Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#216 Como os principais aplicativos atingiram 1.000 usuários
0
0

#216 Como os principais aplicativos atingiram 1.000 usuários

As técnicas usadas pelos principais aplicativos para conseguir seus primeiros 1.000 usuários.

Gabriel Ishida
3 min
0
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

#TBT é a edição #193 com os principais dados da pesquisa Mobile App Trends 2023 da Adjust.

Email image

Adaptado desse artigo em inglês

Como alguns dos principais aplicativos do mundo conseguiram seus primeiros 1.000 usuários? Abaixo as principais táticas usadas e irei detalhar os principais exemplos.

Email image

Vá até onde seus usuários estão no offline

Criadores do Tinder iam até os campus universitários para promover o aplicativo e realizar festas para os usuários que tivessem o aplicativo instalado.

Email image

Snapchat fazia panfletagem e ensinava os usuários a mexerem no aplicativo em shoppings, principalmente para os adolescentes. Funcionários do Lyft (concorrente do Uber) iam nos escritórios de startups e estações de trem/metrô para oferecer cupons de desconto para novos usuários.

Email image

Vá até onde seus usuários estão no online

Dropbox produziu um vídeo acima explicando o funcionamento da plataforma e postou no site Hackers News com o título "Dropbox - jogue fora seu pen drive", atraindo os primeiros usuários da empresa.

Musical.ly (atual TikTok) utilizou o próprio Apple Store para atrair a atenção dos usuários: colocou um nome mais longo no título do aplicativo (Como fazer vídeos musicais incríveis e com todos tipos de efeitos para Instagram, Facebook e Messenger) e isso fisgava a audiência.

O criador da Netflix procurou grupos e comunidades de proprietários de aparelhos de DVD ou home theater para interagir e entender o que era discutido. Pouco a pouco, foi divulgando seu serviço e plantando as primeiras sementes para conseguir os novos usuários.

Convide seus amigos

Email image

Os criadores do Facebook pediram para os amigos divulgarem a rede social e postarem em fóruns relacionados às universidades. Quora também contou com amigos para divulgar inicialmente, mas também disponibilizou uma forma fácil de convidar pessoas por meio de disseminação em redes sociais e e-mail.

Os criadores do Slack convidaram amigos para testar em suas empresas e coletar os primeiros feedbacks. Com esses retornos, aprimoraram a plataforma para conseguir receber mais times e recursos.

Crie uma sensação de FOMO (Fear of missing out)

Email image

FOMO (Fear of missing out) é a sensação de estar perdendo algo, estar de fora de um assunto ou tendência.

Pinterest só permitia novos usuários a partir de aprovação, o que dava uma sensação de exclusividade e pertencimento a um grupo especial. Spotify só permitia novos usuários a partir de convites de usuários atuais, ou seja, um formato de member-gets-member.

Interessante olhar como essas grandes empresas iniciaram a construção de base e ver que são táticas relativamente simples, mas que exigem paciência e insistência para conseguir os resultados.


NOVIDADE DA SEMANA

Beleza e Estética, Medicamentos e Produtos Financeiros foram os que mais colocaram inserções publicitárias na TV Aberta em 2023

Email image

A pesquisa foi realizada pela plataforma Tunad e apontou que, no segmento Beleza e Estética, a marca Cicatricure foi a que mais inseriu spots publicitários na TV Aberta, sendo responsável por 27% das inserções, seguida de Jequiti (14%) e Tio Nacho (10%).

No segmento Medicamentos, a marca Forteviron foi a que mais inseriu anúncios, sendo responsável por 9%. Sidney Oliveira ficou em segundo com 6% das inserções totais do segmento.

Por fim, no segmento Produtos Financeiros, a marca Viva Sorte foi a que mais colocou inserções publicitárias, sendo responsável por 28% do total do segmento. Tele Sena (14%) e Baú da Felicidade (13%) completam o ranking.

Vi no Meio e Mensagem