Portugal será campeã do mundo no Catar (te digo a razão)
0
0

Portugal será campeã do mundo no Catar (te digo a razão)

Portugal tem a melhor geração de todos os tempos. Antes de me chamar de maluco, leia o texto inteiro e só comente após, ok? Já adianto que esse será meu palpite

Marcelo do Ó
3 min
0
0

Não tem jeito, nossos patrícios levantarão a Taça Fifa em dezembro. Será a entrada triunfal de Cristiano Ronaldo no panteão dos deuses eternos do futebol. Veremos, invejosos, a nação lusitana insandecida pelas ruas do Porto, nas ladeiras de Lisboa, tomando vinho nacional e derrubando bagaceiras aos litros. Portugal será campeã do mundo no Catar.

Email image

A classificação de hoje, no Dragão, frente a Macedônia do Norte, mostrou ao mundo a melhor e mais promissora seleção a atuar frente ao maior adversário em um torneio mata-mata: a pressão. Foi um massacre: 11 finalizações portuguesas contra apenas 3 dos adversários. Filipe II, rei e unificador do antigo Reino da Macedônia no século IV, ficaria envergonhado de seus guerreiros. A turma do CR7 teve mais a bola (64%, segundo o SofaScore) e soube usá-la com uma intensidade que pouco se vê entre os times nacionais.

Noves fora o já "tiozão" Cristiano, a geração encarnada é, seguramente, a melhor da história. Diogo Jota, Octávio, Bruno Fernandes (que fez os dois gols hoje), Bernardo Silva, João Cancelo e Nuno Mendes estão na nata dos clubes do mundo como protagonistas, titulares. Soma-se a experiencia do interminável João Moutinho e do luso-nosso Pepe. Com direito a João Félix e o novato promissor Vitinha no banco de reservas. Mesmo com Fernando Santos, retranqueiro de mão cheia, comanando essa turma, poucos times tem tantos talentos.

Vejam como os portugueses estão na crista da onda no futebol mundial. Jota e Cristiano estão entre os 10 maiores artilheiros da Premier League (a maior do mundo). Bruno Fernandes é o segundo em passes decisivos do mesmo campeonato. Bernardo Silva, na Seleção, em 9 jogos de Eliminatórias, deu três assistências. Na liga inglesa, tem 7 gols (Mahrez, o artilheiro do City, tem 10). João Cancelo é considerado o melhor lateral-direito do mundo. São muitos num mesmo time, minha gente.

Como tamanha fartura, Portugal está pronto para levar o planeta. Em 2016, exorcisou o demônio de uma vida sem títulos. Trouxe a Liga das Nações de 2018-2019 e virou um time que conhece o gosto de ser campeão. Fernando Santos, criticado por seu excesso de zêlo, já comanda a seleção desde 2014, tem o grupo nas mãos e já passou por horas boas e por pesadas dúvidas - como agora, deixando para decidir a vaga na repescagem. 

A Copa do Mundo será em dezembro, meio de temporada. Os europeus estarão na ponta dos cascos fisicamente. Confiantes por acreditar que esssa geração é a melhor de todos os tempos, os portugueses acreditam que podem mesmo levar essa em 2022. Contra tudo isso, apenas o fato de que eu sou muito - mas muito ruim - de palpite.