hoje os hackers estudam as vulnerabilidades das empresas para direcionar os ataques em seus pontos mais frágeis."Para se proteger com eficiência, ele destaca  a importância em comparar o investimento em segurança com os prejuízos de um ataque: paralisação das operações, tempo e recursos perdidos com backup e restauração e danos à imagem institucional da companhia.

Outra recomendação é ter uma visão mais ampla do que é segurança. "Não é apenas um produto, envolve também pessoas e processos. A empresa tem de desenvolver uma cultura de segurança que envolva todos, não só como funcionários como também como cidadãos. Afinal, parte importante de nossas vidas hoje passa por um celular. Acho inclusive que segurança digital deveria ser ensinada nas escolas."

http://ow.ly/7yzq50GskaG

#Finanças #Gestão #Carreira #Segurançadigital #gestaoderisco #cibersegurança #cyberataque