A importância da Nutrição adequada para o jogador de Futebol
0
0

A importância da Nutrição adequada para o jogador de Futebol

Como prometido, segue a primeira das três matérias sobre a preparação dos atletas em período de férias. Iniciamos exatamente pelo início, pela alimentação, E nada melhor do que uma especialista, Luciana Dresseno, nutricionista clínica e espor...

Marcelo A Mendes
3 min
0
0

Como prometido, segue a primeira das três matérias sobre a preparação dos atletas em período de férias. Iniciamos exatamente pelo início, pela alimentação, E nada melhor do que uma especialista, Luciana Dresseno, nutricionista clínica e esportiva, também atleta.

Cuidados com a nutrição, são importantes por toda vida, entretanto para atletas são requisito básico para melhora e manutenção do desempenho esportivo, ainda mais quando se trata de jovens atletas, como jogadores de futebol das categorias de base. Por se tratar de crianças e jovens, que ainda estão em fase de crescimento, onde existe uma demanda de nutrientes elevada para o desenvolvimento físico, e precisam manter a rotina de estudos, treinos de alta intensidade do futebol, é fundamental dar atenção a alimentação e a hidratação. Através de uma alimentação equilibrada, variada, rica em macro nutrientes como: as proteínas, presentes nas carnes, laticínios, ovos, responsáveis pelo crescimento celular, recuperação muscular, as gorduras, presentes nos alimentos ricos em gorduras como carnes, laticínios, óleos vegetais, responsáveis pela produção dos hormônios, extremamente importantes para manutenção da vida, e o macro nutriente mais usado durante os exercícios, os carboidratos, responsáveis por entregar energia e evitar a fadiga durante os jogos. Além dos macro nutrientes já citados, precisamos dar uma atenção especial aos micronutrientes que são as famosas vitaminas e minerais, que precisam ser ingeridas diariamente, que são de extrema importância para a manutenção do sistema imunológico, crescimento e desenvolvimento do organismo, além de manter em dia as inúmeras reações químicas que acontecem o tempo todo no nosso organismo. Aqui é importante dar uma atenção especial ao cálcio, mineral necessário para crescimento ósseo, contração muscular, encontrado em grande quantidade nos derivados do leite, e em menor quantidade nos vegetais verdes escuros como couve, espinafre e brócolis. A grande maioria dos alimentos contém todos os micronutrientes necessários para o organismo, portanto, uma alimentação variada, rica em vegetais verdes, amarelos, laranjas, vermelhos, ou seja, uma alimentação bem colorida ao longo do dia, costuma ser o suficiente. Crianças e adolescentes que não tem uma alimentação adequada, precisam iniciar o processo de reeducação alimentar e se necessário fazer uso de suplementos alimentares. Períodos do ano onde as temperaturas estão mais elevadas é de grande importância dar atenção a hidratação, pré, pós e em especial durante os treinos, pois há perda de eletrólitos como sódio e potássio pelo suor. A dica é o consumo adequado de frutas ao longo do dia e se necessário isotônicos durante os treinos. A avaliação com o profissional nutricionista auxilia na investigação dos hábitos alimentares e nas possíveis deficiências nutricionais. A receita do sucesso para o atleta é investir na alimentação equilibrada, em um sono de qualidade, organização emocional e o treinamento combinado de técnica com a força. 

Nutricionista Esportiva e Clínica Luciana P. Dresseno, CRN 9301D.
Nutricionista Esportiva e Clínica Luciana P. Dresseno, CRN 9301D.