10 - Entrevista Exclusiva com Vitinho - FK Atmosfera
0
0

10 - Entrevista Exclusiva com Vitinho - FK Atmosfera

Na 10ª entrevista do @FutebolLitano, trazemos o meia Vitinho do FK Atmosfera, que disputa a Optibet I Lyga, a segunda divisão do futebol da Lituânia. Vitor Prado, como também é conhecido por lá, é natural de Lençóis Paulista e tem 25 anos.

Futebol Lituano
5 min
0
0

Na 10ª entrevista do @FutebolLituano, trazemos o meia Vitinho do FK Atmosfera, que disputa a Optibet I Lyga, a segunda divisão do futebol da Lituânia. Vitor Prado, como também é conhecido por lá, é natural de Lençóis Paulista e tem 25 anos.

Email image

Vitinho começou na base do São Paulo, onde jogou ao lado de feras como Éder Militão, David Neres e o meia Lucas Fernandes do Botafogo. Também treinou contra o time profissional que tinha jogadores como Rogério Ceni, Kaká, Alexandre Pato, PH Ganso, Luís Fabiano...

Email image

Depois de sair do Tricolor do Morumbi, em 2018 Vitinho jogou no Sub 20 do Noroeste. Em 2019, surgiu uma oportunidade para jogar na Ucrânia. Depois de contratempos, Vitinho acabou parando no FK Minija, que então disputava a 3ª divisão da Lituânia. Por conta de lesão no joelho, as coisas não deram certo e Vitinho retornou ao Brasil.

Email image

Ainda em 2019, surgiu a chance de finalmente estrear como profissional. Vitinho acertou com o Fernandópolis para jogar a Série B de São Paulo. Com problemas em sua inscrição devido à transferência da Lituânia, Vitinho viveu um filme de suspense antes de jogar. Duas horas antes do início da partida, o Presidente do Fefecê bateu na porta do quarto de Vitinho para avisar que seu nome estava no BID da CBF.

Email image

Vitinho, então, pôde jogar pelo Fernandópolis a partida que considera como inesquecível até aqui na sua carreira, justamente sua estreia como profissional. Jogando bem, Vitinho participou de toda a ótima campanha do Fefecê, que caiu só nas semifinais diante do Marília.

Email image

No ano seguinte, Vitinho disputou novamente a Bezinha, mas agora pelo Bandeirante de Birigui. Embora pessoalmente não tenha sido um bom ano, Vitinho participou do grupo que conquistou o acesso para a A-3. O meia sentiu que a conquista viria quando a equipe passou nas quartas de finais pelo Osvaldo Cruz, mesmo com 15 jogadores afastados pela Covid.

Email image

Em 2021, Vitinho foi jogar a A-3 pelo Linense. A equipe fez boa campanha na fase de grupos, mas Vitinho perdeu espaço na reta final. O jogo chave foi contra o São José nas quartas de final. Após perder o primeiro jogo, o Linense precisava vencer por dois gols de diferença, mesmo desfalcado do goleiro Reynaldo (hoje no Manaus FC) e sem Thiago Humberto, o Rei de Lins.

Email image

Aos 43 do 2º tempo, o Linense conseguiu fazer o 3x1 que garantiu a classificação para as semifinais. Vitinho diz que "ali foi Deus novamente e sabia que viria mais um acesso. E o sentimento? Inexplicável, você precisa viver para saber, é êxtase, dever cumprido, festa, alegria e gratidão…". Foi seu segundo acesso consecutivo!

Email image

Vitinho disse que por não ter participado da reta final da A-3, algumas portas acabaram se fechando. A proposta que surgiu foi justamente do FK Minija, agora na 2ª divisão, equipe pela qual já tinha tido problemas na Lituânia em 2019. Meio na dúvida, ele arriscou e chegou na Lituânia em pleno inverno para a pré temporada.

Email image

Depois de ficar 6 semanas no FK Minija, o clube não cumpriu com o combinado. Vitinho estava para retornar para o Brasil, quando surgiu a oportunidade de jogar a 2ª divisão no FK Atmosfera, da cidade de Mažeikiai, próxima à fronteira com a Letônia.

Email image

Vitinho é titular e um dos destaques da equipe que, contudo, vem mal no Campeonato. O meia afirma que o "time é bom mas não estão encaixando as coisas" e que "após a pausa do meio do ano vão chegar mais jogadores e vamos nos reconstruir e melhorar na sequência do campeonato".

Email image

Vitinho contou que o nível da 2ª divisão é muito mais alto do que a 3ª divisão, quando estava vinculado ao FK Minija em 2019. O jogador do FK Atmosfera também percebe "uma grande diferença também da Pirma Lyga para a A Lyga.

Email image

Sobre suas características, Vitinho destaca o bom passe, a boa técnica e a leitura de jogo: "por não ser rápido eu tenho que ter e acho que tenho uma boa leitura de jogo", declara o jogador. Vitinho nos contou que sempre gostou de ver vídeos de Zidane, mas que "por conta da posição que estou exercendo aqui, tenho Casemiro como referência".

Email image

Perguntamos para o jogador do FK Atmosfera se ele tem contato com outros brasileiros que atuam na Lituânia. Vitinho nos disse que esses contatos limitam-se mesmo aos dias de jogos, pois sua cidade fica meio distante de outros centros em que há mais brasileiros. Ele também é o único brasileiro do FK Atmosfera.

Email image

Sobre seu futuro, Vitinho disse que o objetivo é crescer profissionalmente, não importa se na Lituânia, no Brasil ou em outro mercado. Seu sonho é poder ajudar sua família e "para mim não é importante o lugar e sim o progresso no ramo profissional".

Email image

Devido aos problemas pelos quais passou nas duas experiências pelas quais passou no FK Minija, Vitinho foi incisivo ao dizer que a equipe de Kretinga é o "único lugar que nunca voltaria na minha vida".

Email image

Para encerrar, perguntamos algumas questões pessoais para Vitinho. Ele nos disse que torce para o São Paulo. Oceans do grupo cristão australiano Hillsong United é a música que mais toca em sua playlist.

Email image

É do frio que Vitinho menos gosta na Lituânia . O que mais gosta de lá é do custo de vida baixo, apesar da inflação que também atinge o país báltico. Vitinho elogiou ainda, entre risos, a beleza das mulheres lituanas como mais um ponto positivo do país.

Email image

Esperamos que os fãs de futebol alternativo tenham gostado da 10ª entrevista da página @FutebolLituano. Aproveitamos para agradecer ao Vitinho pela sua paciência em nos conceder a entrevista e para desejar muito sucesso nessa sua caminhada pelos gramados da Europa.

Email image