3 - Entrevista Exclusiva com Vinícius Hess - FK Babrungas
0
0

3 - Entrevista Exclusiva com Vinícius Hess - FK Babrungas

Como já vem se tornando uma tradição no @FutebolLituano, nesta quinta temos mais uma entrevista com um jogador de futebol que atua na Lituânia. Desta vez, o papo é com Vinícius Hess, 34 anos, volante que atua no FK Babrungas da Prima Lyga, a...

Futebol Lituano
5 min
0
0

Como já vem se tornando uma tradição no @FutebolLituano, nesta quinta temos mais uma entrevista com um jogador de futebol que atua na Lituânia. Desta vez, o papo é com Vinícius Hess, 34 anos, volante que atua no FK Babrungas da Prima Lyga, a segunda divisão do país.

Email image

O curitibano Vinícius Hess começou sua carreira no Athlético, mas teve mais destaque atuando pelo Boa Esporte e pelo Fortaleza, além de ter jogado em diversos outros clubes no Brasil.

Email image

Em 2021, Vinícius Hess recebeu proposta para defender o FK Babrungas. Ele disse que “estava jogando sempre os estaduais e no 2º semestre tinha sempre dificuldade de conseguir clube”. Assim, "vim para a Lituânia no escuro, sem saber informações do time, fui descobrindo aos poucos no dia a dia”.

Email image

Antes de nos contar sobre a experiência na Lituânia, Vinícius Hess falou um pouco de dois momentos importantes de sua carreira. Em 2014, jogando pelo Boa Esporte, esteve perto de conquistar o acesso à Série A do Brasileirão. A equipe mineira começou mal a Série B naquele ano.

Depois de flertar com o Z4, Vinícius disse que "com uma corrida de recuperação, chegamos a brigar pelo acesso até a última rodada". Para ele, duas derrotas seguidas quando a equipe já estava no G-4, custaram o acesso. Assim mesmo, foi uma ótima campanha do Boa, que chegou em sexto.

Email image

Outro momento ao qual Vinícius Hess se refere como mágico e como sua “melhor experiência no futebol”, foi a final do Campeonato Cearense de 2015. Diante de 50 mil torcedores no Castelão, o Fortaleza perdia por 1x0 até os 36 do segundo tempo.

Email image

O Fortaleza virou o placar. Nos descontos, o Ceará ainda empatou, resultado que servia para garantir o título ao tricolor cearense. Vinícius Hess entrou na partida quando o Fortaleza ainda perdia.

Ele descreve que aquela final "me deu um aprendizado enorme, depois daquele jogo eu criei um espírito de acreditar na vitória até o último instante do jogo". Também destaca o apoio da torcida, “as pessoas na rua me reconheciam e perguntavam se eu era jogador do Fortaleza”.

Email image

Depois de rodar o país, ele acha que o mercado no Brasil fecha portas para jogadores acima 30 anos, Assim, a chance de jogar na Lituânia atendeu ao seu objetivo de “jogar mais alguns anos e me preparar para o futuro, quando tiver que encerrar minha carreira como jogador”.

Email image

Vinícius nos conta que financeiramente jogar na Prima Lyga da Lituânia pode não ser o melhor lugar, mas isso é compensado pela qualidade de vida que usufrui em Plungè na Lituânia.

Email image

Já no seu segundo ano morando em Plungè, noroeste da Lituânia, conta que divide um apartamento com outros brasileiros. Vinícius diz que sua família na distante Lituânia acaba sendo “o pessoal do clube e alguns torcedores que nos apoiam”.

Email image

No tempo livre, Vinícius aproveita para visitar outras cidades do país e, até mesmo, “ir à praia que não fica muito longe daqui”. O ponto negativo do país, para Vinícius, “é quando está muito frio, para treinar é complicado”.

Em termos de adaptação, o jogador do FK Babrungas disse que no começo foi bem difícil, não apenas pela língua, mas especialmente para compreender o estilo de jogo da Lituânia, que é bastante tático.

Vinícius menciona que a estrutura do FK Babrungas é simples, mas tudo é bem organizado. O campo é de grama artificial, característica comum no país devido ao clima hostil em grande parte do ano.

Email image

Vinícius diz que o FK Babrungas tem uma equipe bem jovem, alguns jogadores do elenco acumulam o futebol com os estudos ou mesmo com outro trabalho. O time está no meio da tabela da Prima-Lyga, mas “a expectativa é de estar no topo entre os 3 primeiros e brigando para subir”.

Email image

Vinícius confidencia que quer ser campeão pelo FK Babrungas, mas que o futebol é um esporte coletivo e nem sempre todos os demais têm essa ambição. Além da Liga, a Copa é uma chance para o FK Babrungas se destacar. O time está na segunda fase e amanhã recebe o BFA Vilnius.

Email image

Vinícius Hess diz que não tem muito contato com outros brasileiros que jogam na Lituânia, conhece Leo Antonio (@leonardoant_), que já foi entrevistado aqui, por ter enfrentado o Dziugas Telsiai em amistosos.

Quanto ao seu futuro, Vinícius Hess planeja ficar um bom tempo na Europa, não necessariamente na Lituânia. Entende que “como jogador tenho que estar aberto a todas as propostas, independente de qual país for, só a decisão que deve ser bem pensada e de acordo com os objetivos”.

Email image

Para encerrar, perguntamos sobre os melhores jogadores que Vinícius Hess enfrentou em sua carreira. Não foram poucos, ele destaca alguns como William Bigode (“que joguei com e contra”), Dagoberto e Hernanes quando estavam no São Paulo e Tinga, quando jogava pelo Cruzeiro.

Email image

Para arrematar, quando jogava pelo Botafogo de Ribeirão Preto, ele lembra que enfrentou no Pacaembu ninguém menos que Ronaldo Fenômeno. Resultado do jogo foi 1x1, assim o Vinícius Hess está na seleta galeria de jogadores que nunca perderam para o Fenômeno!

Email image

Era isso por hoje pessoal. Esperamos que tenham gostado dessa entrevista com mais um atleta brasileiro que joga nos campos da Lituânia. O @FutebolLituano agradece ao Vinícius Hess pela disponibilidade e por dividir com o fã de futebol alternativo um pouco de sua experiência no futebol!

Email image