Red Pill 💊 03 | Babacas, Monges, 1 Livro de 1936 e Nikola Tesla
146
0

Red Pill 💊 03 | Babacas, Monges, 1 Livro de 1936 e Nikola Tesla

FELIPE FOIATO
0 min
146
0
Email image

Na segunda-feira comecei a reler um livro que li há alguns anos e que mudou completamente a minha vida: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas 

Email image

Pouco antes de ler esse livro eu costumava dizer que eu tinha uma "personalidade forte".

No entanto, esse livro me mostrou que eu estava errado. Completamente errado. Eu confundia personalidade forte com ser um babaca.

Eu não “fugia” de uma discussão, eu gostava de “discutir” e ir até o fim em qualquer “debate”, independente do assunto, já que eu acreditava fielmente em todas minhas crenças da época.

Hoje eu vejo que nunca gostei de discutir ou debater, o que gostava era de elevar o meu ego ao "vencer" as discussões.

Pelo menos, eu achava que eu estava “vencendo”, quando, na verdade, a cada discussão fútil que eu entrava com esse estado mental eu estava perdendo.

Perdendo a admiração das pessoas, perdendo amigos, perdendo influência, etc.

Talvez você diga que isso é ser uma pessoa de personalidade, alguém convicto que defende sua posição com unhas e dentes. Sinto lhe dizer, mas isso é ser apenas uma pessoa difícil de lidar que terá muita dificuldade de ser feliz e conquistar o que deseja.

Quando você é esse tipo de pessoa, você só perde.

Você está fechado. Ninguém consegue lhe ensinar algo ou lhe passar alguma mensagem. Você se tranca na sua própria cabeça e não há nenhum argumento que lhe faça sair dela.

E o pior é que as pessoas próximas que realmente teriam algo importante para lhe ensinar logo perceberão que não vale a pena tentar.

Pessoas sábias reconhecem esse estado mental e sabem que não devem gastar energia e tempo compartilhando seu conhecimento, obtido através de muito estudo e dedicação, com uma pessoa que vai simplesmente ignorar o que ela disser e distorcer tudo.  

"Embora o poder de uma pessoa sábia exceda o de um touro, essa pessoa não luta com o touro"

Os monges, por exemplo, não costumam ensinar nada antes de serem indagados três vezes consecutivas sobre uma determinada questão.

Segundo eles, quando uma pessoa pergunta apenas uma ou duas vezes, ela está perguntando de forma superficial. E esse tipo de pergunta não leva a reflexão.

Email image

Grande parte das pessoas perguntam apenas para iniciar uma discussão e mostrar o seu ponto de vista e não para ouvir o que você tem a dizer.

E, assim como os monges, qualquer outra pessoa sábia que se dedicou para aprender sobre algo não vai se desgastar ensinando alguém que não quer realmente escutar.

Lidar com pessoas é a habilidade mais importante e útil que você pode aprender.

E não digo isso somente em questões relacionadas ao convívio social e a ser mais benquisto na sociedade.

Não saber lidar bem com pessoas vai lhe fechar muitas portas, tanto no campo pessoal quanto no profissional.

Como bem colocou Simon Sinek...


"100% dos funcionários são pessoas. 100% dos clientes são pessoas. Se você não entende sobre pessoas, você não entende sobre negócios."  

Email image

Independente da sua profissão, independente do seu estado civil, independente do seu círculo social: você precisa aprender a lidar com pessoas.

O seu cliente é uma pessoa. O seu chefe é uma pessoa. O seu colega é uma pessoa. O juiz que vai te julgar é uma pessoa. O prefeito da sua cidade é uma pessoa. O júri é composto por pessoas. Os eleitores que vão votar em você são pessoas. O seu fornecedor é uma pessoa. O gerente do seu banco é uma pessoa. O burocrata do governo é uma pessoa. A sua esposa é uma pessoa. O seu marido é uma pessoa.

No momento que você entende isso e percebe que TUDO na sua vida está relacionado e diretamente dependente de alguma pessoa, você entende o quão importante é dominar essa habilidade.

Você até pode ser um gênio tecnicamente falando, mas as chances de você atingir todos seus objetivos são mínimas se você não entender de pessoas.

A história está repleta de exemplos como Nikola Tesla, um gênio que morreu pobre e com grande parte de suas invenções patenteadas por outras pessoas pelo simples fato dele ter ignorado completamente a importância dessa habilidade.  

Email image

Assim como, também, está repleto de pessoas incompetentes tecnicamente (principalmente no meio político) que atingiram suas maiores ambições pelo simples fato de saber influenciar as pessoas.

Quer você queira ou não, essa é a realidade: você depende de pessoas para atingir seus objetivos, e se você não aprender a lidar com elas as suas chances de sucesso diminuirão drasticamente.

A maior mentira que contamos a nós mesmo (e me incluo nessa) é que isso é coisa de político ou gente falsa.

Na verdade, todos os cursos e livros de relacionamentos interpessoais poderiam ser resumidos em uma única recomendação: importe-se genuinamente com o outro.

O problema é que precisamos de diversos exemplos, histórias e muita prática para conseguir suprimir nosso ego e simplesmente nos dedicarmos a escutar e entender o que o outro tem a dizer.

Preste atenção genuinamente no que o outro tem a dizer. Todo mundo é superior a você em algo. Aprenda, entenda e respeite.

"Qualquer pessoa pode fazer mais amigos em dois meses, tornando-se verdadeiramente interessado nas outras pessoas, do que um outro em dois anos procurando fazer as outras pessoas tornarem-se interessada por ele." 

Quando você se importa genuinamente com as pessoas ao seu redor e se coloca no lugar delas você consegue abrir muitas portas e, de quebra, ganhar muitos amigos e aliados.

Se você é um vendedor, por exemplo, você precisa entender como o seu produto pode ajudar aquele cliente e por que ele estaria interessado nele. Ao entender isso, você consegue ter um argumento de venda muito mais sólido e, ao mesmo tempo, um cliente feliz e satisfeito com o seu atendimento.

O erro da maioria dos vendedores é tentar empurrar funcionalidades ou benefícios de um produto sem antes escutar o que o cliente está buscando.

No momento que o vendedor parar de se preocupar com sua comissão e focar em solucionar o problema do seu cliente ele, ironicamente, aumenta sua comissão e cria uma leva de clientes fiéis e, muitas vezes, se torna amigo dessas pessoas.

O mesmo serve para colegas de trabalho, filhos, esposas, maridos, funcionários, chefes, empresários, políticos, etc. Entenda bem o que aquela pessoa precisa antes de empurrar sua opinião.


O ser humano é egoísta por natureza e se você aprender a lidar com isso, terá uma vantagem competitiva enorme.

E qual a melhor forma de aprender sobre o assunto? Lendo, estudando e, principalmente, praticando.

Toda vez que estiver conversando com alguém, a partir de hoje , tente se policiar para não focar a conversa em você. Crie um "despertador mental" e pergunte a si mesmo: eu estou dando espaço a outra pessoa e me importando genuinamente com o que ela está falando ou estou simplesmente esperando mentalmente minha vez de falar e contar a minha versão?

Para lhe ajudar nesse exercício, eu separei alguns bullet points de ações que você pode começar a praticar ainda hoje.


➔ Como ser um líder?

  • Comece uma conversa sempre com um elogio e uma apreciação sincera
  • Chame atenção indiretamente.
  • Fale sobre seus próprios problemas e erros antes de criticar os das outras pessoas (perceba que ao começar o e-mail falando dos meus erros passados você se mostrou muito mais aberto a escutar o que eu tinha a dizer).
  • Faça perguntas ao invés de dar ordens.
  • Elogie o menor progresso e cada novo progresso.
  • Atribua a outra pessoa uma boa reputação para que ela queira mantê-la.
  • Incentive outras pessoas. Faça com que os erros pareçam fáceis de corrigir.
  • Faça a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere.


➔ Seis maneiras de fazerem as pessoas gostarem de você

  • Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas (lembre-se: todo mundo é muito superior a você em algo).
  • Sorria o máximo que puder.
  • Lembre-se de que o nome de um homem é, para ele, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.
  • Seja um bom ouvinte. Incentive os outros a falar sobre eles mesmos.
  • Fale sobre assuntos que interessam a outra pessoa.
  • Faça a outra pessoa sentir-se importante, mas faça-o sinceramente.



➔ Como conquistar as pessoas para o seu modo de pensar

  • O melhor meio de vencer uma discussão é evitá-la.
  • Respeite a opinião alheia. Nunca diga "você está errado".
  • Se errar, reconheça o erro imediatamente e com ênfase.
  • Comece de um modo amigável.
  • Consiga com que a outra pessoa fale "sim, sim" imediatamente.
  • Deixe a outra pessoa pensar que a ideia é dela.
  • Procure honestamente ver as coisas pelo ponto de vista alheio.
  • Mostre-se simpático as ideias e desejos alheios.
  • Apele para os mais nobres motivos.
  • Não critique, não condene e não se queixe.


Esses bullet points foram retirados de uma anotação antiga que fiz na primeira vez que li o livro"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas".
Eu recomendo fortemente que você leia esse livro. Ele foi escrito em 1936 e continua sendo um best seller até hoje, e, como eu disse, tem o poder de mudar sua vida para muito melhor.

O resumo dessa excelente obra também está disponível em nosso aplicativo, para que você estude inglês enquanto aprende sobre a arte de fazer amigos e influenciar pessoas.

Mas, mais importante do que a leitura dessa obra, é aplicar na vida real os seus conhecimentos. Se você realmente aplicar somente os bullet points que eu lhe passei acima, você já transformará absurdamente as suas relações pessoais e profissionais e muitas portas se abrirão.

Não é uma tarefa fácil e você precisará se esforçar bastante e se policiar frequentemente, mas os resultados valerão a pena. Você se sentirá uma pessoa mais querida, terá mais amigos e sua vida profissional provavelmente deslanchará.

Lembre-se: tudo é sobre pessoas.


Por hoje é só :)

Espero que você tenha gostado dessa newsletter! Gostaria também de lhe convidar a me seguir no instagram e me acompanhar por lá, no @felipefoiato (ou clicando aqui). Tenho compartilhado muito conteúdo de valor e fornecido diversas mentorias gratuitas através dos meus stories.

Ps:  A Red Pill é a minha newsletter semanal gratuita onde eu compartilho o meu conhecimento e todos os meus últimos aprendizados e experiências adquiridas. Se você não leu a primeira edição e gostaria de entender o motivo por trás desse nome, bem como o propósito desta newsletter, é só clicar aqui.




Até mais,

Felipe Foiato