Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#221 Benchmark 2023 de E-mail Marketing
0
0

#221 Benchmark 2023 de E-mail Marketing

Dados de taxa de abertura e taxa de cliques no Brasil e em diversos setores.

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#TBT é a edição #207 sobre a relação entre redes sociais e SEO.

Email image

Um estudo conduzido pela GetResponse, plataforma de email marketing, analisou 7 bilhões de e-mails disparados na plataforma em 2023 e com, pelo menos, 500 endereços de e-mail direcionados. Com isso, traçou alguns benchmarks das principais métricas de e-mail marketing, como taxa de abertura, taxa de cliques, etc.

O estudo inicia dando um contexto: com as novas regulamentações envolvendo privacidade e consentimento, o e-mail marketing precisou se adaptar e fazer opt-in com duplo consentimento, ou seja, o usuário tinha que confirmar duas vezes que gostaria de entrar em uma lista de e-mail. Com isso, aumentou-se a taxa de abertura em 7pp referente à 2021 (última pesquisa).

Por outro lado, atualmente o usuário consegue pré-visualizar o e-mail de diversas formas, o que pode demonstrar que ele leu o email, mas não necessariamente abriu. No resumo, a GetResponde entende que a taxa de abertura talvez não seja uma métrica confiável para entender a recepção ao seu conteúdo e sim a taxa de cliques, onde o usuário efetivamente abriu o e-mail e clicou em algum link.

Email image

Taxas gerais

  • Taxa de abertura: 26,8%
  • Taxa de cliques: 1,89%
  • Índice médio de cliques vs. taxa de abertura: 7%
  • Índice de cancelamento de assinatura de e-mail: 0,1%
  • Taxa média de reclamações de spam: 0,01%
  • Taxa de rejeição de e-mails: 2,5%

Taxas do Brasil

  • Taxa de abertura: 18%
  • Taxa de cliques: 0,9%
  • Índice médio de cliques vs. taxa de abertura: 5,2%
  • Índice de cancelamento de assinatura de e-mail: 0,09%
  • Taxa média de reclamações de spam: 0,01%
  • Taxa de rejeição de e-mails: 2,9%

Taxas por setor

Dentre os setores, as áreas de Comunicação, Editorial e Serviços Financeiros lideram nas taxas de clique, alcançando quase o dobro da média geral.

Por outro lado, as áreas de Beleza e Bem-estar, Saúde e Marketing Digital ocupam as piores posições.

Qual o melhor horário para se enviar um e-mail marketing?

Email image

Além dos diversos recortes dentro do estudo, um que me chamou a atenção foi entender os horários mais apropriados para a abertura de um e-mail marketing.

No resumo, o ideal é enviar antes do início do expediente (entre 04h e 08h) ou no final do expediente (entre 17h e 18h). O motivo é que nesses momentos as caixas de e-mail estão mais vazias, podendo atrair a atenção do usuário.

Para mais detalhes, acesse gratuitamente aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Saiu o relatório de tendências 2024 da Amy Webb

Email image

Está rolando o SXSW nos EUA e, como de costume, a consultora Amy Webb lançou seu relatório de tendências. Com mais de 700 insights em diversas indústrias, o relatório possui mais de 1.000 páginas e é um guia para qualquer profissional de marketing.

Nesse ano, Amy Webb destaca o que ela chama de Superciclo de tecnologia, onde inteligência artificial, biotecnologia e o ecossistema das coisas conectadas geram impactos no nosso dia a dia e também se conectam cada vez mais de forma cíclica.

Para baixar gratuitamente a pesquisa, acesse aqui.