7 - Entrevista Exclusiva com Henrique Devens - DFK Dainava
0
0

7 - Entrevista Exclusiva com Henrique Devens - DFK Dainava

Em mais uma entrevista exclusiva com futebolistas que atuam na Lituânia, trazemos uma conversa com o atacante Henrique Devens do DFK Dainava, atual

Futebol Lituano
4 min
0
0

Em mais uma entrevista exclusiva com futebolistas que atuam na Lituânia, trazemos uma conversa com o atacante brasileiro Henrique Devens do DFK Dainava. A equipe de Alytus  está na briga pelas primeiras colocações da Optibet Pirma-Lyga, a 2ª divisão do país báltico.

Email image

Henrique Devens, 24 anos, é capixaba de Aracruz e tem uma trajetória incomum no futebol. Ele começou no Aracruz, equipe pela qual disputou a Taça São Paulo de 2014 com apenas 16 anos, e atuou ainda na base do Espírito Santo FC.

Email image

Aqui começa sua trajetória diferente no futebol. Henrique Devens foi estudar na PUC de Belo Horizonte e logo depois foi para os Estados Unidos cursar faculdade em Iowa e depois no Tennessee. Assim, enquanto se graduava em Business, participava de campeonatos de soccer, especialmente nas summer leagues americanas.

Email image

O atacante jogou também no Tri-Cities Otters do Tennessee e no The Villages, na Flórida, equipe pela qual disputou a conhecida US Open Cup, que reúne times das ligas mais importantes dos Estados Unidos, inclusive da MLS.

Email image

Por meio de um agente com conexões na Lituânia, em 2021 Henrique Devens foi contratado pelo FK Babrungas da 2ª divisão. Com uma rápida adaptação e fazendo muitos gols, Henrique logo recebeu propostas de dois clubes da A-Lyga, a divisão de elite da Lituânia. Henrique acabou fechando com o DFK Dainava que, então, estava na divisão de elite da Lituânia.

Email image

A campanha do DFK Dainava não foi boa na temporada passada, tendo largado com três pontos negativos a equipe acabou sendo rebaixada, mesmo lutando até a última rodada da A-Lyga.

Email image

Em uma breve comparação entre o futebol americano e o lituano, Henrique acha que os clubes que passou nos Estados Unidos possuem melhor estrutura do que as equipes da Lituânia. Já em termos de público, depende muito da competição. Ele destaca a presença de público nos jogos da US Open Cup, na qual jogava para até 5.000 torcedores.

Email image

Henrique Devens elogia muito a torcida do DFK Dainava, a Dzūkų Tankai, que segundo ele é o coração do time. Os torcedores o reconhecem em Alytus e sempre mandam mensagens. Mesmo na segunda divisão, o DFK Dainava tem uma das melhores médias de público da Lituânia.

Email image

Nosso entrevistado nos conta que o objetivo do DFK Dainava é voltar à A-Lyga. Ele acha que o trabalho vem sendo feito e a equipe está no caminho certo. Henrique conta também que recebeu propostas de outros clubes neste ano, mas que por razões contratuais permaneceu na equipe de Alytus.

Email image

Além disso, Henrique percebe que estar na Europa lhe dá uma visibilidade diferente do que se estivesse no futebol brasileiro. Pesa também permanecer na Europa o fato de vivenciar uma experiência diferente em uma outra cultura.

Email image

O atacante também gosta da Lituânia por ser um "país muito bonito, com muita natureza e lugares interessantes de se visitar". É grato ao país por ter lhe aberto as portas da Europa, mas também vislumbra que ainda há novos desafios pela frente em sua carreira.

Email image

Henrique Devens se define como um atacante de bastante mobilidade, que gosta de cair pelos lados, mas também que se move no meio do ataque. Não é aquele atacante old school, fixo na área. O jogador em que se inspira desde criança é Cristiano Ronaldo, muito também pelo lado atleta do português.

Email image

Outro fato interessante sobre Henrique Devens é que ele tem passaporte luxemburguês. Com essa condição, o atacante almeja defender a Seleção de Luxemburgo em alguns anos. Aliás, Henrique tem um planejamento bem traçado para sua carreira. A ida para a Lituânia, os números de gols e assistências e quem sabe uma futura convocação para os Lions Rouges podem abrir muitas portas.

Email image

 Coincidentemente, no sábado, Lituânia e Luxemburgo se enfrentam pela Nations League. Apesar de ter amigos que jogam na seleção da Lituânia, Henrique crava uma vitória de Luxemburgo!

Email image

Era isso por hoje, pessoal! @FutebolLituano agradece aos nossos leitores por prestigiarem nossa página e também ao Henrique Devens por disponibilizar se tempo para nos conceder a entrevista. Desejamos muito sucesso em sua carreira e que ele possa vestir, em breve, o manto da Seleção de Luxemburgo!

Email image