Os maiores erros da estratégia de Marketing Digital dos escritórios de advocacia
30
0

Os maiores erros da estratégia de Marketing Digital dos escritórios de advocacia

Não é fácil criar uma estratégia de Marketing Digital.

Redacao da Freelaw
5 min
30
0

Não é fácil criar uma estratégia de Marketing Digital.

Se você está acessando esse conteúdo, você já está na frente da maioria dos escritórios de advocacia e advogados, por reconhecer que produzir conteúdo na internet é cada vez mais importante.

Mas você sabe como criar uma estratégia sólida para conquistar mais clientes por meio da internet?

Nós vamos compartilhar a estratégia que utilizamos aqui na Freelaw durante a Semana do Inbound Marketing para Advogados, que acontecerá nos dias 14-17 de Setembro. Recomendamos fortemente que você se inscreva!

Email image

Serão três dias de conteúdos 100% gratuitos!

  • Dia 1 - O que é Inbound Marketing para Advogados? Por que o seu escritório deveria investir nessa estratégia?
  • Dia 2 - Os 3 pilares da estratégia de Inbound Marketing
  • Dia 3 - Como produzir conteúdo para a web e começar uma estratégia consistente para o seu escritório?

Inscreva-se gratuitamente agora e compartilhe esse link com outros colegas!

Email image

Novo Podcast com um dos maiores influenciadores jurídicos do Brasil no Tik Tok!

Na última quarta-feira, foi ao ar o episódio 63 do #lawyertolawyer, o Podcast da Freelaw.

Nós tivemos a honra de receber o Dyego Freitas, advogado que produz conteúdo desde 2010 e, atualmente, é um dos maiores influenciadores jurídicos do Brasil no Tik Tok (com 1.4 milhões de visualizações no último mês). 

Email image

Quais são os 7 maiores erros das estratégias de marketing jurídico?

Não poderíamos começar a nossa "lista de erros" sem abordar o conservadorismo do mercado jurídico.

Nós, advogados, somos os clássicos "retardatários" quando se trata da adoção de novos produtos e isso prejudica muitas estratégias de marketing jurídico.

O Instagram, por exemplo, foi lançado em outubro de 2010 e antes de 2017 era "raro" encontrar advogados produzindo conteúdos por lá.

Imagine se você tivesse começado de forma antecipada, logo no lançamento da plataforma? Você possivelmente cresceria de forma mais acelerada e teria uma audiência maior.

Em se tratando de estratégias de marketing, muitas vezes, "quem chega primeiro bebe água limpa!".

Email image

Erro 1: Permitir que o conservadorismo jurídico prejudique a sua estratégia

  • Uma boa estratégia para "driblar" o conservadorismo é acompanhar o que os produtores de conteúdo de outros mercados estão fazendo! Estude também esse Manual da Advocacia 4.0 publicado no Blog da Freelaw. Acreditamos que você vai gostar!

Erro 2: Utilizar o juridiquês de forma excessiva e se comunicar com uma linguagem que não condiz com o perfil do seu público

  • Você entende bem o seu cliente? Você sabe a linguagem correta para esse cliente?
  • Você consegue explicar um conteúdo complexo para uma pessoa que não é da área em um texto ou em um vídeo de 60 segundos?
  • Pergunte para os seus clientes e possíveis clientes quais são suas dúvidas jurídicas e problemas. Dessa forma, fica mais fácil produzir conteúdo e se comunicar com eles! (Este conteúdo pode te ajudar a ter mais assertividade na produção de conteúdo)
  • O que é mais estratégico para o seu escritório? Como você pode encaixar a produção de conteúdo em sua rotina? Essas perguntas podem ser um bom norte para você!

Erro 3: Não dedicar tempo suficiente para cuidar do Marketing do seu escritório

  • Você dedica tempo para cuidar do marketing? Ou você faz isso nas "horas vagas"? Isso é trabalho. Trabalho não é só peticionar, cuidar das questões jurídicas.
  • A maior parte dos advogados dedica grande parte do tempo exclusivamente para a área jurídica. Mas, se você quer crescer o seu negócio, você precisa equilibrar o seu tempo entre o marketing, o relacionamento com os clientes, a gestão do escritório e a área jurídica (abordamos isso nesse artigo que é muiiito legal!).
  • Se você estiver no começo, recomendamos que você execute a estratégia sozinho(a).
  • Se você estiver sobrecarregado(a), pode ser o momento de envolver outras pessoas e capacitar a sua equipe para incluir o marketing como uma prioridade do escritório.
  • Você também pode pode reduzir o tempo que você gasta para fazer petições e contratos utilizando uma plataforma como a Freelaw. Dessa forma, você se torna mais estratégico(a) (consegue atuar na produção jurídica com as questões mais importantes e delega o operacional).

Erro 4: Não definir um propósito bem claro na produção de conteúdo

  • Por que fazer marketing? Qual o objetivo de cada um dos conteúdos que você produz?
  • Como você quer se posicionar? 
  • Você precisa saber disso antes de começar!

Erro 5: Não estar com "a casa em ordem" para produzir conteúdo

Erro 6: Não seguir um método para a sua estratégia de marketing jurídico. Fazer muitos posts, artigos, investir em site, logotipo, identidade visual, design, sem uma estratégia "maior" por trás

  • Com tantas pessoas falando sobre marketing jurídico, é importante que você defina uma metodologia a ser seguida. Busque reaproveitar os conteúdos e criar algo que funcione no longo prazo.
  • Conversaremos sobre o método que utilizamos na Freelaw na Semana do Inbound Marketing para Advogados, mas, se você quiser começar os estudos antes disso, comece por aqui.

Erro 7: Falta de paciência. Dificilmente o seu escritório terá bons resultados em um prazo inferior a 12 meses. Cuidado para não desistir antes disso!

  • No início, é importante que você tenha conteúdos de qualidade disponíveis na internet. Foque em criar os melhores conteúdos que existem sobre o tema e não descanse até conseguir.
  • Depois, os resultados surgirão naturalmente, desde que você mantenha a consistência e esteja utilizando a metodologia adequada.

Por hoje, é só! Nos vemos no Instagram? :)

Email image

O seu escritório está cometendo algum desses erros atualmente? Converse conosco pelo Instagram para continuarmos o debate!

Até a próxima semana!

*PS. Você gostou desse conteúdo? Compartilhe o link da Semana do Inbound Marketing para Advogados com outros colegas advogados e nos ajude a atingir mais pessoas! :)