O seu cliente consegue te encontrar no Google?
136
0

O seu cliente consegue te encontrar no Google?

Redacao da Freelaw
0 min
136
0

Em tempos de Lives, Webinários e IGTVs, muitos advogados focam em produzir conteúdos exclusivamente para as redes sociais.

Como consequência, conseguem alguns "likes",  mas permanecem irrelevantes para os algoritmos de busca do Google.

Não significa que produzir conteúdos para as redes sociais não seja relevante. Mas uma estratégia sólida voltada para a pesquisa do Google (que ninguém passa um dia sem usar) pode gerar resultados expressivos a longo prazo.

Por isso, a pergunta de hoje é: Seu cliente consegue te encontrar no Google?

E, se o seu cliente consegue te encontrar, qual é a primeira impressão que ele tem do seu escritório de advocacia?

Em nossa visão, o desenvolvimento de estratégias para alcançar as primeiras posições para buscas no Google, de forma orgânica, é uma das iniciativas mais vantajosas para os escritórios de advocacia. 

Você quer saber o porquê?

Leia nossa a News até o fim! Está imperdível e cheia de novidades!

A Freelaw News está em uma nova casa!

A partir desta edição, os e-mails da Freelaw News serão enviados por meio da Pingback.

O que muda para você?

  • Você receberá os e-mails desta Redação a partir do endereço (freelawnews@pingback.com)
  • O layout da Freelaw News ficou mais legal! 
  • Agora, você poderá ler esta e todas as próximas edições por meio desta página. E, se você gostar do conteúdo, você pode clicar na página e dar "Pings" para esta Redação. É só clicar na raquete que fica ao lado esquerdo!

Legal, né?

Email image

O que são estratégias de crescimento orgânico por meio do Google?

Esse é um tema bastante complexo e temos um artigo exclusivo sobre isso no Blog da Freelaw (Inbound Marketing e Advocacia: por que eles foram feitos um para o outro?).

Esse vídeo de SEO para advogados também pode ser muito útil! 

Se você ainda não sabe o que é SEO, não se assuste! É a sigla para Search Engine Optimization, que significa a otimização de um site com o objetivo de melhorar o posicionamento da página em resultados de busca.

Mas, sendo pragmáticos e objetivos, neste momento, você precisa entender apenas o funcionamento da estratégia.

06 passos para você entender o funcionamento de uma estratégia de SEO para Advogados

1) Você realiza um exercício de reflexão: "O que os meus clientes digitam no Google? Quais dúvidas eles possuem? Como posso ajudá-los?"

2) Após a reflexão, anote pelo menos 50 termos que os seus clientes podem digitar no Google

3) Com a lista em mãos, você utiliza uma ferramenta (como o Ubersuggest) para descobrir: (i) qual o volume de buscas por aquele termo e (ii) qual a dificuldade para conseguir ranquear no Google para aquela palavra

4) Após a análise, você priorizará a produção de conteúdo de acordo com o maior volume de buscas e o menor nível de dificuldade.

5) Você produz os conteúdos e publica no site do seu escritório (se você ainda não tem um site, esse conteúdo pode te ajudar a criar um, sem precisar de um programador)

6) Depois que os conteúdos estão produzidos, você divulga os conteúdos nas Redes Sociais e cria "pílulas de conteúdos" para serem distribuídas. Assim, as Redes Sociais passam a fazer parte de uma estratégia maior (e não são a única estratégia)!

Por que esse canal é muito importante para escritórios de advocacia?

  • Porque essa estratégia te ajuda a otimizar esforços e reaproveitar conteúdos em diferentes formatos (tanto para o Google, quanto para as Redes Sociais do seu escritório)
  • Porque, tanto a advocacia, quanto o SEO são negócios de longo prazo. É preciso construir reputação, confiança e gerar valor para as pessoas. Se você tiver paciência, consistência e realmente estiver ajudando as pessoas, vai dar certo.
  • E, por fim, porque exige disciplina e poucos escritórios possuem uma estratégia de SEO consolidada. Por isso, ranquear para as primeiras posições do Google para palavras jurídicas não é tão difícil quanto para palavras de outros mercados mais saturados, como para "marketing digital" e para "empreendedorismo".

Para que você tenha um exemplo, na Freelaw, começamos a produzir conteúdo em Fevereiro de 2019 e, somente em Fevereiro de 2020, tivemos um crescimento expressivo neste canal.

Email image

Ou seja, o investimento na estratégia até nos gerou retornos de curto prazo (como fortalecimento da marca e aquisição de novos clientes).

Mas os melhores resultados de uma estratégia de SEO demoram pelo menos 12 meses para acontecer.

Do dia 1º até o dia 27 de Julho de 2020 (data em que escrevemos a edição desta Newsletter), o Blog da Freelaw teve 5.939 visitantes e 4.991 visitantes sugiram a partir de buscas orgânicas.

Email image

Em resumo, a estratégia funciona!

E... um segredo entre nós, existem grandes escritórios de advocacia que pagam múltiplos cinco dígitos para estratégias de marketing, assessoria de imprensa e branding, mas continuam irrelevantes para o algoritmo do Google.

E você, quer se tornar relevante para o Google?

Nós vamos te ajudar! Conte conosco.

Curadoria de conteúdos da semana

Email image

Para você que quer aprender sobre inglês jurídico e contratar tradutores jurídicos.

Para você que quer fortalecer a presença digital no LinkedIn.

Para você que quer conhecer e aprender com um dos maiores nomes do empreendedorismo jurídico do Brasil.

Para você que quer utilizar metodologias ágeis e novas tecnologias em seu escritório de advocacia.

Para você que quer entender os reflexos jurídicos das novas tecnologias no direito.

Para você que quer profissionalizar a gestão do seu escritório de advocacia e melhorar a precificação de honorários advocatícios.

Gostou da edição de hoje?

Acesse a página da Freelaw News, deixe um "ping" e compartilhe o conteúdo com outros colegas! :)

Nos vemos na próxima segunda-feira.

Abraços e boa semana!